O que fazer para ser aprovado no vestibular em Macapá?

oquefazerparaseraprovadonovestibularemmacapa

Quer conquistar um diploma de ensino superior e se tornar um profissional desejado pelo mercado do Amapá? Então, saiba que o primeiro passo é se preparar para ser aprovado no vestibular em Macapá, claro, na faculdade que tem tudo de melhor a oferecer! E o segredo para isso é planejamento e dedicação!

Neste artigo, vamos ajudar você a montar um plano de preparação adequado, que vai aumentar as suas chances de se dar bem nas provas e conseguir uma vaga em uma instituição de excelência. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Por que optar por uma faculdade particular em Macapá?

A busca pelo certificado de graduação tem crescido muito nas últimas décadas, e a quantidade de vagas disponíveis nas universidades públicas do Amapá não estão seguindo o mesmo ritmo. Com isso, a concorrência está mais acirrada a cada ano, dificultando o ingresso de muita gente no ensino superior.

A boa notícia é que a sua nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em uma faculdade privada, o que evita que você precise enfrentar mais um ano de preparação para o exame. Ela pode ser suficiente até mesmo para conseguir uma bolsa do Prouni ou um financiamento do Fies, aliviando os custos ao longo do curso.

Como é a concorrência nos vestibulares?

Apesar de existirem várias instituições de ensino superior em Macapá, nem todas elas oferecem uma graduação de qualidade. Para quem tem o objetivo de enriquecer o currículo e adquirir conhecimentos que o farão se destacar no mercado, as opções são mais reduzidas e a concorrência um pouco maior.

O segredo para vencer os demais candidatos é a preparação. Um planejamento bem feito e bem executado é fundamental para ter boas notas nos exames. A quantidade de concorrentes deixa de ser um problema, e a confiança naquilo que aprendeu e aprimorou torna tudo mais tranquilo.

Como se preparar para as provas?

A preparação para prestar vestibular em Macapá deve começar o quanto antes e seguir uma série de cuidados, como veremos a seguir.

Tenha uma rotina de estudos

A rotina de estudos é uma programação de um tempo específico para se dedicar totalmente às atividades relacionadas à preparação para o vestibular. É muito importante criar um hábito diário, que faça com que tais esforços se tornem naturais.

Quanto mais tempo disponível tiver, maior deve ser a fatia destinada aos estudos. Para quem ainda não está no mercado de trabalho, 4 horas pela manhã e 4 horas à tarde é o ideal. Já quem não tem o dia todo disponível, dá para aproveitar alguns momentos da noite e um pouco dos finais de semana.

Evite a procrastinação

A procrastinação é um problema que traz grandes prejuízos para o resultado da sua preparação. Uma tarefa que é programada para ser feita hoje e é deixada para amanhã vai aumentar o tempo e o desgaste do dia seguinte. Sem falar que as chances de algo ser deixado para depois de amanhã é muito maior.

Uma boa dica é não planejar coisas demais para um único dia. Assim, conte sempre com uma margem que permita que o plano seja cumprido, mesmo que algo inesperado, como a visita de um amigo, aconteça. Além disso, espante a preguiça com a ajuda de exercícios físicos e meditação.

Responda provas de anos anteriores

Parte do tempo de preparação deve ser destinado à prática de exercícios para a fixação da matéria. Além daqueles disponíveis nos livros didáticos, é muito importante consultar os conteúdos de provas já realizadas nos vestibulares anteriores.

Elas ajudam a compreender o estilo de cobrança que é feita por cada instituição nas diferentes disciplinas avaliadas e a definir a melhor estratégia de estudos para respondê-las corretamente. Inclusive, com base nas respostas erradas fica mais fácil identificar as suas dificuldades e tratá-las com mais atenção.

Revise os conteúdos periodicamente

O conhecimento cobrado em provas como o Enem e outros vestibulares é muito vasto e compreende o que aprendemos ao longo de 12 anos de estudos. Assim, é compreensível que vários detalhes possam acabar caindo no esquecimento se não forem trabalhados.

Por essa razão, é preciso estabelecer uma rotina de revisão periódica de alguns assuntos, para reativá-los na memória. Cada um tem uma periodicidade que atende melhor, mas o ideal é que elas não sejam maiores que um mês.

Faça resumos e mapas mentais

Essa é uma dica complementar à anterior. Enquanto estiver aprendendo uma matéria, faça um resumo dela com as suas palavras, traduzindo o que leu ou assistiu para uma linguagem que faça sentido para você. Isso faz com que a compreensão fique mais clara e a fixação mais forte.

Outra estratégia interessante, que também é utilizada no quesito de organização, é a construção de mapas mentais. Eles são esquemas gráficos que arranjam as informações de forma aninhada e relacional. É uma excelente forma de estudar um conceito, se aprofundando em suas características e as relações que ele tem com outros conceitos.

Quais erros o vestibulando deve evitar?

Assim como em qualquer área da vida, os erros podem acontecer com qualquer pessoa. A diferença está em como cada um se prepara para evitá-los e enfrentá-los. Veja os cuidados que você precisa ter para ao prestar o vestibular para faculdade particular no Amapá.

Subestimar as disciplinas consideradas “fáceis”

Um erro muito comum que acaba tirando pontos dos candidatos é focar os estudos apenas nas disciplinas que não domina, acreditando que as demais serão mais fáceis na hora da prova. Por maior que seja a sua facilidade com uma determinada matéria, é preciso revisá-la e fazer exercícios sobre ela.

Uma boa preparação é feita de forma equilibrada, considerando todo o conteúdo cobrado no edital do exame. Uma alternativa é definir um tempo maior para se dedicar aos pontos que precisam de mais atenção, mas nunca se deve deixar nenhuma temática de fora.

Não fazer um planejamento

Como já foi dito, a quantidade de conteúdo cobrado em vestibulares é grande, a organização adequada do que vai ser estudado faz toda a diferença. Ter um horário reservado todos os dias para os estudos não é o suficiente para garantir uma boa preparação.

É fundamental elaborar um planejamento mais completo e detalhado, incluindo o que será realizado de atividade em cada dia. Sem isso, muitas informações importantes podem acabar ficando de fora da programação, prejudicando seu desempenho na prova.

Estudar em cima da hora

Outro erro muito comum, e também muito prejudicial, é deixar os estudos para a última hora. Quanto antes começar, mais tempo terá para se dedicar, com calma, às leituras, aulas e exercícios.

Além de ser uma forma mais tranquila de aprender tudo o que precisa, um plano de estudos mais extenso é bastante eficiente. As atividades podem ser programadas para aumentar a capacidade de fixação, e a quantidade de revisões das matérias e participação em simulados pode ser maior e mais efetiva.

Sobrecarregar a rotina

Qualquer coisa em excesso faz mal para a saúde — inclusive estudar! Os horários de estudo devem ser intercalados com descansos e práticas de exercícios físicos. Isso ajuda a mente a processar todas as informações adquiridas e transformá-las em conhecimento, além de permitir que o corpo não seja sobrecarregado pela tensão.

Outro ponto de atenção importante é não deixar de ir a festas e eventos com os amigos nos finais de semana para estudar. Esses momentos de diversão e descontração ajudam a deixar a rotina de estudos mais leve, mas vale ressaltar que não se deve exagerar na bebida alcoólica, por exemplo, para não comprometer seu bem-estar durante a semana.

Não cuidar da saúde mental

Atualmente, a saúde mental é algo que está em bastante evidência — principalmente pelo aumento nos casos de estresse, depressão e ansiedade causados pelo cotidiano mais agitado das grandes cidades.

A preparação para um exame de tamanha importância, como é um vestibular no Amapá, pode gerar muita pressão psicológica e desencadear um dos distúrbios citados. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento aos sinais que o corpo dá e contar com o apoio da família, dos amigos ou até mesmo de um psicólogo.

A prática de meditação e mindfulness ajudam a acalmar a mente em momentos de crise e também mantêm um controle mais apurado dos pensamentos, evitando episódios recorrentes. E se você gosta de esportes, saiba que eles são uma ótima forma de aliviar o estresse e trabalhar a concentração!

Como organizar os estudos?

Falamos bastante sobre planejamento e organização, mas, afinal, como organizar os estudos e ser mais produtivo? É o que vamos mostrar nos tópicos a seguir.

Saiba quanto tempo tem até a data da prova

O primeiro passo é saber quanto tempo você terá para se preparar até a prova. Mesmo que a data oficial ainda não tenha sido divulgada, é possível ter uma previsão aproximada com base nas datas dos exames anteriores.

Quanto mais detalhado for o cálculo, melhor será o seu planejamento. Por isso, considere a quantidade de horas diárias que serão dedicadas aos estudos com base em sua rotina atual. Não se esqueça de incluir dias de descanso, como domingos e feriados.

Leia o edital com atenção e veja o que será cobrado

Um dos pontos mais importantes que muitas pessoas acabam ignorando é a leitura do edital do exame. Ele deve ser o principal norteador do planejamento de estudos, já que oferece uma relação completa de conhecimentos que serão cobrados nas questões das provas.

Além disso, o edital fornece referências bibliográficas bastante completas. Elas devem ser utilizadas como principal base para os estudos, pois trazem os conteúdos nos quais as próprias provas são baseadas.

Distribua as atividades ao longo dos dias disponíveis

Sabendo quanto tempo tem e o que deve ser estudados, o próximo passo é detalhar o planejamento de estudos. Para tal, é fundamental elencar as disciplinas conforme o nível de dificuldade que elas apresentam.

Em seguida, monte uma carga horária de estudos dedicando um tempo maior para os conteúdos mais difíceis. Não se esqueça de alocar algumas horas para as matérias que você já domina, por mais que elas pareçam fáceis, é preciso revisá-las para manter o conhecimento atualizado.

Inclua revisões e simulações

Um dos pontos mais importantes para deixar a preparação bem eficiente é a inclusão de revisões e simulações ao longo de todo o processo. Evite deixar esses recursos apenas para o final, pois eles ajudam a identificar pontos deficientes que demandem um pouco mais de atenção no tempo restante.

A periodicidade ideal varia de pessoa para pessoa. Uma orientação geral é que se faça ao menos uma simulação na metade do tempo total e outra mais próximo da data da prova. Em relação às revisões, a frequência deve ser maior. A medida certa deve levar em consideração a quantidade de conteúdo estudado. Por isso, não deixe acumular muita matéria entre cada uma das revisões.

Tenha um local adequado para estudar

O local para estudar também influencia na qualidade do aprendizado. Ele deve ser silencioso, organizado e confortável. Mas evite fazer isso na cama ou do sofá da sala, ok? Isso principalmente com a TV ligada, pois isso atrapalha a concentração.

Invista em uma cadeira ergonômica, tenha cadernos, canetas, blocos de anotação e demais materiais disponíveis para otimizar os estudos. Tenha, também, fones de ouvido para assistir a vídeos on line e compreender melhor tudo o que é ensinado. Não se esqueça de manter uma garrafinha de água por perto para se hidratar.

É possível estudar sozinho?

Estudar sozinho não é nada fácil, mas não chega a ser impossível. Os grupos de estudos e cursinhos preparatórios ajudam a manter a disciplina e o foco, mas podem acabar onerando esse processo. Por isso, deixamos algumas dicas valiosas para você conseguir ser aprovado no vestibular em Macapá, mesmo estudando sozinho.

Seja disciplinado e comprometido consigo mesmo

A disciplina e o foco são as duas palavras de ordem para quem vai prestar vestibular no Amapá. O compromisso de se planejar e, acima de tudo, de cumprir o planejamento depende apenas de você. Não terão professores para ensinar, colegas de classe para discutir dúvidas ou salas de aula para frequentar.

Aproveite este momento, no qual a sua motivação está mais aguçada, para elaborar seu plano de estudos. Defina metas intermediárias a serem alcançadas até o cumprimento do objetivo final que é a aprovação no vestibular. Foque em atingir uma meta por vez, assim, você faz pequenos esforços aos poucos.

Busque por conteúdos gratuitos na internet

A internet pode ser a sua principal aliada nos estudos para o vestibular ou Enem em Macapá. Com base nos conteúdos a serem estudados, é possível encontrar vários materiais de qualidade, entre videoaulas, apostilas e listas de exercícios.

A Trilha do Enem, por exemplo, oferece tudo o que você precisa para se preparar sozinho para as provas. Em seu site, ela oferece uma avaliação do seu nível de conhecimento e a elaboração de um plano de estudos personalizados, além de muito material entre aulas, conteúdos, exercícios e simulados.

Participe de simulados presenciais

Os simulados on-line são excelentes para testar seus conhecimentos e sua preparação técnica para o exame, o que já é algo valioso. Contudo, uma preparação mais completa deve levar em consideração aspectos emocionais, que acabam exercendo uma forte influência sobre os resultados obtidos.

Por esse motivo, o recomendado é que se faça ao menos um simulado presencial antes das provas. Ele pode ser realizado em cursos preparatórios, que transformam o ambiente para chegar o mais próximo possível da situação real que será vivida no dia do exame.

Assim, os fatores psicológicos também são testados e você consegue entender melhor como lidar com a pressão e evitar que ela afete negativamente em seu desempenho.

O que fazer para equilibrar estudos e descanso?

Uma parte muito importante da preparação é proporcionar momentos de descanso e lazer para não sobrecarregar a mente e o corpo. Abaixo, listamos algumas ações que colaboram para que o equilíbrio entre estudos e descanso seja mantido ao longo de toda a jornada de preparação, confira.

Inclua atividades de lazer em seu planejamento

Na hora de planejar sua rotina de estudos, lembre-se de incluir atividades de lazer. Elas podem ser fixadas em dias específicos da semana, ou mesmo serem realizadas de forma mais pontual, caso a carga horária de estudos seja mais reduzida.

O fato é que, ao colocar momentos como esse nos planos, você garante que eles não serão esquecidos ou menosprezados. Escolha algo que você goste de fazer, como assistir filmes, seriados ou ler livros. As atividades podem, inclusive, fazer parte das metas intermediárias citadas anteriormente, para certificar que elas serão realizadas.

Faça atividades físicas regularmente

Os exercícios físicos são essenciais para a liberação de substâncias que ajudam na saúde do corpo e da mente. Se você é uma pessoa sedentária, esse é um ótimo momento para aliar os planos de estudos a uma vida mais saudável e produtiva.

Comece com atividades mais leves, como caminhadas curtas de 20 minutos ou a troca do elevador por escadas. Alguns aplicativos gratuitos para celular oferecem planos de exercícios de poucos minutos que ajudam a despertar o corpo. O que não pode é ficar se fazer nada!

Respeite suas noites de sono

O nosso cérebro utiliza o tempo do sono para organizar as informações obtidas ao longo do dia entre o que deve ser armazenado e o que pode ser descartado. Para que esse processo seja feito da forma correta, ele precisa que a noite seja bem-dormida, com um sono de qualidade.

Entre os fatores que proporcionam esse cenário, podemos destacar:

  • encerramento das atividades cerca de 1 hora antes de ir dormir;
  • alimentação mais leve, que não force a digestão;
  • cerca de 8 horas ininterruptas de descanso;
  • ambiente escuro e silencioso;
  • temperatura agradável, nem quente, nem fria demais.

Ouça os sinais que o corpo dá

O corpo humano é uma máquina de engrenagens sensíveis, que identifica rapidamente qualquer tipo de alteração e emite sinais de que algo não está certo. O grande problema é que passamos a vida ignorando esses sinais, pois sabemos que o próprio organismo acaba resolvendo muita coisa sozinho.

Entretanto, o ideal é observar cada uma dessas pistas com mais atenção, sem menosprezá-las. O cansaço pode ser a causa de boa parte de sintomas como dores de cabeça, fraqueza e distúrbios da visão. Mas ele não é o único a provocá-los, por isso, tenha mais cuidado quando eles começam a se tornar mais frequentes.

Tome providências antes que a situação se agrave

Acordar desanimado ou sentir uma tensão muscular um dia ou outro pode até ser considerado normal, o que não pode acontecer é passar vários dias sentindo que algo não está bem sem tomar nenhuma atitude.

Se um ou mais sintomas se tornam persistentes, é sinal de que alguma coisa mais séria está acontecendo e seu corpo não está conseguindo lidar com a situação sozinho. O melhor a se fazer é buscar a ajuda de um médico para ser diagnosticado e receber um tratamento adequado. O mesmo vale para questões psicológicas, que devem ser tratadas por um psicólogo ou por um psiquiatra.

Em hipótese alguma deixe de cuidar da saúde para trabalhar ou estudar. Além da produtividade ser menor, isso pode tornar o caso ainda mais grave. Quanto antes as providências forem tomadas, menor será o tempo de tratamento, menores serão as quantidades de medicações e melhor será a recuperação.

Não importa se a sua opção será a de fazer vestibular para faculdade particular em Macapá ou para alguma Federal ou Estadual. O fato é que, para qualquer uma delas, a organização dos estudos precisa ser feita com muita seriedade e foco, e isso só será possível se o corpo e a mente estiverem sãos.

Seguindo todas as dicas deste artigo, você estará pronto para ser aprovado no vestibular em Macapá. O segredo para o seu sucesso está na qualidade da sua preparação, então fique atento aos detalhes e crie o planejamento ideal para o seu perfil e suas necessidades. O resultado dele será o seu ingresso em uma faculdade de excelência, que agregará valor à sua carreira.

Não é nada fácil estar pronto para fazer uma prova dessa importância não é mesmo? Mas, com a ajuda de guias como este, tudo fica mais simples e prático. Se você achou este conteúdo interessante e válido, ajude a torná-lo acessível a outras pessoas, compartilhe este post em suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.