Vale a pena morar no Amapá? Confira!

vale a pena morar no amapá

A cidade de Macapá, capital do estado de Amapá, está localizada às margens do Rio Amazonas, e é considerada uma das maiores aglomerações urbanas da região Norte do país. Por ter uma localização relativamente privilegiada, Macapá apresenta um forte comércio de atacado e varejo, sendo a principal e mais relevante atividade comercial do município. Por isso mesmo, o local oferece uma série de oportunidades de emprego, em diferentes segmentos e áreas de atuação.

Se você está considerando mudar para a região, continue a leitura e descubra se realmente vale a pena morar no Amapá. Confira a seguir!

Cultura diversa

O Amapá é um estado brasileiro com uma diversidade cultural imensa, mantendo inúmeras festas folclóricas e religiosas em seu calendário. Muitas celebrações da música e dança são marcadas por elementos da região da Amazônia e de antigas populações africanas que viveram no local.

Determinadas cidades do Amapá se destacam quando o assunto é culinária. O camarão ao molho de tucupi, o açaí e a gengibirra, por exemplo, são pratos e bebidas típicas que encantam turistas de todo o mundo. O estado, com o intuito de preservar e valorizar a cultura e a arte amapaense, inaugurou em 1998, a Escola Sambódromo de Artes Populares do Amapá, sendo considerada um verdadeiro marco para o desenvolvimento de seu patrimônio cultural.

Qualidade das faculdades públicas e privadas

Morar no estado do Amapá também é ter a certeza que de que você terá acesso a boas faculdades, tanto privadas quanto públicas. No entanto, se o seu objetivo é mudar para a cidade de Macapá para estudar no ensino superior, é preciso analisar alguns critérios para verificar se a instituição de ensino conta com excelência e qualidade em seus cursos de graduação.

Aqui na FAMA, temos um enorme comprometimento com o ensino de nossos graduandos. Devido ao grande investimento em estrutura, tecnologia e, principalmente, em recursos humanos, rapidamente alcançamos uma posição privilegiada no mercado, sendo referência educacional no estado do Amapá. Até porque, o maior objetivo da FAMA é oferecer apoio personalizado para cada fase da formação acadêmica, elevando o desempenho e os resultados de nossos alunos.

Crescimento constante do estado

Nos últimos anos, Amapá vem apresentando bons índices de crescimento, sobretudo comerciais. Mesmo com a crise, a região apresentou resultados positivos em relação à produção no setor primário e produtivo, destacando os serviços de alojamento e alimentação como os principais responsáveis pela alta.

Muito disso se explica devido ao aumento da população no estado, sendo que Macapá é a cidade com a maior concentração de habitantes. Com cada vez mais pessoas migrando de diversas partes do país para o Amapá, o local vem demandando cada vez mais mão de obra especializada e especialistas de diferentes segmentos.

Aumento das oportunidades profissionais

Nos últimos anos, o Amapá demonstrou aumento no número de emissões de carteira de trabalho, ou seja, tal dado aponta que a quantidade de oportunidades vem crescendo para diferentes setores e profissionais. Sobretudo a área de comércio e serviços, em pequenas e médias empresas, oferece o maior volume de cargos.

No entanto, para se qualificar e aproveitar as vagas, é fundamental ter um diploma de ensino superior no currículo. A graduação é uma maneira eficiente de acessar diversas parcerias entre organizações e faculdades. Aqui na FAMA, nossos alunos têm acesso ao canal Conecta, um projeto destinado à preparação dos graduandos para o ingresso no mercado de trabalho, indicando as melhores trajetórias para alcançar o tão almejado sucesso profissional.

Infraestrutura da capital

Macapá é uma das cidades brasileiras que mais avançou em infraestrutura geral, de acordo com um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo. O índice avalia, por exemplo, o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, considerando-se as políticas de incentivo em nível local e federal. A capital, portanto, foi avaliada positivamente no que diz respeito à capacidade de atendimento médico, estrutura urbana, fornecimento de energia e demais serviços.

Apesar dos dados, a cidade ainda apresenta desafios importantes a serem solucionados, entre eles destaca-se a carência de serviços de limpeza pública e de conservação urbana em áreas turísticas e de entorno.

Transporte

O transporte público de Macapá deve passar por uma reestruturação da frota ainda este ano, com o intuito de substituir e modernizar a atual situação do serviço na capital de Amapá. O governo propõe o aumento de 12,8% na quantidade diária de viagens e 12,6% a mais de vias pelos locais onde os ônibus farão o percurso.

Ou seja, o objetivo é justamente viabilizar uma malha viária mais ampla, tendo uma melhor organização dos horários dos coletivos e aumentando, com isso, a circulação dos veículos dentro de bairros mais distantes. Para os moradores da cidade, essa certamente é uma notícia a ser comemorada!

Segurança

No ano passado, foi repassado ao estado do Amapá mais de R$ 120 milhões de recursos para a segurança pública, viabilizados por meio da compra de novos equipamentos e obras. As construções são para unidades do Corpo de Bombeiros Militar, batalhões da Polícia Militar, delegacias e, ainda, um píer de segurança a apenas 9 quilômetros do centro de Macapá.

Quem mais ganha com isso é a população, uma vez que as melhorias tornarão o policiamento na capital e no interior mais intenso, favorecendo como um todo os níveis de segurança no estado.

Se você ainda está em dúvida em relação a um local para morar, lembre-se de levar em consideração alguns aspectos que podem fazer toda a diferença para a sua rotina. Verifique, por exemplo, se a região oferece facilidade de acesso a meios de transporte, segurança e, ainda, se atende às suas necessidades profissionais e pessoais.

Assim, se você analisou bem e viu que vale a pena morar no Amapá, procure o máximo de informações sobre a cidade ou município no qual pretende se instalar. Com isso, você poderá fazer um planejamento adequado e evitar ter surpresas no momento da mudança, como imprevistos ou gastos extras. No mais, tendo conhecimento sobre o mercado de trabalho entre outros dados relevantes, é possível fazer uma escolha muito mais consciente e responsável.

Gostou do post? Esperamos que sim! Para acompanhar mais conteúdos exclusivos, siga a Faculdade Macapá nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.