Como está a oferta de vagas de emprego em Macapá?

Macapá é a cidade com melhor desempenho econômico do Amapá. De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), a capital é responsável por 65,5% das movimentações econômicas do estado.

Com um PIB de R$ 9 bilhões, a cidade concentra as maiores oportunidades profissionais da região. Mas quais são as principais vagas de emprego em Macapá e como conseguir ingressar no mercado de trabalho com sucesso? Leia este texto e confira!

O que esperar do mercado de trabalho em Macapá?

Liderando as atividades econômicas do estado, Macapá é o grande centro de oportunidades no território amapaense. Olha só: a capital movimenta 65,5% do PIB do estado, enquanto a segunda colocada, Santana, registra apenas 14,4% de participação no PIB. Essa diferença de mais de 50% comprova a hegemonia macapaense na região.

Ainda, essas duas cidades que, juntas, concentram quase 80% de toda a economia do Amapá, formam uma zona de livre comércio. Com isso, as atividades comerciais e de serviços crescem e se consolidam como a maior fonte de empregos em Macapá.

No entanto, a economia da cidade é bastante versátil, com destaque para as atividades administrativas, industriais e agropecuárias. Além disso, em 2019, o número de novas vagas de trabalho na Região Norte foi o segundo melhor de todo o país, conforme dados do Ministério da Economia divulgados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Quais são as áreas em alta nos próximos anos?

Abaixo, preparamos um resumo do cenário econômico atual do estado e, também, as projeções para o futuro. Fique por dentro de onde estão as melhores vagas de emprego em Macapá!

Administração Pública

As carreiras em Administração Pública são grandes pilares econômicos da capital. De acordo com o levantamento regional do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (DEPEC), esse setor é responsável por 46,20% dos empregos em Macapá e no restante do estado. Por isso, profissionais da Administração encontram um ótimo cenário.

Agropecuária

Outra atividade econômica de destaque é a Agropecuária, responsável por 18,4% de participação na produção agrícola amapaense, de acordo com o levantamento do IBGE. Embora tenha apresentado uma pequena queda em 2018, a tendência do setor é de crescimento consistente desde 2010.

Indústria

Apesar de ter uma vocação agrícola, especialmente na produção de feijão, soja e banana, o crescimento da Indústria da região também chama atenção. É em Macapá que se concentram 52,4% da produção industrial do Amapá. Bastante coisa, não é?

E olha só: segundo uma projeção feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Amapá precisa qualificar quase 11 mil trabalhadores para conseguir lidar com as novas demandas do setor até 2023.

Os segmentos industriais com maior oferta de vagas em Macapá são os de Energia e Telecomunicações, Metalmecânica, Logística e Informática. Por isso, carreiras na Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Ciência da Computação estão em alta.

Comércio e Serviços

Por fim, no setor de Comércio e Serviços, Macapá é o maior protagonista no estado. A cidade domina 76,9% das transações comerciais amapaenses. Em relação à categoria econômica de Serviços, se enquadram os empregos nas áreas de Direito, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, entre outras.

Como se capacitar para conseguir as melhores vagas?

Agora que você sabe quais são as áreas mais expressivas na cidade, quer saber como conseguir emprego em Macapá, não é? Então, veja algumas dicas para destacar o seu currículo!

Curse uma boa graduação

O primeiro passo para conseguir as melhores vagas em Macapá é ter uma boa faculdade. Cada vez mais, os empregadores buscam por profissionais capacitados para exercerem suas funções. Afinal, o cenário econômico é bastante competitivo em diversos setores, o que leva empresas e indústrias a buscarem colaboradores que realmente contribuam com o sucesso dos negócios.

Então, a empregabilidade está diretamente relacionada à qualidade da formação. Aqui na FAMA, levamos isso muito a sério. Por isso, nossos alunos têm uma trajetória de estudos voltada para o ingresso no mercado de trabalho. Trabalhamos com um sistema de ensino dinâmico, que ajuda os estudantes a se prepararem para a profissão com situações práticas.

Invista em especializações

Apesar de a graduação abrir muitas portas, o perfil de profissional procurado atualmente no mercado de trabalho é cada vez mais especializado. Isto é, apesar de formações generalistas serem ótimas para a criação de bases e o desempenho mais versátil na profissão, muitas vezes, os profissionais que se dedicam a uma área de conhecimento específica são mais valorizados.

Então, vale a pena buscar especializações após o término da graduação. Seja por meio de uma pós-graduação, seja por meio de cursos de especialização. Ainda, a busca por refinar os conhecimentos na carreira demonstra um perfil de profissional que revela um perfil que almeja a melhoria constante e um currículo sempre alinhado com as mudanças no segmento de atuação.

Aposte em um segundo idioma

Se antes aprender um segundo idioma era um diferencial, hoje em dia, é praticamente um requisito para conquistar as melhores vagas. Até porque vivemos em um mundo altamente globalizado: as transações econômicas quase sempre superam os limites regionais e se dão a nível internacional.

Com isso, profissionais que dominam outras línguas saem na frente, sendo o Inglês o idioma mais valorizado no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena dedicar uma parte da sua formação ao aprendizado da língua.

Faça um estágio

Por fim, ter um estágio em Macapá no currículo é algo visto com ótimos olhos pelos recrutadores. Seja ele obrigatório ou não no seu curso, o fato é que a vivência da profissão em ambientes reais eleva bastante a qualidade da formação. Afinal, esse é um modo muito eficaz de transformar os conhecimentos aprendidos na sala de aula em práticas profissionais.

Para ajudar nossos alunos a conquistarem vagas de estágio, temos o canal Conecta. No portal, conseguimos conectar os currículos dos nossos alunos às melhores vagas publicadas por empresas parceiras. É muito fácil: basta se matricular em nossos cursos de graduação e preencher o currículo no site.

Como deu para ver, o que não faltam são vagas de emprego em Macapá nas mais diversas áreas, até porque é a cidade mais importante para a economia do estado. Então, se você busca boas oportunidades, vale a pena começar seu curso de graduação aqui na FAMA, além de seguir as outras dicas e aproveitar o cenário positivo da capital amapaense!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de seguir nossas redes sociais — Facebook, Twitter e LinkedIn. Temos também um canal no YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.