5 dicas para conseguir um estágio no Tribunal de Justiça do Amapá
O mercado de trabalho no Amapá tende a valorizar profissionais com qualificação e que buscam por experiências práticas ao longo da carreira. Por essa razão, desde a graduação, é importante que o estudante procure aprendizados que possam contribuir para a sua formação técnica. O Tribunal de Justiça do Amapá, nesse sentido, auxilia bastante na composição de um currículo favorável no mercado.
Pensando nisso, elencamos 5 dicas para conseguir estágio no Tribunal de Justiça do Amapá:
Entenda a importância da experiência no Tribunal
O Tribunal de Justiça é repartição pública em que se resolvem conflitos e são reguladas controvérsias sociais. Trata-se, desse modo, de um segmento do Poder Judiciário com jurisdição sobre o estado, em que é possível adquirir experiência prática no que se refere à compreensão da lógica administrativa pública.
O trabalho de estágio no Tribunal de Justiça do Amapá, que é válido para inúmeras áreas, entretanto, é concorrido e exige dedicação do aluno para o ingresso.
Conheça as áreas de atuação dentro do Tribunal
A primeira coisa que vem à mente quando se fala em experiência no Poder Judiciário é o curso de Direito. No entanto, não é apenas essa área do conhecimento que atua na Justiça: estudantes de diversas graduações trabalham na repartição e contribuem para o seu funcionamento.
Além dos estudantes de Direito, acadêmicos da Administração e das Ciências Contábeis, por exemplo, podem conseguir estágio. Aos de Arquitetura e Urbanismo também é permitido o ingresso para auxiliar na execução de projetos arquitetônicos de edificações do Tribunal.
Confira 5 dicas para ingressar no Tribunal de Justiça
Para conseguir estágio no TJAP, vale seguir algumas dicas práticas que elevam as chances de ingresso. Confira!
1. Matricule-se em uma faculdade de qualidade
Sem dúvidas, contar com uma faculdade de qualidade no currículo faz com que o estudante ganhe pontos na seleção. Além disso, uma boa instituição de ensino assegura o acesso aos conteúdos necessários para exercer as funções na repartição.
Um estudante de Ciências Contábeis da FAMA poderá auxiliar profissionais na análise e adequação de dados orçamentários e patrimoniais do Tribunal. Isso porque teve a formação amparada por profissionais qualificados e uma infraestrutura de primeira.
2. Garanta um currículo diferenciado
Caprichar na elaboração do currículo também pode ajudar a conseguir estágio em Macapá. Afinal, por meio dele, você poderá demonstrar aos responsáveis pelas contratações que tem conhecimentos teórico e técnico suficientes para desenvolver as atividades atribuídas ao cargo no Tribunal.
3. Estabeleça contatos no Tribunal
Estabelecer uma rede de contatos profissionais dentro do Tribunal também pode ser importante para agilizar o ingresso como estagiário. Afinal, comunicando-se com colaboradores internos, você poderá tomar conhecimento de vagas em aberto ou receber indicações para o TJ Amapá.
4. Fique de olho em editais e novas vagas
Além de seguir as dicas acima, é fundamental acompanhar os editais que são abertos no site do TJ Macapá para o estágio supervisionado. O processo seletivo permite ser avaliado em nível de igualdade com os demais candidatos por meio de critérios objetivos.
5. Mantenha contato com colegas e professores
Manter contato diretamente com colegas e professores na faculdade também pode fazer com que você tome conhecimento de oportunidades dentro do Tribunal. Sempre que possível, portanto, estabeleça relações e converse sobre o assunto para estar atualizado sobre estágios em aberto.
Conseguir estágio no Tribunal de Justiça do Amapá pode ser um divisor de águas na carreira. Afinal, contar com experiência prática ainda na graduação permite ampliar os horizontes na área de interesse, conseguir contatos profissionais importantes e melhorar o currículo. É por isso que a FAMA libera acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo para alunos. E o melhor é que você pode usar sua nota do Enem para ingressar na faculdade!
E então? Gostou das nossas dicas? Compartilhe a sua experiência conosco aqui nos comentários!