Ter experiências profissionais e conhecimentos técnicos a respeito de uma área de interesse é prioridade máxima para muitas pessoas. Porém, na maioria dos casos, para ter essas vivências, é preciso ter oportunidades para se inserir no mercado de trabalho. Com tamanha concorrência e altos níveis de desemprego, nem sempre essa é uma tarefa fácil.
Para conquistar o seu “lugar ao sol”, o profissional deve ir em busca de diferenciais competitivos e, novamente, voltamos à questão da experiência. É isso que você deseja para alavancar a sua carreira? A solução pode estar no tecnólogo. Você sabe o que significa e como ele pode mudar a sua vida?
Não perca este guia completo que preparamos para você! Nele, você conhecerá tudo a respeito do tecnólogo: suas diferenças em relação a outros tipos de graduação, benefícios e até mesmo os cursos que estão em alta no mercado. Veja também como escolher a melhor opção, de forma que as mensalidades caibam no seu bolso, e as melhores dicas para se dar bem até a conquista do diploma.
Está preparado? Então, venha conosco e boa leitura!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O que é o tecnólogo?
O curso tecnólogo é oferecido por diversas instituições de ensino públicas e privadas, sendo seu principal intuito formar profissionais em menor tempo — em geral, entre 2 e 3 anos. Para conquistar uma vaga, é preciso ter o diploma do ensino médio em mãos. Embora conte com matérias teóricas em sua composição, a prioridade da grade curricular é oferecer conhecimentos práticos aos estudantes.
Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior indicam que, em 2017, 19,8% dos cursos oferecidos no Brasil eram tecnólogos — também chamados de tecnológicos. Isso significa que a modalidade tem se apresentado uma excelente opção para as pessoas.
Muitas pessoas veem esse nome e pensam que se trata de um curso que só engloba a tecnologia. Mas essa não é a verdade! Como vimos, é somente uma modalidade diferente de ensino, que pode ser encontrada nas diversas áreas do saber — de Humanas, Exatas ou Biológicas.
Quais as diferenças entre tecnólogo e outras graduações?
Não é somente com os cursos da área de tecnologia que o tecnólogo é confundido. A fim de solucionar agora mesmo as suas principais dúvidas, separamos a diferença entre as opções que estão disponíveis hoje no mercado para quem deseja ir em busca de conhecimento:
- curso técnico: também de menor duração, a grande diferença é que essa modalidade não é considerada de nível superior. Chamados de cursos profissionalizantes, eles podem ser feitos em paralelo ao ensino médio, em substituição ao terceiro ano da escola ou após o término dela;
- bacharelado: geralmente, cursos nessa modalidade duram entre 4 e 6 anos, por serem mais densos e abrangentes. Quem se torna bacharel está preparado tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida acadêmica;
- licenciatura: aproxima-se bastante da graduação em bacharelado, mas seu foco é formar profissionais para ministrar aulas como professores e desenvolver pesquisas na área.
Quais as vantagens de uma graduação tecnológica?
Agora que você já entendeu melhor o que é o tecnólogo e o que o diferencia de outros curso de aprimoramento profissional, chegou o momento de conhecer suas vantagens!
Maior agilidade para ingresso no mercado
Como você consegue o diploma da faculdade tecnóloga em até 3 anos, seus caminhos estarão livres para ir em busca das melhores oportunidades do mercado de trabalho bem mais rápido. Isso se reflete em agilidade na sua carreira — principalmente quando pensamos que, durante o curso, a vontade de estar em contato próximo com a área de atuação é maior.
Considerando esse benefício, é fácil concluir que a opção é ideal não só para quem tem pressa de trabalhar em sua área de interesse, mas também para profissionais que querem dar uma renovada na carreira. O curso tecnólogo funciona como um complemento de competência, direcionando-os para o rumo que mais atende às expectativas deles.
Menor investimento
É comum que os cursos tecnólogos apresentem um valor reduzido quando comparados a outras modalidades de graduação, por exemplo. Mas isso não quer dizer que a qualidade é inferior: somente que a grade é otimizada para aproveitar melhor o tempo de seus estudantes. Ou seja, o custo-benefício é excelente diante de tantas possibilidades.
Além disso, não é somente durante o pagamento das mensalidades que você nota essa economia. Em longo prazo, também é possível notar esse custo-benefício, pois são somente 2 ou 3 anos de curso.
Diploma de nível superior
Mesmo sendo um curso mais enxuto, você vai conseguir um diploma de nível superior ao finalizar todos os semestres. Isso significa que as portas para pós-graduações estarão abertas — seja a sua intenção ingressar em um mestrado, especialização ou mesmo um MBA.
Formação mais focada
A coordenação do curso organiza a grade curricular de maneira que os estudantes entrem em contato com as técnicas, os principais desafios e eventuais soluções que envolvem a sua área de interesse. O resultado é um ensino mais focado e impulsionado por meio da prática profissional.
Quais são os cursos tecnólogos em alta?
O mercado de trabalho está em busca de profissionais competentes, que saibam se antecipar aos problemas e tomar as melhores decisões em benefício do negócio. Nesse sentido, um curso tecnólogo tem muito a contribuir para esse estudante que deseja conquistar seu diferencial competitivo.
O primeiro passo para se posicionar ainda mais próximo desse objetivo é escolher a área em que você deseja se formar. Confira, a seguir, alguns dos cursos que estão em alta e podem ser a opção ideal para a sua carreira!
Gestão Ambiental
Em um momento cujo impacto ao meio ambiente é bastante debatido entre as pessoas, a Gestão Ambiental se faz extremamente necessária. Isso porque o profissional da área será responsável por controlar o negócio de modo sustentável, utilizando bem todos os recursos sem que sejam desperdiçados.
Por outro lado, o gestor ambiental ainda precisa reduzir os custos do negócio diante das mudanças provocadas para garantir essa sustentabilidade e, sobretudo, atendendo à Legislação vigente (a exemplo da ISO 14.000). Além disso, deve manter boas relações com fornecedores que também cumpram esses requisitos.
Quem tem espírito de liderança e gosta de trabalhar em equipe, além de lidar com questões que envolvem o meio ambiente encontrará nesse tecnólogo grandes oportunidades. Já no mercado, o profissional pode:
- controlar os impactos ambientais causados pela empresa em que trabalhar;
- oferecer consultorias para grandes organizações que desejam desenvolver uma atuação sustentável;
- realizar pesquisas e produzir teses no tema;
- ajudar a desenvolver políticas públicas que colaborem com o meio ambiente;
- atuar nos setores de agronegócio, indústria, comércio, entre outras possibilidades.
Gestão de Recursos Humanos
Lidar com pessoas também é um campo que vem recebendo grande importância no mercado. Com o ritmo acelerado provocado pela transformação digital, a saúde dos trabalhadores foi repensada, assim como a maneira que as organizações devem funcionar para atender a essas necessidades.
Com a Gestão de Recursos Humanos, o profissional aprende em 4 semestres as técnicas de consultoria em RH, coaching, mentoring, auditoria, negociação, empreendedorismo, entre outros. O foco das maiorias das vagas se encontra no ambiente corporativo, em departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, planos de carreira e assim por diante.
Entre as principais competências que esse profissional desenvolve estão:
- paciência para ouvir as pessoas, seja em uma situação de entrevista de emprego, seja em um pedido de demissão;
- capacidade analítica para selecionar os melhores talentos, que vão contribuir positivamente para o crescimento da empresa;
- criatividade e organização para montar ações de treinamento e desenvolvimento.
Radiologia
A área de saúde é uma das que mais crescem, principalmente com a contribuição da tecnologia. Nesse sentido, o curso de Radiologia surge com o intuito de formar profissionais aptos a lidar com processos de obtenção de imagens para diagnósticos nos setores médicos, odontológicos e veterinários.
Com duração um pouco mais extensa, de 6 semestres, os profissionais conhecem tudo sobre o universo da radioterapia, radiologia industrial, gerenciamento de serviços radiológicos e medicina nuclear. Esses aprendizados são multidisciplinares e envolvem o campo das ciências Humanas, Exatas e Biológicas.
Com o diploma em mãos, os formados em Radiologia podem trabalhar tanto em indústrias quanto em fabricantes ou distribuidores de equipamentos hospitalares. Clínicas de radiodiagnóstico, laboratórios e hospitais são outras oportunidades para esse profissional capacitado.
Como escolher o melhor tecnólogo?
Como vimos no tópico anterior, existem diversas áreas que estão em alta e podem oferecer um espaço para profissionais interessados, ávidos por aprender e colocar seus conhecimentos em prática. Nessa jornada, escolher o melhor tecnólogo facilita e muito a vida dos futuros estudantes. Entenda o que você precisa considerar nesse momento!
Tenha em mente a sua área de interesse
Antes de mais nada, é preciso saber quais são as suas habilidades e para qual caminho elas podem ser direcionadas — principalmente se você está iniciando a sua carreira e em busca do primeiro emprego. Tenha em mente o que gosta de fazer no dia a dia e como seria transformar isso em profissão.
Alguns recursos, como quizzes e jogos, na internet podem oferecer respostas para essas dúvidas. Porém, nada mais acertado do que buscar apoio de um profissional, que o auxiliará com testes vocacionais e uma pesquisa aprofundada sobre você. Só não se esqueça de que terá como resultado algumas opções de carreira e, no fim das contas, quem decide é você.
Entenda o mercado de trabalho
Sua intenção com o tecnólogo é ter uma formação específica para ingressar logo no mercado de trabalho, certo? Mas, para isso, é preciso ter uma ajuda extra dele próprio. Afinal, pode ser que a área de seu interesse não esteja com demanda de novos profissionais ou que o número de candidatos seja maior que a oferta de vagas. Infelizmente acontece!
Por essa razão, saiba como o mercado dessa área está se comportando. Veja nos sites de vagas se existe a procura e, se conseguir, converse com profissionais com experiência. Em noticiários também pode encontrar informações valiosas a respeito desse assunto.
Conheça mais a fundo a instituição de ensino
Depois de escolher o curso, chega o momento de ir em busca de uma instituição de ensino. Tenha em mente que esse talvez seja o local em que você mais ficará nos próximos anos — talvez mais do que em sua casa. Por isso, nada mais justo do que ela oferecer conforto, segurança e tudo que os estudantes precisam para se desenvolver, certo?
Verifique se as salas de aula são adequadas para comportar um bom número de pessoas, se há tecnologia moderna em laboratórios e auditórios, se a biblioteca é satisfatória, entre outros fatores. Lembre-se de que espaços de convivência são excelentes oportunidades para trocar experiências com seus colegas e alunos de outros cursos.
Para ir marcando esse checklist, um bom começo é acessar o site institucional para buscar algumas respostas. Aproveite para conhecer a história da faculdade e quais são a sua missão, visão e valores. Mesmo que encontre muitas informações por lá, não deixe de visitar o campus pessoalmente e ver de perto como tudo funciona ali.
Avalie a ementa do curso
O espaço universitário é tudo que você sempre imaginou e mais um pouco? Maravilha! O próximo passo é conhecer o curso tecnólogo em questão. Nesse caso, o site institucional também pode ajudar. Ali, você encontra informações a respeito do mercado de trabalho, do perfil indicado para a profissão, as possíveis áreas para atuar depois de formado e sobre o que você vai aprender durante os semestres.
Por esse último item, você já tem uma ideia sobre a abordagem seguida pelo curso. Com isso em mente, avalie se é realmente o que quer e se atende às suas expectativas. Se ainda tiver dúvidas, vá até a secretaria da instituição e confira se é possível ter acesso a mais informações.
Saiba quem serão seus professores
O corpo docente é um dos ativos mais importantes de uma faculdade. São os professores que transmitem os conhecimentos para os estudantes, que os direcionam rumo ao sucesso profissional e, sobretudo, que os inspiram no desenvolvimento de novas técnicas e competências. Por isso, eles precisam realmente entender do que estão falando.
Sabendo o nome desses docentes, você pode procurá-los no LinkedIn ou no Lattes e ver quais são as áreas de pesquisa deles e outras informações importantes. Se você tem a intenção de seguir carreira acadêmica, já aproveite para conhecer aqueles professores que podem orientar a sua jornada.
Converse com ex-alunos
Ninguém melhor para informar sobre como é o curso na prática do que quem já vivenciou tudo isso de perto. Hoje, com as redes sociais, não é difícil encontrar ex-alunos da instituição de ensino na qual você deseja ingressar para seu tecnólogo. De maneira cordial, tire suas principais dúvidas e pergunte como você pode aproveitar melhor esse período de aprendizado.
Como se dar bem em um tecnólogo?
Até o momento, esperamos que este guia esteja abrindo sua mente para as possibilidades de um tecnólogo em sua carreira. Mas se ainda restam dúvidas a respeito desse formato de ensino e como conciliar os estudos com trabalho e vida social, não se preocupe! Separamos algumas dicas importantes logo abaixo.
Tenha um rotina de estudos
Apesar de a estrutura ser levemente diferente, o curso continua tendo trabalhos e provas, cujo objetivo é atestar os conhecimentos que os estudantes adquiriram ao longo do semestre. Por isso, um planejamento se faz essencial para aprender os conteúdos e compartilhar seu aprendizado posteriormente.
Um cronograma de estudos pode ser a solução para esse cenário. Selecione todas as disciplinas que você precisa rever e os períodos disponíveis para essa atividade. Ao final, organize essas duas colunas de informação em uma tabela, sem se esquecer de separar um tempo para revisões e exercícios práticos.
Faça anotações durante as aulas
Em alguns momentos, vai parecer fácil somente estar presente na sala de aula (caso sua faculdade seja presencial). Porém, lembre-se de que, quanto mais puder otimizar a sua rotina, melhor será em um futuro breve. Isso porque, ao se dedicar para fazer anotações e prestar atenção nas explicações, você poupa um tempo imenso na hora de estudar de fato.
Com essas anotações, também será mais simples montar roteiros, fichamentos e resumos para orientar seus estudos. Esses materiais podem ajudar bastante naquela revisão em vésperas de avaliações.
Mantenha-se com a motivação em dia
Caso bata o desânimo em algum semestre, pense no quanto esse investimento em educação vai ser positivo para sua carreira. Esse esforço terá suas devidas recompensas quando conquistar o emprego dos seus sonhos, conseguir atuar na sua área de interesse ou mesmo se recolocar profissionalmente depois de algum tempo fora do mercado.
Tenha um tempo para o descanso
Por fim, para que todo o seu planejamento surta efeito, você precisa que sua mente funcione em pleno vapor. Mas saiba que isso não vai acontecer se não der a ela um descanso merecido ao longo de uma semana repleta de tarefas. Em primeiro lugar, evite perder horas de sono para estudar ou trabalhar. Uma noite bem dormida é capaz de oxigenar seu cérebro, melhorar sua concentração e impulsionar sua produtividade.
Nesses momentos, reserve também espaço para o lazer — desde uma atividade física até uma simples conversa com amigos e familiares. Essas práticas ajudam a minimizar a tensão e o estresse, tornando seus dias mais fáceis de serem vividos.
É possível fazer tecnólogo sem pesar o bolso?
Esse é um questionamento que costuma preocupar muitas pessoas. De um lado, a imensa vontade de se qualificar; de outro, o receio de não conseguir bancar as despesas com a faculdade. Você se identifica com essa situação? Pois saiba que existem maneiras simples de conciliar as contas — quer você esteja trabalhando ou contando com a ajuda financeira dos pais. Conheça-as a seguir!
Bolsas
Com as bolsas, os estudantes conseguem uma porcentagem de desconto nas mensalidades, a depender dos requisitos de cada iniciativa. Aqui na Faculdade de Macapá, você pode encontrar as opções que listamos abaixo.
Bolsa Incentivo
Ela pode ser solicitada no ato da matrícula e vale apenas para calouros. O público-alvo dessa bolsa inclui pessoas que encontram dificuldades financeiras para pagar a faculdade.
Desconto de Pontualidade
Com o valor da mensalidade em mãos, quem realiza o pagamento até o 5º dia útil do mês em que o boleto vence conquista esse desconto. Em geral, é oferecido para estudantes da modalidade EAD.
Prouni
Essa bolsa é uma das mais conhecidas, por ser um programa do Governo Federal. Estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas podem concorrer a ela desde que tenham:
- estudado o ensino médio todo em escola pública ou com bolsa integral em colégios particulares;
- renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa;
- feito o Enem do ano anterior, obtendo nota maior ou igual a 450 na prova objetiva e não zerado a redação.
Créditos Estudantis
Os financiamentos ou créditos estudantis são outra excelente opção para que a mensalidade do seu curso não seja um empecilho para sua formação continuada. No Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), por exemplo, pode ser requisitado a qualquer momento do ano e apresenta juros relativamente baixos, quando comparados a outras ofertas.
Parcelamento Estudantil
O parcelamento estudantil está disponível somente para alguns cursos de ensino superior da faculdade. Antes de tudo, não deixe de conferir os regulamentos e se, no que você deseja ingressar, ele é válido. Tendo essa confirmação, é preciso prestar o vestibular e ser aprovado para, então, fazer a matrícula.
Com esse guia completo sobre tecnólogo, você já está preparado para buscar a sua capacitação? Diante de tantos benefícios e dicas para escolher o melhor curso e se manter nele, vimos que é completamente possível priorizar os estudos e, assim, adquirir conhecimentos para toda a vida. Agora, o próximo passo é conhecer a faculdade que vai revolucionar o seu aprendizado e fazer de você o profissional que o mercado espera.
Se é exatamente isso que você busca, nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e conheça nossas opções de cursos!