Como é o curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos?

gestão de recursos humanos

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos está entre as boas opções de curso superior. A área é bastante valorizada nas empresas, e quem estiver devidamente qualificado encontrará excelentes oportunidades de emprego.

O setor também passa pela transformação digital de processos e atividades. Hoje, quase todas as rotinas são apoiadas por softwares, que automatizam tarefas e dão mais agilidade e eficiência ao trabalho. Não à toa, as organizações estão mais preocupadas com o papel estratégico dos profissionais, em contraponto à execução de rotinas burocráticas.

Por isso, a qualificação na área é importante se você quer se inserir nesse mercado e acompanhar as novidades. Então, continue a leitura para entender como funciona a faculdade de Gestão de Recursos Humanos!

O que é o Tecnólogo em Gestão de RH?

O curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é uma faculdade de quatro semestres, em que o aluno é qualificado para exercer as funções especializadas da área, como gestão de departamento pessoal, avaliação, treinamento, desenvolvimento, incentivo, demissão e recrutamento de pessoas. Ao final, recebe-se um diploma de nível superior.

Em comparação com a Administração de Empresas, é um curso mais focado. Ou seja, o ensino das técnicas e ferramentas de gestão ocorre de maneira contextualizada para atender as necessidades específicas do setor. Isso reflete nas horas de estudo: o RH não será um módulo na faculdade, mas o tópico central por dois anos.

Além disso, por se tratar de um curso de menor duração, você rapidamente terá contato com as disciplinas específicas. Após matérias de introdução à gestão, as aulas abrangerão os temas centrais para atuar na área:

  • gestão de departamento pessoal;
  • rotinas e processos, como admissão, folha de pagamento e demissão;
  • treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • planejamento e desenvolvimento organizacional;
  • processo seletivo e recrutamento de pessoas;
  • políticas de remuneração e planos de cargos e salários.

Destaca-se, ainda, o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, como gestão de conflitos, comunicação, negociação, mentoria e coaching. Ao estar qualificado, você terá grande impacto na vida das pessoas, sendo recompensado também do ponto de vista de encontrar significado no trabalho.

Quais as vantagens de cursar essa opção?

A faculdade de Gestão de Recursos Humanos é uma graduação com grande repercussão prática na vida do estudante. Não apenas as habilidades ajudam a lidar com problemas e situações concretas, mas a formação é voltada para atender às necessidades do mercado de trabalho. Confira os benefícios!

Boas ofertas de emprego

A primeira vantagem, nesse sentido, é a empregabilidade. Ter um curso superior faz toda diferença na hora de buscar um emprego, e a média salarial de quem tem um diploma é mais do que dobro dos profissionais com ensino médio. No Amapá, segundo dados do IBGE de 2019, o rendimento médio dos graduados é de R$3.416,00 — contra R$1.615,00 de quem parou antes da faculdade.

Valorização do currículo

O diploma também é uma forma de chamar a atenção das empresas. Muitas vezes, como são realizadas triagens, o currículo nem sequer será analisado se o candidato não contar com a formação mínima para a vaga.

Outro ponto importante é que um diploma reconhecido na região abrirá portas. No caso, quando um empregador se depara com um graduado na FAMA, ele sabe quais são as características da faculdade e como é o caminho até o diploma. Logo, existe maior previsibilidade sobre o sucesso da contratação.

Ampla necessidade no mercado

Por fim, lembre-se de que o Brasil conta com uma legislação trabalhista robusta, de modo que as empresas montam departamentos pessoais para não errar em admissões, demissões, pagamentos etc. Isto é, o RH compõe a estrutura básica de uma organização.

Mais recentemente, vemos também um crescimento do papel do RH no desenvolvimento organizacional. A partir do recrutamento, avaliação, treinamento e desenvolvimento de pessoas, o setor agrega as competências para que a organização esteja preparada para os desafios e concretize os planos de negócios.

Consequentemente, mesmo com o aumento da automação no setor, a tendência é que os profissionais da área continuem relevantes, agora, exercendo um papel mais estratégico e buscando soluções para o negócio.

Em quais setores o gestor de RH pode atuar?

O profissional da área atua, quase sempre, no âmbito empresarial, existindo uma boa diversidade de funções para quem tem o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Antes de tudo, você pode atuar na estrutura administrativa da empresa. No departamento pessoal, o graduado tem a qualificação para exercer todas as rotinas e, posteriormente, para assumir a liderança.

Também é possível trabalhar nas áreas direcionadas ao crescimento do capital humano da empresa — valor da organização em termos de competências existentes. Aqui, lida-se com treinamentos, recrutamentos, avaliação etc.

Ao lado dessas funções, é possível que o profissional fique mais próximo da gestão de pessoas, responsabilizando-se pela disciplina e desempenho dos colaboradores. Isso ocorre quando o RH lida com benéficos, orientação profissional, planos de carreira, coaching etc.

Por fim, quer seja em uma organização pública, quer seja em uma privada, o tamanho da empresa pode modificar bastante as funções e cargos. Afinal, em organizações pequenas, as atividades tendem a ser destinadas a apenas um funcionário, enquanto, nas grandes, existe maior diferenciação.

Vale a pena investir nessa área?

A formação, como visto, desenvolve uma série de competências com utilidade prática nas empresas, oferecendo boas oportunidades e vagas de emprego. Além disso, o trabalho com pessoas é gratificante, fazendo com que os ganhos não se limitem à questão financeira.

Por isso, a Carreira em Gestão de Recursos Humanos é um caminho interessante para se posicionar no mercado e manter a motivação no longo prazo. Além disso, o curso superior proporciona um rápido retorno do investimento. Em apenas 2 anos, você já terá o seu diploma e pode buscar as vagas especializadas.

No caso dos alunos da FAMA, é possível agilizar a inserção no mercado com o canal Conecta — que é um portal de empregabilidade com materiais sobre carreira e distribuição de vagas de emprego e estágio em empresas parceiras.

Sendo assim, se você tem esse perfil mais voltado para relações humanas, considere o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos como uma excelente alternativa para se graduar e construir uma carreira de sucesso.

Se quiser conhecer as condições para fazer a faculdade e tirar dúvidas sobre a matrícula, entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.