Devo fazer curso técnico em Enfermagem ou uma graduação?

técnico de enfermagem ou graduação

Está em dúvida entre fazer técnico de Enfermagem ou graduação na área? As diferenças entre os cursos são marcadas por vários fatores. Nesse contexto, existe uma lei que traça as diretrizes para a atuação dos formados em cada modalidade, a Lei nº 7.4981.

Já vamos adiantando que o curso de Enfermagem no nível de graduação tem suas vantagens. Isso porque o enfermeiro tem uma maior amplitude de funções no mercado de trabalho, enquanto o técnico em Enfermagem enfrenta algumas limitações.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda a diferença entre técnico e enfermeiro!

Como é a área de Enfermagem?

A Enfermagem é uma das ciências da saúde em alta na América Latina, sendo também um dos cursos mais escolhidos por quem quer trabalhar nesse segmento. Essa busca é reflexo da vontade das pessoas de cuidarem umas das outras, mas não para por aí!

O enfermeiro pode atuar em muitas ramificações do mercado de trabalho. Não à toa, existem diferentes possibilidades de formação. Mesmo que dê a impressão de que estamos falando da mesma coisa, a graduação e o técnico em Enfermagem são campos distintos.

O que há de comum é que ambos se preocupam com a recuperação e a manutenção da saúde dos pacientes, seja em clínicas, seja em hospitais, entre outros espaços. Sendo assim, eles atuam em vários campos, como Geriatria, Pediatria, Oncologia e, até mesmo, na administração dos setores.

Quais são as principais diferenças entre os cursos técnico e superior em Enfermagem?

Você deve estar se perguntando: devo fazer técnico ou faculdade? Primeiramente, no curso técnico, a formação é profissionalizante, enquanto na graduação, o diploma é de ensino superior. Ou seja, neste último caso, o estudante se forma bacharel em Enfermagem.

Dito isso, considerando as muitas formas de ingresso para começar um curso na FAMA, para fazer Enfermagem em Macapá é importante salientarmos que a diferença entre técnico e faculdade também está marcada por aspectos curriculares, como o tempo de duração do curso, já que o técnico costuma ser mais curto (média de 2 anos) e a graduação dura cerca de 5 anos.

Outro ponto fundamental são as diretrizes da Lei nº7.498 que citamos no início do artigo, que deixa claro até onde cada um deles pode agir na Enfermagem. Ao fazer um curso de 10 semestres, é claro que o enfermeiro adquire conhecimentos mais aprofundados, que permitem a sua atuação em casos complexos e graves. Dessa maneira, ele trabalha lado a lado com os médicos, organizando e gerenciando as ações dos técnicos.

Vale mais a pena fazer curso técnico ou superior em Enfermagem?

Ambos têm o seu valor, mas não podemos negar a abrangência de atuação do enfermeiro em relação ao técnico. As matérias do curso de Enfermagem tratam de conceitos, teorias e práticas que o preparam para supervisionar equipes, geralmente constituídas de técnicos.

Teste Vocacional Rápido

Na unidade da FAMA em Macapá, os laboratórios e toda a nossa infraestrutura é pensada para uma formação completa e de qualidade. Além disso, o curso de Enfermagem pode ser realizado na modalidade de ensino presencial e semipresencial, que se trata da modalidade a distância, com atividades presenciais.

Pensando no futuro, oferecemos a Aula Destaque, que é uma maneira de aproximar os nossos alunos da realidade de profissionais renomados na gestão de seus negócios.

Como o mercado de trabalho se comporta em relação a essas especializações?

A diferença entre o técnico e a faculdade de Enfermagem reflete no mercado de trabalho. A média salarial do enfermeiro está próxima de R$ 3.437,27*, já o técnico recebe cerca de R$ 1.811,98* mensais — outro atrativo para escolher a primeira opção, não é mesmo?

Mais do que salários, o mercado de trabalho na região Norte do Brasil tem potencial para a atuação de enfermeiros, principalmente que demonstrem conhecimento aprofundado sobre as Ciências Médicas, assim como empatia e cuidado no tratamento com as pessoas.

Lembrando que, na FAMA, você conta com o Canal Conecta, que é uma plataforma de empregos exclusiva para nossos estudantes.

Agora é com você!

Depois de saber se o curso ideal para você é o técnico de Enfermagem ou a graduação, chegou o momento de dar o primeiro passo: escolher uma faculdade de qualidade, que se preocupa com o futuro profissional dos alunos e disponibiliza a infraestrutura necessária para atender as demandas da área da saúde.

Viu só como vale a pena fazer uma graduação? Está esperando o quê? Vem para a FAMA: inscreva-se no vestibular online!

1Planalto

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.