Sisu em Macapá: vale a pena?

estudante

Iniciar uma graduação não é uma tarefa simples. Afinal, além da escolha do curso e da faculdade, é necessário ser aprovado no vestibular. Por isso, conhecer as diferentes formas de ingresso em uma instituição de ensino e entender como funciona o Sisu em Macapá é importante para o início do seu futuro profissional.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um processo seletivo utilizado por instituições públicas de ensino superior. Entretanto, será que tentar ingressar em uma faculdade pelo Sisu em Macapá vale a pena? A FAMA explica, confira a seguir!

As instituições que utilizam o Sisu em Macapá

O Sisu é um sistema de seleção unificado e informatizado do MEC (Ministério da Educação). Sendo assim, algumas das instituições públicas de ensino superior de Macapá utilizam esse sistema. Portanto, os candidatos dessas faculdades devem realizar a prova do Enem e utilizar a nota para o processo seletivo do Sisu em Amapá.

Porém, vale ressaltar que não são todas as instituições públicas que aceitam essa forma de ingresso. Por isso, conheça as opções para quem opta pelo Sisu em Macapá.

Sisu na IFAP

A IFAP (Instituto Federal do Amapá) é uma faculdade pública que utiliza o Sisu como processo seletivo. Os interessados em estudar nessa faculdade contam com 9 opções de cursos no Campus Macapá.

Sisu na UNIFAP

A UNIFAP (Universidade Federal do Amapá) ofereceu, no segundo semestre de 2020, 147 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada. A instituição disponibiliza mais de 20 cursos, incluindo Medicina, Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem e Engenharia Civil. Também conta com três campi: Santana, Oiapoque e Mazagão.

Sisu na UEAP

A UEAP (Universidade do Estado do Amapá) não aceita o Sisu como forma de ingresso. Nessa instituição, o ingresso acontece por meio de um processo seletivo à parte, que também usa a nota do Enem, porém não é o Sistema de Seleção Unificada.

Independentemente da instituição de ensino escolhida, para participar do Sisu é necessário realizar a prova do último Enem, obter pontuação maior que zero na redação e atingir a alta nota de corte dos cursos.

Por isso, quem quer conquistar uma vaga pelo Sisu deve estudar bastante para obter uma boa nota no Enem. Vale ressaltar que, a partir de 2020, é possível realizar o Enem digital.

Prós e contras do Sisu em Macapá

O Sisu é o vestibular de boa parte das faculdades públicas de Macapá, ou seja, é a principal forma de ingresso nessas instituições. Por isso, é importante conhecer os prós e contras desse sistema para decidir se vale a pena ou não participar do processo seletivo.

Inscrição gratuita

Uma vantagem do Sisu é a isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo. Ou seja, não é necessário pagar nenhum valor para concorrer às vagas. Porém, é importante ressaltar que é necessário pagar pela inscrição do Enem.

Inscrição online

A inscrição online é um dos prós do processo seletivo. Afinal, é um jeito rápido e fácil de garantir o seu cadastro na disputa pelas vagas das faculdades públicas de Macapá.

Ampla concorrência

Um ponto contra é a grande concorrência — por isso a dificuldade para conseguir uma vaga pelo Sisu em Macapá. Em 2019, houve 54,6 mil inscritos no Enem no Amapá, e apenas 1.370 vagas pelo Sisu.

Alta nota de corte

Outra desvantagem é a alta nota de corte, exigindo dos estudantes um excelente desempenho no Enem. Portanto, é necessário se dedicar bastante aos estudos para ter reais chances de conquistar uma vaga.

As alternativas em faculdades particulares na região

As faculdades públicas do Amapá chamam a atenção devido à isenção de mensalidades. Porém, elas não são o único caminho acessível para o sucesso profissional. É possível conseguir bolsas de estudo, descontos, financiamentos ou mais opções de modalidades de ensino em faculdades particulares. Dessa forma, o estudante encontra uma solução financeira e pode aproveitar todos os benefícios de uma faculdade particular.

Afinal, as faculdades particulares investem constantemente em sua infraestrutura, sua grade curricular e seu corpo docente, além de serem mais acessíveis, se comparadas ao Sisu em Macapá. Portanto, uma ótima alternativa é conseguir na rede privada uma bolsa para a faculdade em Macapá.

Quer saber mais sobre faculdades particulares? Entenda agora como é estudar na FAMA!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content