Se eu me inscrever  no SISU e Prouni ao mesmo tempo?

mulher se inscrevendo no sisu e no prouni ao mesmo tempo

Quando chega a hora de ingressar na faculdade, a vontade de começar o ensino superior o quanto antes leva muitos estudantes a buscarem todas as formas possíveis de realizar esse grande objetivo.

Nesse caso, é comum começar a prestar vestibular, fazer o Enem, concorrer a uma bolsa de estudos etc., tudo em busca de já dar início à graduação. E é nesse mesmo momento que surge uma dúvida muito comum: é possível fazer utilizar o SISU e o Prouni ao mesmo tempo?

Caso você esteja se perguntando exatamente isso, pode ficar tranquilo, pois, no artigo de hoje, vamos contar exatamente tudo que você precisa saber sobre esses dois programas do Governo! Já adiantamos que eles servem para quem pretende usar a nota do Enem para entrar na faculdade — então, veja a seguir qual é o ideal para você!

Quais são as regras do SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma plataforma criada com o intuito de facilitar a entrada dos estudantes nas universidades públicas do Brasil. Nesse sistema, utilizando a nota alcançada no Enem do ano anterior, é possível se candidatar a uma vaga para o curso que você deseja.

Mas, para isso, é necessário atender aos pré-requisitos do programa: é preciso preencher as duas opções do seu interesse e é necessário ter obtido a nota mínima exigida pelas universidades em cada área do conhecimento — a concorrência aqui tende a ser bastante alta.

E as regras do Prouni?

Diferentemente do SISU, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma sistema que oferece bolsas de estudos para estudantes que pretendem cursar o ensino superior em uma faculdade de qualidade, mas que não possuem recursos financeiros.

Assim, as instituições de ensino disponibilizam vagas para estudantes que fizeram o Enem e que atendem aos critérios estabelecidos para a obtenção de bolsa parcial, que cobre 50% do valor das mensalidades, ou a integral, que cobre 100%.

Pelo fato de ser voltado para pessoas de baixa renda, o Prouni tem regras relacionadas à escolaridade do estudante, fatores socioeconômicos e a pontuação no Enem. Quer saber quais são esses pré-requisitos? Listamos, a seguir, os pré-requisitos para ter acesso a essas bolsas do Governo:

  • ter alcançado nota mínima de 450 pontos no Enem do ano anterior;
  • ter renda por pessoa da família de até 3 salários mínimos, para a bolsa parcial, ou de, no máximo, um salário mínimo e meio, no caso da bolsa integral;
  • não ter concluído uma graduação — no caso de professores da rede pública em busca de uma segunda Licenciatura, essa regra não é válida;
  • ter estudado em escola pública ou particular com bolsa integral durante o ensino médio.

Caso atenda a todos esses critérios, pode comemorar: você tem direito a participar não somente do Prouni, como do financiamento estudantil ofertado pelo governo, o FIES, além de outros projetos de incentivo ao ensino superior para pessoas que não podem pagar a faculdade no momento.

É possível se inscrever em ambos?

Se você não passou no SISU ou ainda não definiu se pretende estudar em uma faculdade particular ou pública, não precisa se preocupar: a boa notícia é que você pode participar do Prouni e do SISU! No entanto, existem três observações importantes.

Primeira: a maioria das vezes, esses dois processos seletivos acontecem em datas próximas, sendo necessário ficar atento aos prazos de participação para não correr o risco de perder uma das seleções.

Segunda: o Ministério da Educação (MEC) não permite que uma pessoa utilize uma bolsa de estudos na faculdade caso já esteja matriculado em uma universidade pública. Sabendo disso, é essencial que você escolha se vai optar pelo Prouni ou pelo SISU.

Terceira: se você tem dúvidas sobre qual deles é o melhor, temos uma dica! Devido à alta concorrência do SISU e aos desafios de estudar em uma instituição pública, como a possibilidade de greves e, muitas vezes, a falta de estrutura em laboratórios do campus, o Prouni traz mais vantagens.

Sendo assim, vale a pena optar por esse programa e ingressar na FAMA pelo Prouni! E se você busca uma faculdade que se destaca por oferecer um ensino de qualidade, com infraestrutura adequada para as atividades realizadas ao longo da sua formação e um corpo docente muito bem capacitado, permitindo que você tenha acesso ao melhor aprendizado possível, fará a escolha certa!

Como você viu, existe diferença entre o SISU e o Prouni, certo? E agora que já sabe qual é a opção mais vantajosa, não deixe de informar seus amigos que também estão em dúvida sobre essas duas formas de entrar na faculdade! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a tomarem a melhor decisão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.