Não passou no Sisu em Amapá? Veja 7 alternativas possíveis!

sisu em amapá

Fazer o Enem, conseguir uma boa pontuação, se inscrever e não ter um bom resultado no Sisu: triste, concorda? Mas não se preocupe! Caso você se identifique com isso, saiba que não está sozinho. Na verdade, muitos estudantes passam por essa situação todos os anos e, em alguns casos, não sabem o que fazer quando não conseguem uma vaga na faculdade pelo Sisu no Amapá.

Nesse momento, é normal pensar que não há solução, mas a verdade é que existe um universo de novas oportunidades para que você estude em uma instituição de ensino de alta qualidade no estado do Amapá. Por isso, trouxemos 7 opções vantajosas para você entrar no ensino superior ainda este ano e ter sucesso em sua carreira!

1. Prouni

Talvez você não saiba, portanto, chegou a hora de descobrir: o Sisu no Macapá não é a única iniciativa governamental que permite a entrada na graduação. O Programa Universidade para Todos é uma excelente porta de entrada para a faculdade, já que oferece bolsas de estudos que podem ser parciais, equivalendo a 50% de desconto nas mensalidades de todo o curso, ou integrais, permitindo que você estude 100% de forma gratuita.

O Prouni apresenta pré-requisitos que envolvem a nota do Enem e alguns critérios socioeconômicos, afinal, ele é um projeto de incentivo à educação para pessoas de baixa renda. Então, para participar é necessário que você tenha feito a prova no ano anterior ao processo seletivo — não entendeu? Nós explicamos: você precisa ter feito o Enem 2019 para participar do Prouni 2020 no Amapá — com média a partir de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Além do desempenho no exame, você pode conseguir a bolsa integral caso a renda por pessoa da sua família seja igual ou menor que um salário-mínimo e meio. Para a bolsa parcial, o rendimento pode ser um pouco maior: até três salários-mínimos. Também vale lembrar que as pessoas que podem participar do Prouni são aquelas que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que tiveram bolsa integral na rede particular.

Sendo assim, caso você se encaixe no perfil de estudante que pode conquistar uma bolsa por meio desse programa, preste atenção ao calendário: a seleção normalmente ocorre duas vezes por ano, e é preciso se inscrever pelo site oficial do Prouni, no qual você vai inserir seus dados e notas obtidas no Enem para que possa concorrer às vagas de emprego disponibilizadas pelas faculdades do Amapá.

2. FIES

Fez o Enem, conseguiu uma boa pontuação, mas não se enquadra em alguma das exigências do Programa Universidade para Todos? Calma! O Fies pode ser uma boa opção! Diferentemente do Prouni, ele é uma forma de financiamento estudantil que possui juros baixos e permite que você pague apenas uma taxa ao longo da graduação. Isto é, as mensalidades são pagas depois que você se forma! Dessa maneira, caso não possa custear uma faculdade no momento, é possível estudar sem preocupações e não correr o risco de adiar o seu sonho de ter uma profissão.

3. PEP

Você sabia que é possível parcelar as mensalidades da faculdade sem depender do seu desempenho no Enem? Acredite: parece um sonho, mas isso é completamente possível graças ao Parcelamento Estudantil Privado, que permite o parcelamento de até 70% do seu curso com a possibilidade de ter juros zero.

É isso mesmo que você está pensando: o PEP é uma forma de fazer a mensalidade caber no seu bolso, tudo isso de forma simples e sem a necessidade de ter uma conta em banco, já que a contratação é feita diretamente por meio da faculdade. E não pense que as vantagens param por aqui: outro benefício é que o parcelamento pode valer por todo o período em que você estiver cursando a graduação. Ou seja: é uma das opções mais eficientes para você estudar e garantir seu diploma!

4. Vestibular tradicional

Algumas vezes ao ano, as melhores faculdades do Amapá realizam vestibulares para seus cursos. Uma delas é Faculdade FAMA, que oferece vagas para graduações de todas as grandes áreas, como Farmácia, Direito e Engenharia Civil, e se destaca por sua infraestrutura, corpo docente e oportunidades de emprego e estágio para os alunos, por meio do canal Conecta. Assim, para concorrer a uma vaga, vale a pena prestar o vestibular tradicional, que costuma exigir conteúdos que foram abordados ao longo do ensino médio.

5. Vestibular agendado

Está sem tempo para prestar vestibular ou não quer fazer a prova sob pressão? Uma ótima alternativa é optar por uma modalidade mais moderna e flexível: o vestibular agendado! Isso permite que você não somente selecione o melhor dia para fazer a prova, como também é uma boa forma de diminuir a tensão típica do vestibular. Além disso, algumas faculdades permitem que os estudantes façam a prova no computador, com muito mais praticidade — e os resultados costumam sair muito mais rápido!

6. Concurso de bolsas

Já imaginou se você fizesse um vestibular e conseguisse pagar muito menos nas mensalidades do seu curso de graduação? Temos uma boa notícia: isso existe e se chama concurso de bolsas e descontos na faculdade! Como uma forma de parabenizar e premiar os estudantes que conseguem os melhores desempenhos no exame de ingresso ao ensino superior, algumas faculdades do Amapá oferecem descontos ao longo do curso!

7. Bolsas de instituições particulares

Seja por trabalhar em uma empresa conveniada à instituição de ensino, pela participação em projetos acadêmicos (como monitoria ou iniciação científica) ou até mesmo por ter familiares que são colaboradores do campus, é possível conseguir descontos na sua faculdade. Na FAMA, existe ainda o Bolsa Incentivo, que serve para pessoas que estão com dificuldades financeiras no início da faculdade, além dos descontos para os estudantes da modalidade EAD que são pontuais no pagamento das mensalidades.

Como você viu, existem maneiras muito eficientes de ingressar no ensino superior! Além disso, é importante lembrar que estudar em uma faculdade particular pode trazer uma série de benefícios que nem sempre são garantidos pelas universidades públicas, como a duração do curso — que, nas instituições públicas, pode resultar em atrasos na formação por conta de greves e restrições de verba — menor concorrência no vestibular, infraestrutura moderna e alta qualidade no ensino.

Portanto, não desista da sua meta de cursar o ensino superior, afinal, um diploma de graduação é algo que faz toda a diferença para que você conquiste o futuro que sempre quis. Sendo assim, escolha a opção que tem mais a ver com você e dê esse grande passo em direção à carreira de sucesso que está a sua espera!

Gostou de conhecer todas essas opções de ingressar na vida acadêmica? Você sabia que a FAMA conta com todas essas opções? Então, não deixe de informar seus amigos disso! Compartilhe esse artigo no seu Facebook, envie nos grupos do WhatsApp e mostre ao mundo que existe vida após o Sisu no Norte do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.