Vale a pena fazer uma segunda Licenciatura? Veja!

estudante formada conferindo possibilidade de segunda licenciatura

Fazer a segunda Licenciatura é uma ideia que passa pela cabeça de diversos professores — seja para conseguir mais oportunidades de emprego, seja para mudar os rumos da sua carreira.

A opção por um novo curso de Licenciatura é muito considerada por alguns fatores, como a agilidade para a formação, já que não leva tanto tempo como a primeira. Além disso, há a possibilidade de ampliar o escopo de trabalho com um curso que segue os mesmos moldes da primeira: é uma formação de nível superior que alia o estudo da profissão com grade curricular que conta com matérias teóricas e práticas relacionadas ao contexto educacional.

Se você quer saber se cursar uma segunda graduação é a melhor alternativa para sua carreira, continue conosco. Neste post, vamos mostrar:

  • os benefícios de uma segunda Licenciatura;
  • como escolher o curso;
  • a faculdade ideal para continuar seus estudos.

Na dúvida se vale a pena fazer segunda Licenciatura? Saiba mais sobre o assunto!

Quais são os benefícios da segunda Licenciatura?

Os programas de segunda Licenciatura foram criados pelo Ministério da Educação (MEC) como uma alternativa para suprir a falta de professores para ensino básico.

Regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação em 2015, em linhas gerais, esse modelo de curso oferece a possibilidade de profissionais já licenciados se tornarem professores de outras matérias em instituições de ensino credenciadas pelo MEC.

Com carga horária que varia de 800 a 1.200 horas, os cursos de segunda Licenciatura atraem não só pela possibilidade de ampliar a área de atuação enquanto docente, mas também por exigirem, em média, apenas um ano e meio de faculdade. Veja algumas vantagens de fazer essa escolha!

Ampliação da área de trabalho

Uma das grandes vantagens de investir em uma segunda Licenciatura é ampliar a área de atuação. Um professor de História que faz nova graduação em Geografia, por exemplo, certamente terá mais vagas à sua disposição ao concluir o novo curso, já que poderá trabalhar em duas frentes.

Melhor posicionamento na carreira

Se um professor que domina uma matéria já é valioso e disputado no mercado, imagine só um docente que tem duas Licenciaturas?

Um grande diferencial de investir em uma segunda graduação é se tornar um profissional ainda mais versátil e curinga. Com isso, é possível aumentar a carga horária nos colégios em que dá aula ou, até mesmo, conseguir novas posições em outras escolas.

Agilidade para formação

Outro benefício de apostar em uma segunda Licenciatura é a agilidade para terminar o curso. Enquanto a primeira graduação pode levar entre três e quatro anos, há a chance de concluir essa nova em até um ano, dependendo da equivalência entre os dois cursos.

Um professor de Física que faz a segunda Licenciatura em Matemática, por exemplo, terá o diploma mais rapidamente do que um profissional de História. Isso porque não há muitas matérias em comum nas graduações de Exatas e Humanas. De qualquer forma, o novo curso é sempre mais rápido do que o primeiro.

Oportunidade para mudar a área de atuação

Fazer segunda Licenciatura também é uma saída para quem quer mudar a área de atuação. Tome como exemplo o profissional de alguma das áreas de Letras. Se ele tiver vontade de atuar como professor de Educação Física, pode apostar na nova graduação para realizar seu sonho.

Como escolher o curso ideal de Licenciatura?

Agora que você conheceu alguns dos benefícios de fazer uma segunda Licenciatura, veja algumas dicas para escolher o curso ideal para você.

Pense no que deseja para sua carreira

O primeiro passo para escolher o curso ideal de Licenciatura é refletir sobre sua carreira. Quem deseja continuar na mesma linha de atuação e apenas expandir suas possibilidades pode optar por uma disciplina da mesma área, como História e Geografia, Matemática e Física etc.

Considere oportunidades de mercado

Outro ponto a ser considerado na hora de escolher sua segunda Licenciatura são as oportunidades de mercado. Uma boa dica é conferir, por exemplo, quais são as profissões em alta na região Norte para ter mais dados na mesa antes de tomar a decisão.

Veja suas possibilidades de horário

Quem já está no mercado de trabalho pode sentir dificuldades para conciliar os horários com a segunda Licenciatura. Afinal, além de conteúdo, é preciso reservar tempo para outras atividades, como estágio. Nesse sentido, optar por um curso a distância pode ser uma boa opção para ter mais flexibilidade de horários.

Como garantir a escolha da faculdade ideal?

Agora que você já sabe o que é Licenciatura e os principais benefícios de optar por fazer uma segunda graduação nesse modelo, é essencial garantir que você escolherá a faculdade ideal para apostar. Veja as dicas que listamos!

Analise a qualidade do ensino

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher a faculdade ideal para sua segunda Licenciatura é a qualidade do ensino. Veja a qualificação do corpo docente e sua reputação no mercado. Quanto mais experiências esses profissionais tiverem, melhor será a sua formação.

Veja a estrutura oferecida

Outro requisito importante é a estrutura oferecida. Quem precisa de flexibilidade de horários, por exemplo, deve dar preferência para uma instituição que ofereça a opção EAD. Mas há aqueles que preferem os cursos presenciais — que devem contar com salas bem equipadas, bibliotecas completas e assim por diante.

Cheque suporte no mercado de trabalho

É importante ainda que a faculdade escolhida para a segunda Licenciatura ofereça todo o suporte necessário para um bom desempenho no mercado de trabalho. Os alunos da FAMA têm acesso ao Canal Conecta, que mostra oportunidades de emprego e estágio, sem custo, de acordo com seu perfil.

Pesquise os cursos oferecidos

Outro passo essencial para acertar na escolha da faculdade é checar os cursos oferecidos. Na Licenciatura, os cursos da FAMA são Ciências Biológicas, Educação Física, Letras e Pedagogia.

É importante escolher uma segunda graduação que esteja alinhada com suas aspirações de carreira e que também considere o fator empregabilidade para garantir para você mais oportunidades de mercado na região em que atua.

Investir em uma segunda Licenciatura é opção sob medida para quem quer se valorizar como profissional e expandir suas opções no mercado. Aqui na FAMA, oferecemos diversas Licenciaturas, inclusive opções de EAD em Macapá. Não deixe de conferir!

Gostou deste conteúdo sobre segunda Licenciatura e já sabe qual será a sua opção? Então, confira os cursos disponíveis e venha investir no seu futuro conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.