Relatório de estágio: o que é e como elaborar?

estudante fazendo relatório de estágio

O relatório de estágio é obrigatório de acordo com a Lei nº 11.788/08. O relatório tem como objetivo relatar e avaliar as atividades do aluno no seu processo de estágio supervisionado e, por isso, é fundamental para a formação no ensino superior.

Sendo assim, entender o que é e como elaborar esse documento melhora a sua avaliação no estágio e otimiza o seu tempo nos últimos semestres da faculdade. Quem é aluno da FAMA ainda conta com o Canal Conecta, um portal inovador exclusivo para nossos alunos, que facilita a contratação de estagiários e profissionais nas melhores empresas da região.

Pensando em tirar todas as suas dúvidas sobre o relatório de estágio e guiá-lo durante essa etapa da sua graduação, elaboramos este conteúdo para você. Confira!

Relatório de estágio: o que é e qual sua importância?

Durante o estágio supervisionado o aluno deve documentar suas atividades e seus aprendizados, de forma que a experiência possa ser avaliada. Portanto, o relatório de estágio é o documento resultante dessas anotações e é o que será utilizado para avaliar o aluno ao longo desse período.

Ok, você já entendeu o que é relatório de estágio. Mas, afinal, qual é a sua importância?

Esse documento é tão importante que é obrigatório pela lei do estágio, visto que só é possível avaliar o desenvolvimento do aluno por meio da documentação de suas atividades. Dessa forma, a sua nota depende da qualidade do seu relatório e do seu processo de aprendizagem em sua primeira experiência atuando na área estudada, independentemente da modalidade de ensino.

Agora que você já sabe para que serve o relatório de estágio, vamos então entender como fazê-lo.

Qual é a estrutura de um relatório de estágio?

O relatório de estágio segue as normas ABNT e a metodologia científica. Por isso, sua estrutura costuma seguir um padrão, que contém capa, sumário, introdução, descrição da organização, detalhamento das atividades exercidas, conclusão e outras obrigatoriedades exigidas pela faculdade.

Para ficar mais fácil de entender a estrutura do documento, veja como exemplo este sumário de um relatório do curso de Enfermagem:

  1. Introdução;
  2. Apresentação da organização;
  3. Atividades desenvolvidas;
  4. Atividades administrativas;
  5. Atividades educacionais;
  6. Atividades assistenciais;
  7. Considerações finais;
  8. Referências bibliográficas.

Uma vez que você tenha entendido como é a estrutura, o próximo passo é aprender como fazer o relatório de estágio.

Quais são as boas práticas para elaborar um relatório de estágio?

É muito importante aproveitar ao máximo a experiência no estágio, afinal, é o seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Logo, as boas práticas ao elaborar um relatório de estágio não garantem apenas uma boa avaliação, mas também um melhor aproveitamento desse período da sua carreira.

Escreva o relatório durante o estágio

O relatório é entregue apenas ao final do estágio, mas um erro comum é escrever o documento apenas quando sua entrega é exigida. Essa prática não é recomendada, pois muitos detalhes podem ser esquecidos. Por isso, escreva o relatório enquanto estiver estagiando para garantir a apreciação de detalhes e a eficiência no aprendizado.

Crie um diário

Uma boa prática é desenvolver um diário com anotações de suas atividades. Veja, por exemplo, este diário de um estágio em Arquitetura e Urbanismo:

  • Dia 24/07 — Elaboração de Projeto Arquitetônico, definição de esquadrias;
  • Dia 25/07 — Elaboração de Projeto de reforma (demolição e ampliação) de controle da moenda de usina de açúcar.

Complemente o aprendizado com bibliografias recomendadas

O estágio é uma ótima oportunidade para aprimorar o seu olhar crítico com uma análise teórica do que é feito na prática. Por isso, complemente o seu aprendizado e o seu relatório com bibliografias recomendadas.

Seguindo essas boas práticas, o seu relatório de estágio será elaborado de forma eficiente e otimizada, garantindo uma boa avaliação na conclusão do curso.

O estágio é apenas o início de uma carreira de sucesso. Saiba como conquistar o mercado de trabalho no Amapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content