Como é o relatório de estágio de Pedagogia no ensino fundamental?
Para quem quer fazer o curso de Pedagogia, o estágio curricular é uma das etapas essenciais da formação e, também, considerado obrigatório para a obtenção do diploma. Para comprovar a experiência e relatar aos professores as atividades desempenhadas, o estudante precisa redigir um relatório final de estágio.
Neste post, vamos explicar qual é a importância e como produzir o seu relatório de estágio em Pedagogia no ensino fundamental (anos iniciais) e na educação infantil. Continue a leitura e confira as informações!
O que é o relatório de estágio em Pedagogia no ensino fundamental?
O relatório de estágio é uma obrigatoriedade para a conclusão do curso de Pedagogia. Nele, são relatadas as atividades desempenhadas e os aprendizados alcançados no decorrer do estágio curricular, feito nos últimos períodos da graduação em turmas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Essa é uma das diferenças dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia — no segundo, o estágio não é obrigatório. Já no primeiro, como se trata da formação pedagógica, a vivência em sala de aula é exigida e comprovada por meio do relatório.
Qual é a importância na formação do aluno?
O estágio supervisionado é um dos aspectos fundamentais da formação do pedagogo. Nessa experiência, o estudante coloca em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas teóricas e vivencia o dia a dia de um educador ou gestor escolar na etapa de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Ao final, o estudante precisa desenvolver o relatório de estágio supervisionado para avaliação de seus orientadores. Assim, trata-se de um documento decisivo para obtenção do diploma, além de ser responsável pelo crescimento na formação do estudante e pela sua preparação para o mercado de trabalho.
Lembrando que, aqui na FAMA, você conta com o Canal Conecta, um portal exclusivo de vagas de emprego e estágio em Macapá e no Brasil todo, com milhares de parceiros. Basta efetivar sua matrícula para ter acesso à plataforma e, assim, receber as vagas ideais para o seu perfil.
Quais são os pontos mais relevantes?
Cada instituição de ensino superior pode ter um modelo de relatório de estágio supervisionado. No entanto, a estrutura comum a todo relatório de estágio em Pedagogia no ensino fundamental inclui:
- identificação do aluno, da faculdade e do curso;
- informação sobre a escola em que foi feito o estágio;
- descrição das atividades desempenhadas e das práticas pedagógicas na educação infantil utilizadas;
- relato de como a experiência contribuiu para a formação acadêmica;
- conclusão com os resultados obtidos a partir da experiência e dos objetivos do estágio.
Como fazer o relatório na prática?
Para elaborar seu relatório, você precisa, primeiro, realizar os módulos de estágio supervisionado previstos no seu curso. A dica é manter um diário de estágio para anotar as informações relevantes sobre sua experiência, o que torna mais fácil a redação do documento final.
A formatação do relatório segue as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, que padroniza desde as configurações da página até os elementos estruturais, como:
- capa;
- folha de rosto;
- sumário;
- introdução;
- desenvolvimento (descrição da escola, das propostas pedagógicas e das atividades realizadas);
- conclusão;
- referências bibliográficas;
- anexos, se for necessário.
Uma das atribuições do estudante de Pedagogia é elaborar propostas pedagógicas e aplicá-las em sala, o que deve constar no relatório. Nesse ponto, não se esqueça de desenvolvê-las conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental e para a educação infantil.
Para tanto, faz toda a diferença ter uma graduação já orientada para as diretrizes da BNCC. Aqui na FAMA, nossos cursos de Licenciatura foram todos revisados e adequados ao que prevê o documento normativo. Então, nossos alunos têm uma formação alinhada a essa demanda.
Agora que você já sabe como realizar o seu relatório de estágio em Pedagogia no ensino fundamental ou na educação infantil, lembre-se de ter atenção em sua elaboração. Afinal, mais do que uma exigência para a conclusão do curso, esse é um aspecto essencial para a formação de qualidade do profissional.
Se você quer trabalhar dando aulas, mas ainda não tem certeza da graduação ideal, aproveite e leia nosso texto com dicas para decidir entre Letras ou Pedagogia!