5 dados relevantes sobre a Região Metropolitana de Macapá
O que você já sabe sobre a Região Metropolitana de Macapá? Situada no estado do Amapá, ela é composta pelos municípios da capital amapaense, Santana e Mazagão — reunindo belezas naturais, cultura e uma economia em plena expansão.
No entanto, por se tratar de um território no qual o turismo ainda não é tão forte como em outras localidades brasileiras, muitas pessoas ainda desconhecem o que a área tem a oferecer de melhor.
A boa notícia é que a Região Metropolitana de Macapá tem uma infraestrutura preparada para receber aqueles que desejam cursar o nível superior e iniciar uma carreira de sucesso, já que carece de mão de obra qualificada e abriga ótimas faculdades.
Foi pensando nisso que, neste post, separamos alguns dados relevantes sobre essas cidades do Amapá que você precisa conhecer, já que podem fazer a diferença em sua trajetória. Isso inclui:
- população;
- qualidade de vida;
- economia;
- áreas com maior demanda profissional;
- melhor faculdade para investir.
Vamos lá?
1. População
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), a Região Metropolitana abriga 634.450 habitantes, somando a população das cidades de Macapá, Santana e Mazagão.
Trata-se de uma das maiores aglomerações urbanas do Norte brasileiro, e a tendência é que esse número venha a aumentar. Em 2019, por exemplo, o estado do Amapá teve um crescimento populacional de 2% em relação ao ano anterior. Muito disso se deve à expansão econômica da Região Metropolitana de Macapá, que impulsionou o comércio local e gerou a demanda para mão de obra qualificada.
2. Qualidade de vida
A Região Metropolitana de Macapá vem recebendo grandes investimentos em infraestrutura. As obras feitas nos últimos anos têm como objetivo aprimorar a mobilidade urbana, a ampliação da rede de saúde, entre outros aspectos importantes para melhorar o cotidiano da população.
Outro aspecto relacionado à qualidade de vida da região é a forte presença da cultura e da tradição em diversos aspectos da sociedade macapaense. O local reúne um conjunto de costumes, crenças e festividades típicas de um povo que não só preza por suas raízes, como também as incorpora no cotidiano em forma de culinária, arte, comportamento etc.
3. Economia
Em 2019, o Amapá foi apontado como o melhor estado para se investir no Brasil. Segundo os indicadores, o Amapá chegou próximo de atingir a pontuação máxima, passando na frente das outras 27 unidades da federação brasileira. A notícia foi um ótimo incentivo para que mais empresas e indústrias apostassem suas fichas na economia amapaense, sobretudo nas grandes metrópoles.
Diante desse cenário, os setores econômicos que impulsionam a Região Metropolitana de Macapá, como o comércio, o extrativismo, a agricultura e a indústria foram e vem sendo bastante privilegiados. Tudo isso sem falar na excelente posição geográfica das cidades em questão, colocando-as no radar para relações comerciais com a América Central, América do Norte e até mesmo Europa.
4. Áreas com maior demanda de profissionais
Como consequência das informações que trouxemos no tópico anterior, alguns segmentos específicos tornaram-se referência na região de Macapá, como o de recursos minerais e florestais, produção de alimentos oriundos da pesca e da agricultura etc. Para mantê-los a todo vapor e movimentar o seu crescimento, é fundamental que contem com o auxílio de uma mão de obra qualificada e especializada, não concorda?
Segundo o SEBRAE, se você tem interesse em trabalhar e morar em Macapá, são grandes as chances de encontrar oportunidades nos mercados de:
- agronomia e produção de grãos — com destaque para a soja;
- agropecuária — produção de alimentos, importação e exportação de insumos etc.;
- pesca e pesquisas em piscicultura — uma vez que a atividade pesqueira é extensa no estado do Amapá, especialmente em rios e mangues;
- mineração — exploração de manganês, ferro, granito, ouro e outros recursos;
- indústria madeireira e moveleira — fabricação de produtos feitos com essa matéria-prima, cultivada e extraída em florestas locais do Amapá, entre outros.
Mas como ingressar no mercado?
Independentemente da área escolhida, é preciso dizer que o mercado dá preferência aos profissionais preparados para suprirem as demandas das empresas, ou seja, que contem com um diploma de nível superior no currículo. Por isso, cursar uma graduação é o primeiro passo para construir uma carreira satisfatória.
Em Macapá, a FAMA se destaca não só pela qualidade do ensino e do corpo docente, como também pelo foco no sucesso do aluno durante e após a sua formação.
Aqui na FAMA, temos a preocupação em direcionar o estudante para o mercado, oferecendo a ele oportunidades de adquirir experiência ainda na graduação. O Canal Conecta, por exemplo, é um portal de empregos exclusivo para os alunos, colocando-os em contato com um grande número de empresas parceiras. Uma chance e tanto para conseguir um estágio em Macapá, não é mesmo?
5. Faculdades na região de Macapá
Uma das grandes vantagens da Região Metropolitana de Macapá para quem tem interesse em cursar uma graduação é a presença de boas faculdades particulares. Como já dissemos, a FAMA é uma das instituições de ensino de destaque no Amapá. Entre os motivos para estudar conosco, podemos listar:
- alto nível de capacitação dos docentes;
- modalidades variadas de cursos (presencial, semipresencial e EAD);
- credenciamento e boas notas nos critérios do Ministério da Educação (MEC);
- plataforma de ensino virtual diferenciada, com a atuação de tutores capacitados;
- polos presenciais com ótima infraestrutura;
- apoio personalizado para cada fase da formação acadêmica;
- ligação com os projetos do governo amapaense, entre outras vantagens.
Como você pode perceber, a Região Metropolitana de Macapá é um destino estratégico para estudar e ingressar no mercado de trabalho. Lembre-se de que ter um diploma de nível superior já deixou de ser apenas um diferencial competitivo, tornando-se até mesmo indispensável para conquistar melhores oportunidades. Pensando nisso e considerando as informações do post, que tal ingressar na FAMA?
Em nosso próximo conteúdo, trouxemos mais motivos pelos quais vale a pena morar no Amapá e estudar com a FAMA. Aproveite que está aqui e confira agora mesmo!