5 dados relevantes sobre a Região Metropolitana de Macapá

imagem aérea da região metropolitana de macapá

O que você já sabe sobre a Região Metropolitana de Macapá? Situada no estado do Amapá, ela é composta pelos municípios da capital amapaense, Santana e Mazagão — reunindo belezas naturais, cultura e uma economia em plena expansão.

No entanto, por se tratar de um território no qual o turismo ainda não é tão forte como em outras localidades brasileiras, muitas pessoas ainda desconhecem o que a área tem a oferecer de melhor.

A boa notícia é que a Região Metropolitana de Macapá tem uma infraestrutura preparada para receber aqueles que desejam cursar o nível superior e iniciar uma carreira de sucesso, já que carece de mão de obra qualificada e abriga ótimas faculdades.

Foi pensando nisso que, neste post, separamos alguns dados relevantes sobre essas cidades do Amapá que você precisa conhecer, já que podem fazer a diferença em sua trajetória. Isso inclui:

  • população;
  • qualidade de vida;
  • economia;
  • áreas com maior demanda profissional;
  • melhor faculdade para investir.

Vamos lá?

1. População

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), a Região Metropolitana abriga 634.450 habitantes, somando a população das cidades de Macapá, Santana e Mazagão.

Trata-se de uma das maiores aglomerações urbanas do Norte brasileiro, e a tendência é que esse número venha a aumentar. Em 2019, por exemplo, o estado do Amapá teve um crescimento populacional de 2% em relação ao ano anterior. Muito disso se deve à expansão econômica da Região Metropolitana de Macapá, que impulsionou o comércio local e gerou a demanda para mão de obra qualificada.

2. Qualidade de vida

A Região Metropolitana de Macapá vem recebendo grandes investimentos em infraestrutura. As obras feitas nos últimos anos têm como objetivo aprimorar a mobilidade urbana, a ampliação da rede de saúde, entre outros aspectos importantes para melhorar o cotidiano da população.

Outro aspecto relacionado à qualidade de vida da região é a forte presença da cultura e da tradição em diversos aspectos da sociedade macapaense. O local reúne um conjunto de costumes, crenças e festividades típicas de um povo que não só preza por suas raízes, como também as incorpora no cotidiano em forma de culinária, arte, comportamento etc.

Teste Vocacional Rápido

3. Economia

Em 2019, o Amapá foi apontado como o melhor estado para se investir no Brasil. Segundo os indicadores, o Amapá chegou próximo de atingir a pontuação máxima, passando na frente das outras 27 unidades da federação brasileira. A notícia foi um ótimo incentivo para que mais empresas e indústrias apostassem suas fichas na economia amapaense, sobretudo nas grandes metrópoles.

Diante desse cenário, os setores econômicos que impulsionam a Região Metropolitana de Macapá, como o comércio, o extrativismo, a agricultura e a indústria foram e vem sendo bastante privilegiados. Tudo isso sem falar na excelente posição geográfica das cidades em questão, colocando-as no radar para relações comerciais com a América Central, América do Norte e até mesmo Europa.

4. Áreas com maior demanda de profissionais

Como consequência das informações que trouxemos no tópico anterior, alguns segmentos específicos tornaram-se referência na região de Macapá, como o de recursos minerais e florestais, produção de alimentos oriundos da pesca e da agricultura etc. Para mantê-los a todo vapor e movimentar o seu crescimento, é fundamental que contem com o auxílio de uma mão de obra qualificada e especializada, não concorda?

Segundo o SEBRAE, se você tem interesse em trabalhar e morar em Macapá, são grandes as chances de encontrar oportunidades nos mercados de:

  • agronomia e produção de grãos — com destaque para a soja;
  • agropecuária — produção de alimentos, importação e exportação de insumos etc.;
  • pesca e pesquisas em piscicultura — uma vez que a atividade pesqueira é extensa no estado do Amapá, especialmente em rios e mangues;
  • mineração — exploração de manganês, ferro, granito, ouro e outros recursos;
  • indústria madeireira e moveleira — fabricação de produtos feitos com essa matéria-prima, cultivada e extraída em florestas locais do Amapá, entre outros.

Mas como ingressar no mercado?

Independentemente da área escolhida, é preciso dizer que o mercado dá preferência aos profissionais preparados para suprirem as demandas das empresas, ou seja, que contem com um diploma de nível superior no currículo. Por isso, cursar uma graduação é o primeiro passo para construir uma carreira satisfatória.

Em Macapá, a FAMA se destaca não só pela qualidade do ensino e do corpo docente, como também pelo foco no sucesso do aluno durante e após a sua formação.

Aqui na FAMA, temos a preocupação em direcionar o estudante para o mercado, oferecendo a ele oportunidades de adquirir experiência ainda na graduação. O Canal Conecta, por exemplo, é um portal de empregos exclusivo para os alunos, colocando-os em contato com um grande número de empresas parceiras. Uma chance e tanto para conseguir um estágio em Macapá, não é mesmo?

5. Faculdades na região de Macapá

Uma das grandes vantagens da Região Metropolitana de Macapá para quem tem interesse em cursar uma graduação é a presença de boas faculdades particulares. Como já dissemos, a FAMA é uma das instituições de ensino de destaque no Amapá. Entre os motivos para estudar conosco, podemos listar:

  • alto nível de capacitação dos docentes;
  • modalidades variadas de cursos (presencial, semipresencial e EAD);
  • credenciamento e boas notas nos critérios do Ministério da Educação (MEC);
  • plataforma de ensino virtual diferenciada, com a atuação de tutores capacitados;
  • polos presenciais com ótima infraestrutura;
  • apoio personalizado para cada fase da formação acadêmica;
  • ligação com os projetos do governo amapaense, entre outras vantagens.

Como você pode perceber, a Região Metropolitana de Macapá é um destino estratégico para estudar e ingressar no mercado de trabalho. Lembre-se de que ter um diploma de nível superior já deixou de ser apenas um diferencial competitivo, tornando-se até mesmo indispensável para conquistar melhores oportunidades. Pensando nisso e considerando as informações do post, que tal ingressar na FAMA?

Em nosso próximo conteúdo, trouxemos mais motivos pelos quais vale a pena morar no Amapá e estudar com a FAMA. Aproveite que está aqui e confira agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.