Qual o valor de uma faculdade de Farmácia? Descubra!

estudante de farmácia

Saber qual o valor de uma faculdade de Farmácia é um ponto fundamental para ingressar nesse curso e seguir a carreira de farmacêutico. Além disso, é necessário incluir outras despesas durante a graduação. No entanto, existem diversas modalidades de negociação da dívida da faculdade além de grandes oportunidades no mercado de trabalho para o futuro profissional, fatores que pesam nessa escolha.

Se você quer saber quanto custa o curso de Farmácia, saiba que é preciso considerar a mensalidade, o material didático, os objetos de uso pessoal a serem utilizados durante o curso e nos laboratórios, além de despesas pessoais com alimentação e deslocamento, por exemplo.

Contudo, é preciso entender tudo isso com detalhes. Então, quer saber mais sobre quanto custa fazer o curso de Farmácia? Confira agora mesmo!

Qual é o valor da mensalidade?

Dentre as faculdades na área de saúde, o curso de Farmácia tem um valor de mensalidade intermediário se comparado à graduação de Medicina e à de Terapia Ocupacional ou Nutrição.

No entanto, na mensalidade de Farmácia está incorporada o valor das aulas teóricas e práticas e o pagamento dos professores e da manutenção da infraestrutura, principalmente no caso das faculdades particulares.

Outro ponto de diferença é a localização da instituição, modalidade e turno escolhidos. Na FAMA, podem ser encontradas mensalidades do curso de Farmácia a partir de R$489* no modelo semipresencial.

Quais são os custos extras (material didático, livros etc.)?

O valor da mensalidade da faculdade de Farmácia deve ser acrescido de outras despesas para avaliar o custo final. Nesse quesito se enquadra a aquisição de livros didáticos, fotocópias dos conteúdos e jaleco para as aulas práticas.

Em alguns casos, o aluno precisa arcar com as despesas para fazer um estágio não remunerado, como também os custos de transporte até a faculdade e das refeições quando as aulas acontecerem em dois períodos do dia como manhã, tarde ou noite.

Porém, como todo aluno esperto, algumas despesas podem ser divididas entre os colegas, e outros investimentos terão retorno financeiro, como no caso de vender livros e outros materiais para os calouros que vão fazer faculdade de Farmácia.

Além disso, há cursos de Farmácia no formato semipresencial, como o que a FAMA oferece em um dos polos de Macapá. Essa modalidade de ensino é mais flexível e, como a frequência de encontros presenciais é menor, os custos com a faculdade também são reduzidos. Que ótima oportunidade, não é mesmo?

Qual é o retorno obtido por esse investimento?

O futuro farmacêutico terá ótimas oportunidades de trabalho, principalmente para os recém-formados que são absorvidos quase que 80% nas farmácias e drogarias das pequenas e grandes cidades. Para isso, assim que formarem, é obrigatório requerer o registro profissional nos conselhos regionais, como o Conselho de Farmácia do Amapá.

Para aqueles que estavam fazendo estágio antes da conclusão do curso em áreas com Análises Clínicas, Indústria Farmacêutica, Farmácia de Manipulação, entre outras, existe grande possibilidade de contratação também.

No entanto, é fundamental que o aluno se dedique ao máximo durante a graduação, fazendo estágios e cursos extracurriculares para se diferenciar de seus concorrentes nos processos seletivos.

É possível conseguir desconto?

Existem diversos programas de desconto viabilizados pelo Governo Federal ou pela própria instituição, além dos chamados financiamentos estudantis. Enquanto os descontos são formalizados em bolsa, o financiamento ajuda no pagamento das mensalidades.

As bolsas de desconto normalmente são concedidas para alunos com rendimento acadêmico superior a 95%, e o financiamento estudantil é destinado aos estudantes que comprovem que com a renda familiar atual é impossível arcar com as mensalidades.

Para os dois processos, é preciso ler atentamente as condições de contrato, direitos e deveres de cada parte para não ter complicações futuras que comprometerão, inclusive, a conclusão a graduação.

Saber quanto custa a mensalidade de Farmácia é o segundo ponto a ser avaliado depois de conhecer os propósitos do curso. Além disso, é importante levantar todas as despesas mensais relacionadas à aquisição de material didático, transporte e refeições. No entanto, é possível obter desconto nas mensalidades, além de cursar a faculdade no modo semipresencial.

Não perca mais tempo! Inscreva-se para o vestibular de Farmácia e qualifique-se para conseguir ótimas colocações no mercado do trabalho!

*IMPORTANTE: Os valores apresentados foram extraídos do site vestibulares.com.br/fama no dia 22/06/2020 e são válidos para candidatos ingressantes no segundo semestre de 2020. Pode sofrer alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.