Qual é a diferença entre Biologia Licenciatura e Bacharelado?

estudante de biologia

A ciência que estuda a vida — a Biologia — é uma das mais fascinantes que existem! Poder se dedicar à evolução e à genética, conhecer tudo sobre os reinos animal e vegetal, entender sobre sustentabilidade e muitas outras curiosidades é o que aguarda o estudante de Ciências Biológicas.

Se você está pensando em entrar nessa faculdade, antes de tudo é preciso saber qual a diferença entre Biologia Licenciatura e Bacharelado e qual é a habilitação que mais combina com seu perfil.

Na sequência, vamos mostrar as características e o mercado de trabalho de cada uma, a fim de ajudar você a se decidir! Venha com a gente!

O que faz o profissional de Biologia?

O curso de Ciências Biológicas pode formar tanto profissionais bacharéis quanto licenciados.

Quem opta pelo Bacharelado em Biologia pode atuar como gestor em museus e zoológicos, como perito e em outras funções, em áreas como:

  • saúde e biotecnologia;
  • gestão ambiental e sustentabilidade;
  • pesquisador e professor do ensino superior.

O profissional de Ciências Biológicas pode, ainda, exercer sua função em laboratórios clínicos e de anatomia/citologia, em ONGs e empresas públicas ou privadas ou prestar consultoria como autônomo, inclusive na área de biodiversidade.

Já o biólogo licenciado pode trabalhar em escolas da educação básica, ou seja, no ensino fundamental e no médio, lecionando as disciplinas de Ciências, Química, Física e Biologia.

Sua atuação inclui:

  • produção de material didático;
  • pesquisa acadêmica;
  • desenvolvimento de produtos.

Ambos os cursos duram, em média, oito semestres. Aqui na Faculdade de Macapá, oferecemos o curso nas modalidades de ensino presencial (no Bacharelado) e semipresencial (na Licenciatura). Esta última modalidade é uma ótima opção para quem precisa de mais flexibilidade nos horários de estudo.

Como escolher entre Licenciatura ou Bacharelado em Biologia?

Nas duas habilitações você vai estudar tudo — mas tudo mesmo! — sobre a vida no planeta: macro e microbiologia, origem e evolução da vida, Botânica, Zoologia e Ecologia são alguns exemplos, só para você ter uma ideia.

Porém, como em outros cursos de Licenciatura, quem opta pela Licenciatura em Biologia tem acrescentadas à grade curricular as disciplinas pedagógicas, que preparam o profissional para atuar na sala de aula.

Enfim, Licenciatura ou Bacharelado?

Para escolher qual a melhor habilitação, pense em como você se enxerga daqui a cinco anos. O que estará fazendo? Consegue pensar em ensinar a crianças e adolescentes? Ou se vê mais em trabalhos de campo ou desenvolvendo pesquisas?

Se seu perfil é mais comunicativo e você tem facilidade de explicar a matéria, considere se tornar um professor de Ciências Biológicas. Caso não se sinta à vontade dando aulas para crianças e adolescentes, o Bacharelado pode ser a melhor escolha.

Para se decidir, não deixe de levar em consideração o mercado de trabalho, sobre o qual falaremos no próximo tópico. Contudo, lembre-se de que a graduação em Licenciatura proporciona uma formação mais abrangente, afinal, quem é licenciado pode atuar nas mesmas áreas que o bacharel e ainda tem a vantagem de poder dar aulas no ensino fundamental e médio.

Como é o mercado de trabalho para cada opção?

Quem faz Biologia em Macapá conta com excelente custo-benefício durante a graduação e, após se formar, um amplo mercado de trabalho.

Isso porque o curso de Ciências Biológicas na capital proporciona alta empregabilidade, tanto na cidade quanto no interior e nos estados vizinhos. E não poderia ser diferente para um estado que abriga diversas unidades de conservação e mais de 73% de seu território de Floresta Amazônica.

O salário médio do professor de ensino médio fica em R$ 2872*. Já o biólogo que atua em outras instituições tem como média salarial R$ 3438,51*. No entanto, esses valores mudam à medida que você se especializa.

Agora que você já conhece mais sobre a profissão e entendeu qual a diferença entre Biologia Licenciatura e Bacharelado, é hora de começar a pensar na sua formação! Não perca mais tempo, inscreva-se no vestibular da FAMA!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content