Psicólogo online: conheça essa tendência da profissão

paciente com psicólogo online

A tecnologia tem revolucionado as formas de trabalho consideradas, até então, convencionais. Com as melhorias nos softwares de videochamadas e demais recursos digitais, pode-se, até mesmo, contratar um psicólogo online.

Além disso, a área da saúde é uma das mais aquecidas no mercado de trabalho no Amapá — uma excelente oportunidade de carreira!

Por esse motivo, neste post, vamos apresentar um conteúdo completo com tudo o que é necessário saber sobre a tendência dos atendimentos psicológicos online. Boa leitura!

O que faz o psicólogo online?

Afinal, o que faz um psicólogo online? Orientação vocacional, mediação de conflitos empresariais e até avaliações psicológicas mais profundas. As atribuições de um psicólogo que atende na modalidade online não se diferenciam muito das de um psicólogo presencial.

Isso porque os profissionais também devem seguir a conduta técnica e a ética estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia em seus atendimentos, que serão realizados como os habituais.

O que é preciso para atender online?

Um ambiente silencioso e livre de interrupções são as principais exigências para uma consulta de psicologia online eficaz. Além disso, vale ressaltar a importância de uma boa conexão à internet, uma câmera que transmita imagens em alta resolução e qualidade no som dos aparelhos utilizados para a transmissão.

É possível, ainda, utilizar plataformas de atendimento online específicas para psicólogos, o que garante privacidade sobre o que for falado nas consultas, bem como os critérios de segurança estabelecidos pelo conselho.

Como funciona uma consulta online?

Uma consulta online funciona com os mesmos parâmetros da presencial. O paciente pode fazer uma pesquisa online digitando a profissão e a localização de interesse — “Psicologia no Amapá“, por exemplo.

Após encontrar um profissional que atenda às suas particularidades, o paciente marca um horário e recebe todas as instruções para acessar o consultório digital por um computador ou celular que seja compatível com o sistema.

A consulta acontece pelo período estabelecido e o paciente poderá, ou não, marcar uma nova consulta de acordo com sua necessidade.

Quais são os desafios e os benefícios de um atendimento digital?

Um dos maiores desafios de um atendimento digital, no entanto, é a falta de qualificação por parte de alguns profissionais da área na condução de suas carreiras em um cenário de constantes mudanças e inovações.

A FAMA, por exemplo, prioriza a preparação dos alunos para um mercado cada vez mais exigente, desenvolvendo as habilidades necessárias para que, quando formados — ou, até mesmo, antes disso por meio do Canal Conecta — tenham cada vez mais resultado.

Contudo, essa nova forma de trabalho também trouxe inúmeros benefícios para pacientes e, especialmente, para os profissionais. Vamos conhecê-los!

Acessibilidade

As consultas online tendem a ser mais acessíveis em relação aos valores cobrados por atendimento em grande parte dos casos. Lembrando que a alteração desse valor não é uma obrigatoriedade, mas uma possibilidade que fica a critério de cada profissional.

Universalização da prática

Poder atender ou ser atendido de qualquer lugar do mundo, a qualquer horário e sem a necessidade de locomoção é um dos maiores atrativos dessa nova modalidade de atendimento. O que facilita muito a vida, tanto dos pacientes, quando dos profissionais.

Menores custos para a regulamentação

Os custos para a regulamentação também são menores. Isso porque, como o atendimento pode ser feito dentro da própria casa do psicólogo, não há a necessidade de alugar uma sala ou um consultório, nem mesmo fazer vistorias no local.

Alta procura por esse serviço no Brasil

Além disso, a demanda por profissionais formados em Psicologia tem aumentado a cada ano, não apenas na área de terapias, mas também na atuação junto aos Recursos Humanos em empresas dos mais variados portes, o que faz da Psicologia uma das profissões em alta na região Norte.

De qualquer forma, para trabalhar como psicólogo online é necessário se especializar. E a melhor maneira de começar na profissão é escolhendo um curso de Psicologia em uma faculdade de qualidade comprovada.

Gostou da ideia? Inscreva-se no vestibular da FAMA ou conheça outras formas de ingresso e comece agora mesmo a construir uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.