Psicologia ou RH: qual é a melhor opção para cursar?

profissional de psicologia

Você não é a primeira nem será a última pessoa a ter dúvidas sobre fazer Psicologia ou RH. O perfil do estudante, mais orientado para pessoas do que tarefas, é compartilhado por ambos os cursos. Logo, é natural estar indeciso.

O melhor jeito de afastar as dúvidas é conhecer as duas áreas de atuação. Com uma visão clara do que fazem os profissionais, onde eles atuam e o que os alunos aprendem na graduação, você terá as informações necessárias para fazer uma boa escolha.

Então, que tal tirar essas dúvidas agora mesmo? Continue a leitura deste conteúdo para conhecer a diferença entre Psicologia e RH de uma vez por todas!

Saiba o que é estudado em cada graduação

As graduações têm propósitos diferentes. O curso de Psicologia reúne os conhecimentos sobre os processos mentais e comportamentais dos seres humanos. O Bacharelado de 5 anos tem o propósito de ajudar você a promover o bem-estar e o desenvolvido das pessoas.

Já o Curso de Gestão de RH qualifica o profissional para administrar as atividades, as rotinas, as estratégias e os serviços voltados para as pessoas de uma organização. Nos 2 anos do Tecnólogo, você aprenderá como recrutar pessoas, qualificar os colaboradores, avaliar o desempenho, cumprir a lei trabalhista etc.

Conheça as áreas de atuação para cada curso

Ambas as profissões têm área de atuação ampla. A faculdade de Psicologia, por exemplo, possibilita trabalhar em diferentes locais, como escolas, clínicas, consultórios, empresas e serviço autônomo.

Por sua vez, a faculdade de RH está mais focada em prestar serviços dentro das empresas e órgãos públicos, ligados aos processos de gestão relacionados aos colaboradores. Aqui no estado, ambos os profissionais são reconhecidos e valorizados, caso você tenha dúvidas se vale a pena fazer Psicologia ou cursar Gestão de Recursos Humanos no Amapá.

A média salarial do psicólogo no Brasil é de R$ 2.742,31*, enquanto o analista de RH ganha na faixa dos R$ 2.135,48*, em Macapá.

Entenda o que faz um Psicólogo e um Profissional de RH

Em suas áreas, os psicólogos auxiliam as pessoas nos cuidados com bem-estar, desenvolvimento das relações humanas e crescimento individual. Já o profissional de RH cuida dos processos de uma organização que são voltados para as pessoas, como treinamentos, avaliação, demissões e pagamentos.

Nas empresas, é muito comum os dois atuarem em conjunto para promover a motivação e preservar a saúde mental no trabalho. Nesse caso, o RH mapeia as necessidades e convoca o especialista para ajudar no planejamento e executar o projeto de melhoria.

Perceba que as funções de complementam. Se o RH identificasse a necessidade de conhecimentos de Matemática, ele convocaria um matemático. Já quando busca melhorias relacionados ao aspecto emocional dos trabalhadores, o especialista é o psicólogo.

Escolha uma faculdade de qualidade

Para somar um diploma reconhecido pelo MEC e uma formação de alta qualidade, você pode contar com nossos cursos e fazer Psicologia ou RH em Macapá. Você pode fazer o vestibular online ou usar a nota do Enem.

Aqui na FAMA, temos uma equipe altamente qualificada para preparar você para o mercado de trabalho. Nossos professores contam com títulos de especialistas, mestres e doutores em suas áreas, dando segurança sobre a qualidade do conteúdo.

Você também contará com o benefício exclusivo de acessar o Canal Conecta, que é um portal de empregabilidade. Nele, reunimos conteúdos sobre o mercado de trabalho, entrevistas de emprego e currículo profissional. Além disso, é possível concorrer por oportunidades de estágio para adquirir experiência durante a graduação.

Por isso, se você deseja fazer Psicologia ou RH, a FAMA oferece a qualificação necessária e facilita as primeiras oportunidades. Assim, você sairá um profissional preparado para conquistar uma boa remuneração e tranquilidade no emprego.

Se já escolheu a sua área, faça a sua inscrição no vestibular e dê início a sua carreira!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.