8 profissões na área da saúde promissoras para 2020

Os cursos da área da Saúde são sempre muito procurados por estudantes — e eles vão muito além da tradicional graduação em Medicina. As profissões desse segmento promissor costumam ter bons salários e alto índice de empregabilidade.

O aumento da expectativa de vida da população, a carência de especialistas nos mais diferentes ramos, a necessidade de pesquisas tecnológicas e o surgimento de novas áreas do conhecimento o tornam ainda mais importante.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer as profissões na área da Saúde mais promissoras para 2020 e escolher aquela que mais combina com o seu perfil. Vamos lá!

1. Biomedicina

A Biomedicina é uma carreira da Saúde muito procurada por quem tem interesse em trabalhar em laboratórios. Esse profissional é responsável por estudar, identificar e classificar os microrganismos que podem causar doenças.

Além disso, ele desenvolve pesquisas para encontrar vacinas e medicamentos que previnem patologias e epidemias. O biomédico também pode apurar as formas de tratamento e atuar em conjunto com outros profissionais da Saúde.

Análises moleculares e hematológicas também fazem parte da sua rotina de trabalho, assim como o diagnóstico de enfermidades e contaminações em alimentos. Para isso, ele deve fazer exames e realizar a interpretação dos resultados das análises clínicas.

2. Educação Física

Você deve se lembrar das aulas de Educação Física na escola. No entanto, o trabalho desse profissional vai muito além das escolas. O educador físico é responsável por criar e monitorar programas de atividades físicas.

Ele também ajuda na preparação de atletas de diversas modalidades esportivas e no tratamento e recuperação de pessoas com deficiência. Além das instituições de ensino, academias, clubes e ONGs são os locais que mais contratam esse profissional.

Outra possibilidade é trabalhar em grupos ou um fazer uma atividade direcionada, como é o caso dos personal trainers (treinadores pessoais). Para exercer essa profissão, é necessário ser bacharel em Educação Física e ser registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

3. Enfermagem

Quando pensamos em profissões na área da Saúde promissoras, a Enfermagem logo vem à mente. O enfermeiro atua em parceria com outros profissionais e se dedica a manter, promover e restabelecer a saúde e o bem-estar dos seus pacientes.

Esse trabalho é essencial em clínicas e hospitais. Dependendo das necessidades do paciente, o enfermeiro também pode fazer o atendimento domiciliar. Entre as suas responsabilidades, estão:

  • supervisionar a alimentação e higiene;
  • administrar remédios;
  • fazer curativos;
  • aplicar injeções;
  • entre outras.

Outra possibilidade é dar aulas em cursos técnicos e profissionalizantes, formando técnicos e auxiliares de enfermagem. Para isso, é fundamental ter formação em uma faculdade na área da Saúde de qualidade.

4. Farmácia

O farmacêutico estuda a composição de cosméticos, medicamentos e alimentos industrializados para orientar todo o processo de produção. Para isso, é importante realizar pesquisas e testes de substâncias até obter o melhor resultado.

Outra possibilidade é atuar em laboratórios de análises clínicas, realizando exames para diagnosticar e acompanhar doenças. Caso queira trabalhar em farmácias, o profissional fica responsável pela distribuição de remédios, além de preparar fórmulas personalizadas ou tradicionais. Assim, a Farmácia pode ser a melhor opção para quem gosta de ciência e busca uma carreira em Saúde.

5. Fisioterapia

O trabalho do fisioterapeuta é identificar e tratar problemas causados por doenças adquiridas, alterações genéticas, acidentes e vícios de postura. Assim, o profissional previne e trata lesões e doenças, usando exercícios, técnicas e massoterapia.

Para isso, ele utiliza terapias com o objetivo de desenvolver, restaurar e manter a capacidade funcional e física dos pacientes. Clínicas e hospitais são as instituições que mais contratam fisioterapeutas.

Outra opção é empreender e abrir sua própria clínica de Fisioterapia. Caso queira oferecer atendimento particular, também é possível ir à casa de pessoas acidentadas ou com distúrbios respiratórios, neurológicos ou cardíacos.

6. Odontologia

Uma das profissões na área da Saúde mais promissoras, a Odontologia, é a carreira ideal para quem quer cuidar da estética e da saúde bucal das pessoas. O foco de trabalho do cirurgião dentista é o tratamento dos dentes, dos ossos do rosto e da boca dos pacientes. É possível se especializar em diferentes áreas, desde a dentística (ou odontologia estética) até a periodontia.

O custo com equipamentos e instalações é bem elevado, por isso, muitos recém-formados optam por abrir consultórios juntos. No entanto, também é possível atender em clínicas e hospitais particulares ou prestar concurso para atuar como funcionário público na área da Saúde.

7. Psicologia

Hoje, a importância de ter a mente saudável está em destaque. Para ser um bom psicólogo, é fundamental estudar o comportamento das pessoas e os fenômenos psíquicos pelos quais elas passam, levando em consideração suas ideias, emoções e valores.

O trabalho desse profissional é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais, doenças mentais e transtornos de personalidade. É possível atuar em diversas áreas e com diferentes tipos de terapias, como:

  • cognitivo-comportamentais;
  • psicanalíticas e psicodinâmicas;
  • humanistas;
  • entre outros.

Quem escolhe cursar Psicologia, em geral, trabalha em hospitais, empresas, instituições de tratamento e saúde, além de ter seu próprio consultório. Seu atendimento visa recuperar não apenas a saúde psicológica das pessoas, como também a física. Caso deseje atuar em escolas, é possível se tornar um orientador educacional ou, em empresas, você encontrará espaço no setor de Recursos Humanos.

8. Radiologia

O tecnólogo em radiologia é um dos profissionais da Saúde que opera equipamentos de diagnóstico por imagem. Assim, ele obtém radiografias digitais ou convencionais que podem ser utilizadas nas áreas médicas, veterinárias e odontológicas.

O profissional ajuda a realizar exames em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais e laboratórios. O objetivo desses resultados é ajudar a identificar patologias e alterações em órgãos internos do corpo. Sendo o único desta lista na modalidade Tecnólogo, o curso de Radiologia tem duração de apenas 6 semestres.

As profissões na área da Saúde promissoras têm um mercado de trabalho bastante amplo e diversificado, com carreiras nos mais diferentes ramos. Além disso, elas proporcionam um bom retorno profissional e pessoal, pois esses profissionais são responsáveis por proporcionar a saúde e o bem-estar dos seus pacientes.

Mas não se esqueça de que, para atuar nas áreas e se tornar um profissional requisitado pelo mercado, você precisa fazer o curso específico em uma faculdade de qualidade. A FAMA, além de ter um grande reconhecimento no mercado, oferece toda a infraestrutura necessária e corpo docente especializado para que você consiga ter uma formação de excelência, unindo os conhecimentos teóricos à prática, tão importante no dia a dia da profissão!

Já sabe em qual área quer seguir carreira? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e veja quais carreiras seus amigos pensam em seguir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.