12 profissões na área da saúde promissoras

profissoes área da saúde

As profissões na área da saúde são sempre muito procuradas por inúmeros estudantes — e elas vão além da tradicional graduação em Medicina. Além disso, os cursos desse segmento promissor costumam garantir bons salários e um alto índice de empregabilidade, principalmente depois da pandemia.

O aumento da expectativa de vida da população, a carência de especialistas nos mais diferentes ramos, a necessidade de pesquisas tecnológicas e o surgimento de novas áreas do conhecimento também tornam essas atribuições profissionais ainda mais relevantes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer melhor as principais profissões da saúde e escolher aquela que mais combina com o seu perfil. Confira e dê início à carreira que sempre sonhou!

Biomedicina

A Biomedicina é uma carreira da saúde bastante procurada por quem tem interesse em trabalhar em laboratórios. O profissional é responsável por estudar, identificar e classificar os microrganismos que podem causar doenças, por exemplo.

Além disso, ele desenvolve pesquisas a fim de encontrar vacinas e medicamentos que previnem patologias e epidemias. O biomédico também pode apurar as formas de tratamento e atuar em conjunto com outros profissionais da saúde.

Análises moleculares e hematológicas fazem parte da sua rotina de trabalho, assim como o diagnóstico de enfermidades e contaminações em alimentos. Para isso, ele deve fazer exames e realizar a interpretação dos resultados das análises clínicas.

Educação Física

Você deve se lembrar das aulas de Educação Física na escola, não é? Só que o trabalho desse profissional vai muito além desse ambiente de ensino. O educador físico também é responsável por criar e monitorar variados programas de exercícios corporais.

Ele ajuda na preparação de atletas de diversas modalidades esportivas e no tratamento e na recuperação de pessoas com deficiência. Além das instituições de ensino, as academias, os clubes e as ONGs são os locais que mais contratam esse profissional.

Outra possibilidade é trabalhar em grupos ou fazer uma atividade direcionada, como é o caso de um personal trainer (treinador pessoal). Para exercer a profissão, é necessário ter Bacharelado em Educação Física e se registrar no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Enfermagem

Quando pensamos em profissões na área da saúde que são promissoras, a Enfermagem logo vem à mente. O enfermeiro atua em parceria com outros profissionais e se dedica a manter, promover e restabelecer a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Esse trabalho é essencial em clínicas e hospitais. Dependendo das necessidades da pessoa assistida, o enfermeiro também pode fazer o atendimento domiciliar. Entre as suas responsabilidades, estão:

  • supervisionar alimentação e higiene;
  • administrar remédios;
  • fazer curativos;
  • aplicar injeções etc.

Outra possibilidade é dar aulas em cursos técnicos e profissionalizantes, formando técnicos e auxiliares em Enfermagem. Para isso, é fundamental ter formação em uma faculdade na área da saúde de qualidade.

Farmácia

O farmacêutico estuda a composição de cosméticos, medicamentos e alimentos industrializados de modo a orientar todo o processo de produção. Logo, é importante realizar pesquisas e testes de substâncias até obter o melhor resultado. Por isso, o curso de Farmácia pode ser a melhor opção para quem gosta de ciência e busca uma carreira em saúde.

Também dá para atuar em laboratórios de análises clínicas, realizando exames de diagnóstico e acompanhamento de doenças. Caso queira trabalhar em farmácias, o profissional fica responsável pela distribuição de remédios, além de preparar fórmulas personalizadas ou tradicionais.

Fisioterapia

O trabalho do fisioterapeuta é identificar e tratar problemas causados por doenças adquiridas, alterações genéticas, acidentes e vícios de postura. Assim, o profissional previne e trata lesões e outras enfermidades, usando exercícios, técnicas específicas e massoterapia.

Nesse cenário, ele utiliza terapias com o objetivo de desenvolver, restaurar e manter a capacidade funcional e física dos pacientes. Clínicas e hospitais são as instituições que mais contratam fisioterapeutas, mas é possível empreender e abrir o seu próprio negócio em Fisioterapia.

Odontologia

Uma das profissões na área da Saúde mais promissoras é a Odontologia. A carreira é ideal a quem quer cuidar da estética e da saúde bucal das pessoas. O foco de trabalho do cirurgião dentista é o tratamento dos dentes, dos ossos do rosto e da boca dos pacientes. É possível se especializar em diferentes áreas, desde a Odontologia Estética até a Periodontia.

O custo com equipamentos e instalações é bem elevado, por isso, muitos recém-formados optam por abrir consultórios juntos. Contudo, também é possível atender em clínicas e hospitais particulares ou prestar concurso para atuar como funcionário público na área da saúde.

Teste Vocacional Rápido

Psicologia

Nunca foi tão importante cuidar da saúde mental quanto agora, não é mesmo? E é justamente por isso que essa é uma área em alta, considerada como uma das profissões do futuro. Para ser um bom psicólogo, então, é fundamental estudar o comportamento das pessoas e os fenômenos psíquicos pelos quais elas passam, considerando suas ideias, emoções e valores.

O trabalho desse profissional é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais, doenças mentais e transtornos de personalidade. É possível atuar em diversas áreas e com diferentes tipos de terapias, como:

  • cognitivo-comportamentais;
  • psicanalíticas e psicodinâmicas;
  • humanistas etc.

Quem escolhe cursar Psicologia, em geral, trabalha em hospitais, empresas, instituições de tratamento e saúde, além de ter seu próprio consultório. O atendimento visa recuperar não apenas a saúde psicológica das pessoas, como também a física. Caso deseje atuar em escolas, é possível se tornar um orientador educacional ou, em empresas, você encontrará espaço no setor de Recursos Humanos.

Radiologia

O tecnólogo em Radiologia é um dos profissionais da saúde que opera equipamentos de diagnóstico por imagem. Ele obtém radiografias digitais ou convencionais que podem ser utilizadas nas áreas médicas, veterinárias e odontológicas.

O profissional ajuda a realizar exames em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais e laboratórios. O objetivo dos resultados é ajudar a identificar patologias e alterações em órgãos internos do corpo. Como a modalidade de ensino é técnica, o curso de Radiologia tem duração de apenas 6 semestres.

Nutrição

Com a crescente consciência da importância da reeducação alimentar, o curso de Nutrição tem se tornado um dos mais procurados por estudantes que gostam da área de saúde. Com duração de 4 anos, a graduação forma profissionais capacitados a acompanhar pacientes por meio da alimentação.

O objetivo maior é alcançar a qualidade de vida e a saúde desejadas por meio de um acompanhamento nutricional pensado sob medida para cada pessoa. O processo ajuda na prevenção e no tratamento de doenças, mas também pode ser um forte aliado no desempenho de atletas e no mercado da estética — para emagrecimento ou ganho de peso.

O nutricionista também pode planejar, coordenar e aplicar diversos programas e políticas de nutrição e alimentação. É possível atuar no setor privado, público ou como profissional autônomo, com diagnóstico, acompanhamento nutricional, manipulação, produção e até fornecimento de refeições balanceadas.

Gestão Hospitalar

A saúde também precisa de pessoas capacitadas para atuar na área administrativa. Nesse sentido, o curso de Gestão Hospitalar é o mais indicado, pois foca os processos organizacionais e logísticos pensados especificamente para o setor.

Como é uma graduação mais curta, por se tratar de uma formação em Tecnólogo, o profissional conta com aulas teóricas e práticas para começar a atuar no mercado no auxílio e desenvolvimento de soluções para o ambiente hospitalar em relação a materiais, equipamentos, pessoas e outros aspectos de gestão.

Estética e Cosmética

Outra profissão na área da saúde em destaque no mercado atual é a de Estética e Cosmética. O curso Tecnólogo abre portas para que você atue com estética corporal e facial, utilizando diferentes técnicas e terapias alternativas não só para embelezamento, mas com foco na promoção da qualidade de vida.

Aqui, beleza, saúde e bem-estar estão de mãos dadas, e a formação profissionalizante é requerida em centros de estética e até no acompanhamento de processos pré e pós-cirúrgicos. Mas ainda é possível atuar com terapia capilar, podologia, maquiagem profissional, massoterapia, visagismo e consultoria de imagem pessoal.

Ciências Biológicas

Quem faz o curso de Ciências Biológicas não tem como único caminho a docência, sabia? Apesar de a Licenciatura formar professores capacitados a atuar no ensino formal e não formal do ensino fundamental e médio de maneira pedagógica, essa graduação também ajuda a promover pesquisas na área e desenvolver materiais didáticos sobre Biologia em editoras.

É possível ainda oferecer consultoria em gestão de projetos de conservação ambiental, seja em empresas, seja em órgãos públicos, como secretarias estaduais e municipais. Outra vertente do biólogo é realizar curadoria e conservação em museus voltados às Ciências Biológicas. Mas não para por aí! Há espaço na indústria de alimentos e bebidas, por exemplo, e na fabricação de medicamentos.

Na verdade, o licenciado em Biologia tem as mesmas oportunidades profissionais que o bacharel, porém, tem capacitação para dar aulas no ensino fundamental e no ensino médio. Ou seja, ter um diploma em Licenciatura é uma carta na manga para quem deseja ampliar as possibilidades de atuação no mercado.

Invista em formação de qualidade

Como você viu, as profissões na área da saúde mais promissoras têm um mercado de trabalho bastante amplo e diversificado, com carreiras nos mais diferentes ramos. Além disso, elas trazem um bom retorno profissional e pessoal, pois os profissionais são responsáveis por proporcionar a saúde e o bem-estar das pessoas. Isso não é maravilhoso?

Mas não se esqueça de que, para atuar nas áreas e se tornar um profissional requisitado, você precisa fazer um curso específico em uma faculdade de qualidade. A FAMA, além de ter um grande reconhecimento no mercado, oferece toda a infraestrutura necessária e um corpo docente especializado para que os alunos consigam ter uma formação de excelência, unindo os conhecimentos teóricos à prática — algo tão importante no dia a dia dessas profissões.

Então, já sabe em qual área da saúde quer seguir carreira? Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: dá para contar com a FAMA nessa jornada! Faça sua inscrição no vestibular online ou conheça outras formas de ingresso e comece já a investir na sua educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.