Quais são as profissões em alta na região Norte?

estudante vendo certificações com parceiros

A economia na região Norte girou em torno do extrativismo vegetal por muito tempo. Hoje em dia, porém, está muito mais diversificada. A agropecuária está em crescimento, a Indústria não para de se expandir, o Comércio está movimentado e até o Turismo vive um momento de impulsão.

Com isso, a lista de profissões em alta na região Norte é versátil e muito interessante para quem ainda não escolheu a carreira dos seus sonhos. Neste post, vamos falar justamente das atuações profissionais mais promissoras e dar dicas para que você consiga as melhores oportunidades. Continue!

As profissões em alta na região Norte

Com base nos principais movimentos econômicos da região, algumas das carreiras no Norte com tendência de crescimento são:

Depois da crise econômica de 2013, que abalou todo o país, o mercado de trabalho no Amapá e em outros estados da região Norte vêm reagindo com um aumento na procura por profissionais capacitados e especializados. Veja um pouco sobre cada uma dessas profissões!

Administração de empresas

Sabia que, de acordo com o último relatório do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (DEPEC), a Administração Pública e o Comércio estão entre os setores que mais contribuem com o PIB do Amapá? Essas atividades correspondem a 44% e 13%, respectivamente, das movimentações econômicas na região.

Por isso, investir em profissões voltadas para a Administração de Empresas é uma excelente pedida. Você pode fazer um curso de Administração para ter uma formação mais ampla, um tecnólogo em Gestão Pública, caso se interesse mais por atuar na iniciativa pública ou, ainda, um tecnólogo em Empreendedorismo, se o seu objetivo é abrir o próprio negócio.

Agronomia

Outro pilar econômico da região Norte é o Agronegócio. No Amazonas, por exemplo, as atividades agropecuárias registraram um crescimento de 7,59% em 2019, em relação ao primeiro trimestre de 2018. Essa tendência também é observada em outros estados da região.

O Censo Agro 2017, feito pelo IBGE, indica que a área utilizada para a produção agropecuária no Amapá cresceu nada menos que 72% nos 10 anos anteriores à pesquisa. Por isso, uma das profissões mais promissoras na região Norte é a do agrônomo, consolidada por meio de um curso de Agronomia.

Ciência da Computação

Que as carreiras voltadas para o desenvolvimento tecnológico estão em alta, não é nenhuma novidade! Para que você tenha uma ideia, mesmo em um cenário de forte desemprego como o que vivenciamos atualmente no Brasil, a expectativa é que sejam criados 70 mil empregos na área de tecnologia até 2024, conforme a reportagem do Estadão.

E olha só: a tendência é que não haja um número de profissionais compatível com essa demanda. Com isso, o que não faltam são oportunidades de profissões do futuro para quem faz um curso de Ciência da Computação, seja para trabalhar com o desenvolvimento de software ou gestão de bancos de dados, seja com tecnologia da informação, entre outras frentes.

Engenharias

As Engenharias também não perdem seu posto de carreiras com alta empregabilidade. No mercado de trabalho do Norte, essa á uma tendência que se mantém. Afinal, a criação de grandes polos industriais abre muitas vagas para engenheiros, desde os especializados em produção até os de automação.

Aqui na FAMA, você encontra várias opções de Engenharias, cada uma com uma ênfase e amplas possibilidades de carreira no Norte. São elas:

Conforme expectativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), somente no Amapá, serão criados quase 11 mil postos de trabalho na área industrial até 2023. O grande destaque fica para a área de energia e telecomunicações, em que os engenheiros ambientais, eletricistas e de controle são bem-vindos, além da metalmecânica.

Gestão de Recursos Humanos

Com tantos setores aquecidos e diversas profissões em alta na região Norte, uma área que merece atenção é o desenvolvimento humano, responsável pela contínua expansão econômica. Assim, profissionais que atuam juntamente aos recursos humanos de empresas privadas e órgãos da iniciativa pública são muito procurados.

Nesse sentido, é interessante fazer um tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, para quem quer uma formação mais rápida e técnica. Agora, para quem quer possibilidades de atuação mais amplas e aprofundadas, o curso de Psicologia é uma excelente opção.

Marketing

Por fim, os analistas de Marketing também se deparam com um cenário animador na oferta de empregos. Um dos impulsionadores é o comércio no Amapá, que já é bastante expressivo no mercado de trabalho no Norte e tende a continuar crescendo.

E, com os avanços da Era Digital, cada vez mais as empresas percebem que não é tão fácil fazer marketing hoje em dia. Para chamar atenção no universo das mídias digitais, o profissional formado com um tecnólogo em Marketing conhece técnicas e tendências que ajudam na sua inserção no mercado.

Dicas para conseguir as melhores vagas

Agora que você conhece as profissões em alta na região Norte, confira algumas dicas para destacar seu currículo!

Faça uma graduação na FAMA

Com um sistema de ensino dinâmico, apoio personalizado e um processo inovador de avaliação continuada, a FAMA garante uma formação muito rica. Além disso, você pode optar por vários cursos de graduação, entre Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos, nas mais diversas áreas de conhecimento.

Realize estágios

Além de uma graduação de qualidade no currículo, a experiência de estágio é sempre vista com bons olhos pelos recrutadores. Aqui na FAMA, nossos alunos contam com o canal Conecta, um portal exclusivo de vagas de emprego e estágio em várias empresas parceiras no Brasil.

Invista na sua capacitação

Para se destacar ainda mais e conseguir as melhores vagas, a dica é investir na sua capacitação. Cursos de extensão, novos idiomas, experiência profissional no exterior, contribuição com a pesquisa científica: essas são apenas algumas ideias de como buscar uma formação ainda mais completa.

Como você viu, as profissões em alta na região Norte são bastante variadas e respondem aos movimentos econômicos dos últimos anos. Para ter uma boa colocação no mercado, porém, você precisa de um perfil de destaque, a começar por uma graduação de qualidade!

Por isso, veja também nosso post sobre as 6 principais formas de ingresso na FAMA! Comece a construir sua carreira agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.