Como o PRODAP incentiva a inovação no Amapá?

estudantes conferindo novidades de inovação

Você sabe o que é PRODAP? Esse órgão tem contribuído bastante para a inovação e melhoria da economia do Amapá. Por isso, é muito importante para todo profissional que atua no estado e deseja conquistar uma carreira de sucesso.

Na prática, diversos setores são beneficiados pela sua atuação e, a partir de agora, você poderá conhecê-los melhor. Preparamos um post completo sobre o assunto com o objetivo de sanar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a entender como o Amapá está investindo em inovação.

Ficou curioso? Continue a leitura e confira:

  • o que é PRODAP;
  • em quais setores da economia do Amapá ele atua;
  • quais são os seus projetos mais importantes;
  • como a inovação PRODAP está contribuindo para o desenvolvimento do Amapá.

O que é PRODAP?

O PRODAP é o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá, uma autarquia do Estado que desenvolve e implementa soluções de tecnologia e de telecomunicação na Administração Pública do Amapá. O intuito é modernizar o setor público e desenvolver a economia.

O órgão tem como alguns de seus valores o reconhecimento da qualidade pelo cliente, a inovação e a ética. Sua missão é oferecer recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação com qualidade e segurança, dando o suporte necessário para que os gestores públicos do Estado do Amapá tomem decisões acertadas.

Em síntese, o PRODAP tem foco em tornar a máquina pública mais eficiente, capaz de prestar serviços à população em um tempo cada vez menor e com a qualidade necessária.

Em quais nichos de mercado o PRODAP atua?

Conforme mencionamos, o PRODAP é uma autarquia pública ligada ao Estado do Amapá que foi criada para modernizar e inovar a prestação de serviços à população. Para isso, ela cria e coloca em funcionamento diversas soluções tecnológicas.

Mas, afinal, em quais setores é possível perceber sua atuação? Em resumo, o órgão é uma presença marcante em diversos nichos de mercado, como saúde, educação, meio ambiente, agronomia e segurança.

Por meio dos serviços oferecidos, como a rede de comunicação (que permite que inúmeros órgãos da Administração Pública se interconectem à rede estadual de comunicação de dados) e a gestão de banco de dados, vários setores são beneficiados. Esse é o caso da agronomia no Macapá.

Quais são os projetos de maior impacto do PRODAP?

Você já conheceu o PRODAP e entendeu como ele é importante para a economia da região Norte do Brasil, mas ainda existe uma dúvida: afinal, que tipo de recurso ele produz?

Para ajudá-lo a entender, selecionamos alguns dos projetos de maior expressão dessa autarquia, demonstrando como sua atuação gera impactos positivos para o Governo do Amapá e, claro, para toda a população do estado. Confira!

Provedor de internet

O provedor de internet é um dos principais serviços oferecidos pela autarquia às secretarias, órgãos e demais autarquias do estado do Amapá. Dessa forma, ela contribui para o maior acesso à internet e modernização da Administração Pública.

Com essa iniciativa, os funcionários públicos conseguem enviar e-mails, automatizar processos e realizar suas funções com mais agilidade. Além disso, é oferecido um suporte técnico aos gestores referente a falhas no acesso à internet e seus serviços. A iniciativa visa a evitar a suspensão das atividades do Estado e a minimizar os impactos desses problemas na vida dos cidadãos e servidores.

Projeto Cidadão Digital

O Projeto Cidadão Digital é uma iniciativa que busca ofertar qualificação profissional para jovens, com o foco em edição de vídeo, áudio, fotografia e tratamento de imagens para várias finalidades.

Trata-se de um projeto muito importante no Estado, pois abre novas oportunidades para o público-alvo. Ele leva conhecimento e ajuda diversos jovens a usar recursos digitais, além de incentivá-los a buscar novas técnicas de aprendizado a favor do seu crescimento profissional.

Rede de Comunicação

O serviço de Rede de Comunicação é mais uma iniciativa do PRODAP para permitir que os órgãos da Administração Pública do Amapá estejam interligados e acessem a rede estadual de comunicação de dados.

O objetivo principal é garantir que os órgãos públicos do Estado, mesmo estando distribuídos em diversas localidades e regiões, possam acessar uma única estrutura. Profissionais de TI são contratados para trabalhar nesse projeto e proporcionar mais eficiência ao trabalho prestado pelo Estado.

Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais (SEIIC)

O Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais (SEIIC) é uma plataforma online com objetivo de gerar um grande banco de dados de artistas com a finalidade de facilitar contratações para eventos promovidos pelo Estado do Amapá.

Por meio do sistema, o prestador de serviços consegue se cadastrar e informar que tipo de trabalho fornece. Desse modo, consegue aproximar a classe artística do estado à Secretaria de Cultura e à população em geral.

Inovação PRODAP: como a autarquia favorece o Amapá?

Em um mundo globalizado e com sociedades cada vez mais complexas, o Estado passa a ser bastante demandando. Para conseguir prestar um serviço de qualidade e garantir que o cidadão tenha suas necessidades atendidas, é fundamental investir em inovação.

Foi pensando nesse cenário que o PRODAP surgiu. Como vimos, a autarquia atua em diversos setores da economia e garante que a modernização no setor de Tecnologia da Informação gere impactos positivos para a população.

Aliás, é importante destacar que a autarquia foi o primeiro órgão público da área de TI do Brasil a aderir à InovaGov — que busca formar uma parceria entre o público, o privado e as faculdades em torno de um mesmo objetivo: a inovação do serviço público.

Essa rede é formada por órgãos e entidades de várias esferas de poder e de outros estados brasileiros. Assim, está revolucionando a maneira como os governantes conduzem seus projetos e atendem às necessidades da população.

Não há dúvidas de que essa é uma iniciativa de grande importância para a inovação do Estado do Amapá. Ele está sempre incentivando a participação popular e realizando competições e contratações de funcionários para garantir a continuidade de suas atividades com eficiência.

Para conseguir uma vaga no órgão, é fundamental investir em uma formação profissional de qualidade. Para isso, você pode contar com a FAMA. Aqui, conhecemos as necessidades do mercado do Amapá, oferecemos várias formas de ingresso e contamos com professores altamente capacitados para a tarefa de ajudar você a se tornar um profissional bem-sucedido.

Se você está pensando em cursar uma faculdade, já sabe que esse órgão existe e que oferece muitas oportunidades. Afinal, trabalhar no PRODAP pode ampliar suas chances de alcançar uma carreira de sucesso.

Você percebeu que há muitas oportunidades de trabalho para quem tem formação na área de tecnologia no PRODAP? Quer aproveitá-las? Veja como conseguir uma bolsa de estudos em Ciência da Computação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Ah ah que conteudo demais. Muito obrigado! comofazertccemcurtoprazo.blogspot.com/

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.