Pós-graduação em Gestão Hospitalar: por que é importante se especializar

fachada fama faculdade de macapá

A área da saúde se destaca por sua evolução e crescimento constante. O Brasil é considerado verdadeira potência na área da saúde, ocupando a 8ª posição no ranking global do setor, além de possuir a quarta maior concentração de médica. De acordo com uma pesquisa do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o setor gera cerca de R$ 300 bilhões por ano, além de ser responsável por 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Com esse mercado aquecido e em plena expansão, a demanda por profissionais experientes é cada vez maior, principalmente aqueles que possuem uma pós-graduação ou MBA na área da saúde. Se você tem interesse em desenvolver carreira em uma área que é tendência no mercado, continue nesse texto e descubra por que a área de Gestão Hospitalar pode ser o caminho certo para se destacar no mercado de trabalho.

O que faz o Gestor Hospitalar?

O Gestor Hospitalar é o profissional responsável por administrar as atividades desenvolvidas nas instituições de saúde, incluindo as equipes de trabalho e os departamentos responsáveis por manter a operação em pleno vapor. O profissional deve ter conhecimento sobre todos os aspectos que possam interferir na instituição, como legislação, marketing, atendimento ao cliente, manutenção, recursos humanos e os aspectos financeiros e contábeis da instituição.

Esse conhecimento é fundamental para que o gestor tenha uma visão estratégica da operação, conseguindo prever problemas e antecipar possíveis soluções, evitando situações que impactem a rotina da instituição ou afetem a qualidade dos serviços realizados ou a percepção dos pacientes.

Com tantas responsabilidades, o gestor hospitalar deve ter habilidades como:

Liderança

Além de tomar decisões estratégicas diariamente, o gestor deve ser um líder exemplar, tendo facilidade em lidar com pessoas, já que ele estará em constante contato com médicos, equipe administrativa, fornecedores, entre outros.

Organização

Com uma rotina tão intensa e dinâmica, a organização é uma característica fundamental para o gestor hospitalar. Ao lidar com assuntos tão variados, é necessário que ele acompanhe de perto todos os pontos cruciais para a operação de cada departamento e da instituição de saúde como um todo.

Olhar analítico

O trabalho do gestor envolve diversas atividades complexas e requer habilidade de lidar com problemas e desenvolver soluções rápidas e eficientes. Nesse sentido, é necessário que o profissional tenha uma visão mais analítica para interpretar as situações, tendo uma atuação mais estratégica para resolver qualquer ocorrência que impacte na operação da instituição

Como atuar na área de Gestão Hospitalar?

A melhor forma de entrar na área e trilhar uma carreira de sucesso é através dos cursos de pós-graduação em Gestão Hospitalar.  Ao optar por uma pós-graduação FAMA, você terá uma visão aprofundada dos processos da área, além de desenvolver as habilidades e competências imprescindíveis para essa posição.

Para quem já atua na área e precisa de maior flexibilidade para se dedicar aos estudos, a pós-graduação EAD é a melhor opção: é possível assistir as aulas à qualquer momento e de qualquer lugar. Impulsione a sua carreira com a Pós Fama!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.