6 passos para uma pesquisa bibliográfica eficiente

estudante que faz pesquisa bibliográfica

Durante a graduação muitos trabalhos são feitos e, nos últimos semestres, o aluno desenvolve uma monografia como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para a realização dessas atividades acadêmicas, o primeiro passo é a pesquisa bibliográfica. Por isso, entender como otimizar essa etapa permite uma melhor administração do tempo e mais desempenho nos estudos.

Sendo assim, a FAMA preparou um conteúdo especial com as características de pesquisa bibliográfica eficiente. Confira!

O que é pesquisa bibliográfica?

A pesquisa bibliográfica tem como objetivo reunir o material teórico desenvolvido sobre um determinado tema. Ou seja, é o estudo de referências publicadas e reconhecidas, como livros, artigos científicos, dissertações e, até mesmo, websites.

Portanto, a pesquisa bibliográfica é fundamental para o cumprimento da metodologia científica, tanto na primeira quanto na segunda graduação. Afinal, é necessário um ponto de partida e uma fundamentação para o seu trabalho, e isso só é possível com uma base teórica sólida por meio de estudos já realizados.

Agora que você já sabe o que é pesquisa bibliográfica, vamos entender o passo a passo de como fazer uma.

Como fazer pesquisa bibliográfica?

Os 6 passos para uma pesquisa bibliográfica eficiente são:

  1. defina o que será pesquisado;
  2. levante os conteúdos disponíveis;
  3. organize os materiais encontrados;
  4. diversifique as fontes e refine as pesquisas;
  5. analise criticamente os materiais;
  6. crie uma estratégia de sintetização.

Pode parecer complicado, mas não se preocupe! A FAMA explica como aplicar cada um desses itens em seus trabalhos acadêmicos.

1. Defina o que será pesquisado

Para saber qual a bibliografia ideal para o seu trabalho, é necessário definir o que será investigado. O trabalho pode focar um tema ou um autor específico. Em ambos os casos, o primeiro passo é definir o que será pesquisado para, então, iniciar a pesquisa.

2. Levante os conteúdos disponíveis

Após definir o tema, o passo seguinte é fazer um levantamento dos conteúdos disponíveis. Uma boa dica é utilizar o Google Books, uma ferramenta acadêmica do Google. Utilizando esse recurso, é possível encontrar a referência que você precisa a partir de um trecho ou do nome do autor ou da obra.

3. Organize os materiais encontrados

Organizar os materiais é muito importante para economizar o seu tempo. Conforme você realiza o levantamento bibliográfico, busque uma maneira de separar o material para encontrá-lo facilmente depois. Uma dica interessante é organizar os conteúdos por datas, temas e fontes.

4. Diversifique as fontes e refine as pesquisas

Uma pesquisa bibliográfica eficiente conta com mais de uma fonte. Por isso, é importante estudar diversos autores e diferentes meios de publicação, tais como revistas, periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, entre outros. Refine os materiais encontrados e acrescente em seu trabalhos diversas e relevantes citações.

5. Analise criticamente os materiais

A importância da leitura é constante em um curso de graduação, especialmente em trabalhos acadêmicos. Afinal, é necessário realizar uma análise crítica dos materiais para poder desenvolver o seu próprio estudo e apresentar suas contribuições para o tema.

6. Crie uma estratégia de sintetização

Após estudar um grande número de informações sobre um determinado tema, o pesquisador deve sintetizar o material coletado em seu trabalho acadêmico. É importante pontuar as informações mais relevantes e criar uma conexão entre elas, de modo que um novo material rico seja produzido.

Seguindo esses 6 passos, você otimiza o seu tempo e realiza uma pesquisa bibliográfica eficiente, garantindo um trabalho acadêmico de qualidade.

Se você pensa em estudar em Macapá, saiba que as melhores faculdades exigem a pesquisa bibliográfica desde os primeiros semestres, e não apenas no TCC. Portanto, essas dicas são importantes para toda a graduação. Salve este post e releia-o sempre que precisar!

Animou-se para começar os estudos? Então, entenda por que as faculdades particulares de Macapá são a melhor opção para você realizar o seu sonho da graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content