Afinal, qual é o perfil ideal de um fisioterapeuta?

profissional de fisioterapia

Dentre as profissões da área da saúde, podemos considerar Fisioterapia como uma das mais procuradas pelos estudantes. Além da afinidade com as práticas de cuidado com o paciente, uma das vantagens de escolher essa carreira é o mercado de trabalho promissor. 

Com salário médio de R$ 4.887* em Macapá, o fisioterapeuta pode trabalhar tanto com a saúde preventiva quanto na ortopedia e na traumatologia. Outras possibilidades de atuação estão no tratamento de atletas, na indústria de equipamentos e na Fisioterapia do Trabalho.

Quer saber qual é o perfil de um fisioterapeuta para as atividades que ele desempenha no dia a dia? Siga a leitura!

O que faz um fisioterapeuta?

Na Fisioterapia, há espaço para a atuação em clínicas, hospitais, empresas e até na área de pesquisa. Seja qual for o local de trabalho, há um objetivo comum no que faz um fisioterapeuta: o cuidado com os movimentos dos pacientes. Por isso, ele atua não somente na recuperação de lesões musculares, mas encarregando-se, também, de ações de prevenção.

Para ter a certeza se vale a pena fazer Fisioterapia no seu caso, veja as principais funções desse perfil de profissional:

  • seleciona exercícios físicos mais adequados para o tratamento, que podem incluir atividades aquáticas, alternância de frio e calor etc.;
  • aplica técnicas de massagem para minimizar a dor muscular;
  • compreende o estado do paciente para fazer um diagnóstico terapêutico. Também emite atestados e laudos;
  • no esporte, cuida dos times e atletas para que evitem e tratem lesões. Faz um acompanhamento de perto, principalmente em grandes eventos esportivos;
  • em empresas, prepara campanhas de conscientização e prevenção de lesões, com a ginástica laboral;
  • na indústria, testa equipamentos para garantir que serão seguros e úteis aos pacientes.

Qual é o perfil ideal de um fisioterapeuta?

Se você quer saber como ser um fisioterapeuta de sucesso e conquistar boas oportunidades no mercado, o primeiro passo é buscar a faculdade de Fisioterapia. Em seguida, é preciso pensar em algumas habilidades que fazem parte do perfil desse profissional. Conheça as principais!

Empatia

Em muitos casos, o fisioterapeuta lidará com pacientes em extremo estado de dor ou com algum tipo de trauma causado por acidentes. Listamos a empatia em primeiro lugar, porque ela deve ser prioridade em sua atuação. Colocar-se no lugar do outro torna o seu trabalho mais humanizado e o aproxima dessa pessoa, que reage muito melhor ao tratamento.

Comunicação interpessoal

Para entender como tratar um paciente, o fisioterapeuta também deve saber se comunicar de forma tranquilizadora e eficiente. Saber fazer as perguntas certas ajuda não somente na definição do melhor tratamento, mas no relacionamento de longo prazo com essa pessoa. Com uma comunicação interpessoal de aliada, a confiança vem logo em seguida.

Trabalho em equipe

Esse profissional está sempre trabalhando em equipe. Mesmo que, no dia a dia da clínica, não tenha muito contato com outros profissionais, precisa criar uma parceria com seus pacientes para que os exercícios propostos sejam feitos corretamente e tenham bons resultados.

Afinidade com a tecnologia

Para tratar os movimentos do paciente, não adianta ficar parado no tempo, usando os mesmos equipamentos sempre. Afinal, a tecnologia se desenvolve a cada dia para melhorar a vida das pessoas — incluindo a de profissionais da saúde. Ao buscar continuamente informações sobre inovações na área, o fisioterapeuta pode oferecer tratamentos mais adequados e eficazes.

Saiba que todas essas competências podem ser desenvolvidas ainda na faculdade. Então, pesquise bastante para escolher o curso de Fisioterapia. Ao estudar na FAMA, você tem o apoio personalizado de professores altamente qualificados, uma avaliação continuada para potencializar o seu aprendizado, a infraestrutura completa para o trabalho prático da área e benefícios exclusivos, como o Canal Conecta.

Venha para a FAMA e aproveite as nossas formas de ingresso facilitadas. Para esse curso, além do formato presencial, temos a modalidade de ensino semipresencial — que oferece flexibilidade para sua dedicação aos estudos. Fica mais fácil alcançar o perfil de um fisioterapeuta de excelência com a ajuda dos parceiros certos, concorda?

Que tal aproveitar a visita e fazer a sua inscrição para o vestibular da Faculdade de Macapá? Venha construir o seu sucesso profissional conosco!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content