Entenda a diferença entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia

estudante de pedagogia licenciatura e aluna

É comum associar a atuação do pedagogo com as salas de aula e, especialmente, a alfabetização de crianças. Mas a verdade é que a Pedagogia oferece possibilidades que transpõem os muros escolares. O mercado de trabalho para esses profissionais é abrangente e as chances de construir uma carreira sólida em outras áreas são bem grandes — com um piso salarial de R$ 2.293,22.

Se você quer saber mais sobre esse curso e os caminhos que ele oferece, continue a leitura deste artigo. A seguir, vamos explicar:

  • as principais diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia;
  • a atuação do pedagogo para além das escolas;
  • a atuação do pedagogo dentro das salas de aula;
  • como escolher entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia.

Confira!

As diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia

O Bacharelado em Pedagogia capacita profissionais para atuação no mercado de trabalho de forma ampla. Ao longo de 4 anos, os estudantes têm contato com disciplinas teóricas e práticas e são preparados para desempenhar funções em diversos setores dentro de sua especialidade, como organizações, empresas e autarquias. Essa modalidade, no entanto, não é facilmente encontrada em instituições de ensino.

Já a Licenciatura em Pedagogia, comumente ofertada no mercado educacional, tem por objetivo habilitar profissionais para trabalhar no setor da educação. Aqui na FAMA, oferecemos a faculdade EAD de Pedagogia, sabia? Além do curso presencial, é possível estudar online e aproveitar um sistema de ensino a distância inovador com flexibilidade, comodidade e apoio contínuo por meio do Portal do Aluno.

Nosso curso tem duração de 4 anos, e o estágio supervisionado está garantido, tanto no EAD como no ensino presencial. A matriz curricular abrange matérias focadas em didática e práticas escolares. Ao final da graduação, os alunos estão preparados para o trabalho como professores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

A atuação do pedagogo para além das escolas

Há um vasto campo de atuação para pedagogos e, independentemente do setor escolhido, a atividade desse profissional sempre estará ligada à formação humana de alguma maneira. Veja, abaixo, as principais oportunidades da Pedagogia e surpreenda-se com as novas possibilidades dessa carreira!

Hospitais

Em hospitais, os pedagogos trabalham com crianças ou adolescentes internados e que necessitam de atendimento escolar especializado.

Empresas

As empresas costumam contratar pedagogos para que desenvolvam projetos educacionais, como treinamentos que objetivam garantir a qualificação de colaboradores. O profissional ainda atua para desenvolver e aprimorar talentos.

Editoras

Como editor, o pedagogo produz materiais didáticos, como cartilhas educativas, livros, jogos didáticos, apostilas, entre outros conteúdos.

Gestão Escolar

Licenciados em Pedagogia têm boas oportunidades gerenciando instituições escolares. Podem, ainda, assumir funções como coordenadores pedagógicos, diretores de escola, supervisores escolares ou orientadores pedagógicos.

Organização Não Governamental (ONG)

Projetos sociais costumam demandar a participação de diversos tipos de profissionais. Em ONGs, o pedagogo tem a possibilidade de desenvolver projetos, criar metodologias mais acertadas para ações educacionais, entre outras atividades.

Tecnologia

Nesse setor, o profissional acompanha e assessora desenvolvedores de softwares que tenham foco em metodologias pedagógicas, como programas educativos ou jogos virtuais.

Orientação vocacional

Aqui, o profissional atua com o intuito de ajudar estudantes, especialmente adolescentes, a encontrarem o curso ideal de acordo com seus perfis.

A atuação do pedagogo dentro da sala de aula

Viu como a atuação do pedagogo pode ser abrangente? A Licenciatura em Pedagogia mudou bastante ao longo dos anos e, hoje, não prepara professores apenas para ambientes escolares. O curso capacita profissionais para desenvolver inúmeras práticas educativas e, claro, formar pessoas em diversos âmbitos.

Mas se a ideia é partir para o lado tradicional da profissão, saiba que existem várias opções de atuação dentro das salas de aulas. Veja, a seguir, as principais!

Sala de aula

Nas salas de aulas, os Licenciados em Pedagogia podem trabalhar como professores em creches, na pré-escola ou no ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Há opção, ainda, de assumir posições como auxiliares de classe.

Educação Especial

Na Educação Especial, o Licenciado em Pedagogia atua no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência ou que tenham alguma limitação de aprendizado.

Pesquisa científica

O mundo acadêmico também é uma excelente opção para o pedagogo. Nesse âmbito, ele trabalha com pesquisa em educação, desenvolve novos métodos e práticas educativas e assim por diante.

A escolha entre Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia

Agora que você já sabe a principal diferença entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia e pode conferir como a área de atuação dessa profissão é abrangente, vamos para o último tópico do artigo. Aqui, você descobrirá o que é preciso avaliar para decidir entre as duas modalidades dessa graduação. Vamos lá?

Vimos que o Bacharelado em Pedagogia habilita profissionais para atuarem no mercado de trabalho de forma ampla, certo? Considerando isso, se você não tem interesse em assumir cargos como educador, talvez essa seja a opção para você. Mas, como falamos, essa modalidade da graduação não é facilmente encontrada.

Assim, a Licenciatura em Pedagogia é o curso mais oferecido no mercado educacional. Para entender se essa é a opção que mais tem a ver com o seu perfil, é preciso considerar:

  • se você sonha em trabalhar com educação e contribuir para o aprendizado das pessoas em diversos setores;
  • se você tem vontade de estudar e está preparado para encarar uma profissão que necessita de constante atualização;
  • se você tem uma boa comunicação e, especialmente, demonstra empatia;
  • se tem vontade de transformar a sociedade por meio da educação.

Por fim, se está em dúvida entre Licenciatura em Letras ou Pedagogia, saiba que ambos os cursos formam professores. No entanto, existem diferenças importantes que precisam ser destacadas.

A graduação em Pedagogia apresenta conteúdos específicos que focam a educação infantil. Já a graduação em Letras abrange o estudo da Língua Portuguesa, considerando aspectos literários e gramaticais. Com isso em mente, fica mais fácil escolher a profissão certa para você!

Ficou clara a diferença entre Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia? Agora que você tem mais informações sobre o assunto, pode perceber que as possibilidades de atuação do pedagogo são amplas e, independentemente de sua escolha, o ofício sempre estará atrelado à aquisição de conhecimento e formação humana.

Gostou do artigo? Então, o que acha de entrar em contato com a FAMA para saber mais sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia? Confira a disponibilidade do curso mais próximo de você agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.