Onde fica Macapá? Conheça melhor a cidade

imagem aérea da cidade de macapá

Não é novidade alguma que a região Norte do Brasil é cheia de belezas naturais, história e cidades muito interessantes. O estado do Amapá, por exemplo, é um ótimo lugar para quem está em busca de cultura, tradição e, por que não, oportunidades.

Isso porque é justamente lá onde fica Macapá — capital amapaense que o surpreenderá não só por seus encantos, mas também pelas possibilidades bastante atrativas de morar, entrar para a faculdade e até mesmo trilhar uma carreira de sucesso!

Foi pensando nisso que, neste post, trouxemos informações relevantes e que vão ajudá-lo a saber mais sobre a capital do Amapá.

Ficou interessado? Então, vamos lá!

Qual é a localização de Macapá?

Conforme apontamos, Macapá está localizada no estado de Amapá, região Norte do país. Por ser a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, é carinhosamente apelidada de “cidade do meio mundo“. É por isso que, por lá, está localizado o monumento do “Marco Zero”, delimitando a linha imaginária que divide a terra entre dois hemisférios.

O que isso significa em termos de posição geográfica?

A localização geográfica de Macapá é bastante estratégica por vários motivos. Primeiramente, temos o fato de que o Amapá faz fronteira não só com o Pará, mas também com outros países, como a Guiana Francesa e o Suriname. Tudo isso sem falar, é claro, que o litoral do estado é banhado tanto pelo Oceano Atlântico como pela foz do Rio Amazonas.

Isso implica diferenciais interessantes para a cidade de Macapá. Quem mora por lá, por exemplo, vive em uma atmosfera que mescla o crescimento urbano acelerado, as riquezas naturais, as florestas e as reservas indígenas — um prato cheio para aqueles que se atraem pela cultura, pela natureza e pela tradição dos povos nativos brasileiros.

É claro que outro diferencial da posição geográfica da capital amapaense está diretamente relacionado à economia local e ao mercado de trabalho da região, como veremos a seguir!

Como esses fatores influenciam a economia?

Tendo em vista a posição de Macapá em relação às fronteiras e à alta concentração de riquezas naturais presentes em sua Região Metropolitana e arredores, é natural o interesse de empresas e investidores em apostar na economia local. O próprio governo, inclusive, investiu em projetos que potencializassem o desenvolvimento econômico do estado, contribuindo para sua industrialização e gerando mais oportunidades de emprego.

Com o mercado em crescimento e a plena expansão industrial, Macapá se tornou referência em determinados setores, com grande demanda para profissionais qualificados, conforme falaremos adiante. Os segmentos de Agronomia, Agroindústria, Piscicultura, Bioindústria, Ciências Biológicas, Recursos Minerais e Florestais e Comércio Exterior são alguns dos carros-chefe da economia local.

Por que Macapá é uma das melhores cidades do Norte?

Até aqui, falamos um pouco sobre a capital amapaense e algumas de suas principais características. Mas sabia que há muito mais sobre esse município que pode despertar a sua atenção? Abaixo, reunimos alguns dos motivos pelos quais Macapá é, sem dúvidas, uma das melhores cidades do Norte. Veja só!

Cultura marcante

Não só Macapá, como todo o estado do Amapá, são destinos que precisam estar na lista de quem gosta de vivenciar culturas e tradições diferentes. Por lá, é impossível não ficar impressionado com o conjunto de costumes típicos enraizados no cotidiano, nas festividades locais, na gastronomia e no modo de viver de um povo bastante acolhedor.

Uma tradição de Macapá, que também pode ser interpretada como um movimento cultural, é o Marabaixo: dança folclórica trazida à região pelos povos escravizados e que rouba a cena nas comemorações da cidade. Os monumentos locais também merecem entrar para a lista. Afinal, entre as atrações da capital, temos museus, edificações antigas e reservas que permitem visitação, mercados de artesanato, o famoso “Marco Zero” etc.

Oportunidades de trabalho

Ao longo do post, focamos bastante a capital do Amapá como um lugar estratégico para conquistar bons empregos, certo? Isso definitivamente não é à toa. Como o comércio de Macapá apresenta boas perspectivas, aumentam-se as chances de empregabilidade para locais e pessoas de todo o Brasil que desejam morar por lá.

Com uma boa qualificação, ou seja, um diploma de nível superior em mãos, os profissionais têm a oportunidade de conseguir trabalho e se destacar em áreas como:

  • Indústria da Pesca: a piscicultura e a pesca industrial são setores movimentados na economia do Macapá, tendo em vista a posição estratégica do estado. Por isso, os profissionais dos ramos de Ciências Biológicas são requisitados;
  • Agronomia: os profissionais formados em Agronomia, por exemplo, certamente se destacam nesse setor, marcado pela produção de alimentos oriundos dos insumos agropecuários;
  • Mineração: a exploração de recursos como ferro, ouro, manganês e outros recursos é marcante no Macapá, trazendo oportunidades para os profissionais de Gestão Ambiental, Administração, entre outros;
  • Extrativismo: com a presença de reservas florestais, a indústria madeireira e o comércio de produtos oriundos dessa matéria-prima carecem de mão de obra de profissionais formados em Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção etc.

Presença de ótimas faculdades

Essa é uma vantagem que tem muito a ver com a que acabamos de falar. A capital do Amapá é muito bem servida de instituições de nível superior de qualidade. As faculdades particulares de Macapá se destacam pela excelência e qualidade de ensino.

Aqui na FAMA, temos cursos com notas satisfatórias segundo os conceitos do Ministério da Educação (MEC), ofertados nas mais diversas modalidades de ensino, como presencial, semipresencial e a distância. Se você pretende conciliar trabalho e estudos, por exemplo, uma formação EAD em Macapá pode ser a alternativa ideal.

Outros critérios que fazem da FAMA uma faculdade de destaque na região são:

  • corpo docente especializado;
  • infraestrutura tanto dos polos presenciais quanto do ambiente online disponibilizado para os alunos EAD;
  • foco na empregabilidade do aluno, disponibilizando portais de vagas exclusivo para os estudantes, como o Canal Conecta;
  • variadas formas de ingresso, como pela nota do Enem (independentemente se você fez Enem em Macapá ou não), vestibular tradicional e até mesmo prova de vestibular online.

Agora você já sabe onde fica Macapá e tem em mãos informações muito estratégicas sobre a capital do Amapá! Como foi possível perceber, trata-se de uma localidade promissora e com demanda constante por mão de obra qualificada, especialmente para determinados setores do mercado. Sendo assim, aproveite para dar uma olhada nos cursos da faculdade FAMA e se preparar para conquistar as melhores oportunidades.

Por falar em faculdade, aproveite que está por aqui e confira agora mesmo nosso post com 7 bons motivos para estudar em Macapá. Esperamos você por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.