Afinal, o que faz um engenheiro civil?

obra representando engenharia civil

Saber o que faz um engenheiro civil na prática é fundamental para quem está pensando em seguir essa profissão e conquistar um bom espaço no mercado de trabalho em Macapá. Afinal, ter identificação com as atividades que exerce faz toda a diferença na busca pelo sucesso na carreira.

No mercado, as oportunidades podem ser encontradas tanto no setor público quanto no privado, além de haver a possibilidade de empreender, abrindo o próprio negócio e prestando serviço como autônomo. Assim, em média, o salário do engenheiro civil chega a mais de R$ 7.300*.

Para você entender melhor o que faz um engenheiro civil, neste post preparamos uma lista com algumas das suas atividades. Ficou interessado? É só continuar a leitura!

Planejamento de obras

A etapa de planejamento de obras é indispensável para que os projetos sejam executados da maneira correta, com segurança e sem prejuízos financeiros. Para tanto, o engenheiro civil realiza atividades como a elaboração do orçamento e do cronograma da obra, a estimativa da mão de obra necessária, a escolha dos métodos construtivos e a regularização da obra, entre outras.

Gestão de equipes no canteiro de obras

A execução de uma obra depende do trabalho de várias equipes com diferentes especialidades, que precisam estar alinhadas para que tudo ocorra de acordo com o previsto na fase de planejamento. O engenheiro civil é quem fica responsável por coordenar todo esse trabalho e por buscar estratégias para manter ou aumentar a produtividade dos colaboradores.

Fiscalização de grandes projetos

Além de atuar diretamente nas obras, o engenheiro também tem a importante função de fiscalizar a execução de grandes projetos, os quais exigem um acompanhamento minucioso para garantir que todos os recursos estão sendo aplicados adequadamente. Por isso, essa é mais uma atividade possível para quem faz Engenharia Civil em Macapá.

Criação de sistemas de abastecimento

Entre as diversas áreas da Engenharia Civil, uma das mais importantes é a de Saneamento. Nesse ramo, o profissional desenvolve projetos de abastecimento de água, além de redes de coleta de esgoto e de drenagem pluvial. Outras atividades da área são relacionadas à execução das obras e aos serviços de manutenção desses sistemas.

Consultoria

Com as Engenharias em alta no mercado, os profissionais desse ramo também têm a chance de atuar prestando consultoria. As atividades podem ser as mais variadas possíveis, desde o desenvolvimento de estudos de viabilidade até o acompanhamento de obras e projetos de pequeno, médio e grande porte.

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro civil, vale a pena ressaltar que uma boa formação e o aprendizado constante são essenciais para encontrar boas oportunidades na carreira, com as melhores remunerações. Por isso, além de oferecer um excelente curso de Engenharia Civil, a Faculdade de Macapá ainda dá acesso exclusivo ao Canal Conecta, um importante parceiro na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Então, está decidido a seguir essa carreira tão promissora? Faça a sua inscrição no nosso vestibular e dê o primeiro passo para o sucesso profissional!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content