Pretende morar em Macapá? Saiba o que esperar!

morar em macapá

Ninguém gosta de enfrentar uma crise ou lidar com incertezas sobre o próprio futuro. No entanto, ainda que o Brasil passe por momentos ruins, sempre terá oportunidades atrativas para quem busca um recomeço. Você já considerou, por exemplo, a opção de se mudar e morar em Macapá?

Como muitos municípios da região Norte do país, a capital do Amapá tem boas condições para receber pessoas com os mais diversos interesses. Os principais incluem a capacitação profissional, a construção de uma carreira sólida e a manutenção da qualidade de vida.

Que tal conhecer melhor essa cidade e descobrir o que ela reserva para você? Prossiga com a leitura e confira todas as informações que preparamos!

Por que morar em Macapá?

A capital do Amapá é famosa pelo fato de ser banhada pelo Rio Amazonas e a única do Brasil a receber uma divisão a partir da linha do Equador. Essas e outras curiosidades tornam o destino bastante atrativo, tanto para os turistas quanto para os futuros habitantes.

Inclusive, se você quer descobrir como é morar em Macapá, saiba que o principal diferencial dessa escolha está na possibilidade de intercalar atividades urbanas com programas em meio a paisagens naturais. Afinal, a preservação das florestas e de seus recursos tem sido muito forte na região.

Veja outras características que fazem da cidade um lugar tão atrativo para diferentes públicos.

Boas oportunidades de trabalho

Macapá está localizada na região brasileira que tem apresentado o melhor desempenho na recuperação após a crise. Outro detalhe é que, como ocorre com muitas capitais, ela apresenta uma média salarial mais alta em relação a outros municípios do estado.

São seis os setores com maior destaque no mercado de trabalho da cidade:

  • setor agropecuário — produção de alimentos, exportação e importação de produtos;
  • indústria madeireira — fabricação e comercialização de peças de madeira, a partir do extrativismo em florestas locais;
  • indústria da pesca — comércio de produtos obtidos na atividade pesqueira, geralmente realizada em rios e mangues;
  • mineração — exploração de recursos como ferro, ouro, granito, manganês e outras matérias-primas;
  • segmento da saúde — alta procura por cargos na área, incluindo fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos;
  • turismo — hotelaria, gastronomia, eventos corporativos e turismo de aventura movimentam a economia local.

A variedade na oferta de empregos aumenta as chances de sucesso para quem precisa trabalhar na região. Se você ainda não tem qualificação para atuar em alguma das áreas apresentadas, esse é um bom momento para começar a se preparar.

Qualidade do ensino superior

A diversidade de cursos, especialmente em faculdades particulares, é outro ponto a favor para pretende morar em Macapá. A cidade tem muitas instituições comprometidas com a qualidade do ensino e que facilitam o acesso por parte do estudante.

Como o diploma de graduação é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga de emprego, é importante buscar as melhores opções para ingressar no ensino superior. Administração e Engenharia estão entre os cursos com alta demanda para a região.

Além disso, como as oportunidades na área da saúde são promissoras, há espaço para todo estudante com perfil para cursar Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Radiologia e outras faculdades relacionadas.

A FAMA oferece todas essas opções devidamente certificadas pelo MEC, trabalhando com professores qualificados e experientes no mercado e infraestrutura adequada às especificidades de cada curso. Tudo isso para entregá-lo uma formação completa e um diploma altamente reconhecido.

O que fazer em seu tempo livre na cidade?

As capitais são conhecidas por concentrarem o melhor de cada estado, desde aspectos como a culinária até festas que demonstram os principais costumes de uma região. Nesse sentido, não se preocupe porque você terá muitas opções do que fazer em Macapá.

Veja algumas dicas de programas que merecem atenção durante o tempo livre:

  • visitar monumentos e construções históricas — opções como o Marco Zero do Equador, a Fortaleza de São José de Macapá e são de parada obrigatória para qualquer visitante;
  • passear em meio à natureza e espaços arborizados — áreas como a Orla do Araxá, o Parque do Forte e o Trapiche Eliezer Levy garantem momentos inesquecíveis a céu aberto;
  • explorar o passado e a cultura do local — o Museu Sacaca e a Casa de Cultura Negra são alguns dos espaços que guardam informações importantes sobre a história de Macapá;
  • provar pratos típicos e outras iguarias — bares, restaurantes e até mesmo a famosa Feirinha, realizada ao lado da Casa do Artesão, servem o melhor da comida da região Norte (opções como tacacá, charque de camarão e açaí salgado).

Se conseguir um emprego na cidade, poderá desfrutar de programas pagos e atrações que demandem maior investimento. Seja qual for sua preferência, não deixe de aproveitar o melhor de cada estabelecimento, serviço ou ambiente externo.

Quais são os melhores bairros para morar?

Agora que você já sabe por que morar em Macapá, precisa conhecer os melhores endereços da capital. Há várias opções de bairros, mas lembre-se de priorizar aqueles que darão acesso a comércios, serviços e instituições importantes da cidade.

Veja algumas sugestões antes de escolher uma casa ou apartamento.

Alvorada

Seu principal diferencial está no fato de ser planejado e devidamente urbanizado. Assim, além de imóveis para moradia e comércio, concentra áreas de lazer com praça, lanchonetes, parque de diversões e trilha para caminhada. O Alvorada está situado em um local que pertencia ao extinto Ministério da Aeronáutica.

Cabralzinho

Mais um bairro interessante para quem pretende se estabelecer em Macapá, principalmente se o objetivo for iniciar uma graduação. Afinal, Cabralzinho abriga uma das melhores faculdades privadas da capital. A proximidade com a instituição de ensino pode facilitar a vida do público jovem que se dedica aos estudos.

Central

Outra região atrativa é o centro da cidade, responsável pela origem do núcleo urbano de Macapá e onde a história dos primeiros habitantes foi construída. Hoje, o bairro é um importante ponto comercial e administrativo do município por concentrar uma série de atividades.

Quais são as dicas para quem pretende se mudar?

Se você ficou vontade de construir parte da sua história na cidade de Macapá, precisa planejar o processo de mudança com os devidos cuidados. Dessa forma, terá apenas boas experiências para guardar na memória, além de evitar imprevistos e surpresas desagradáveis.

O primeiro passo é pesquisar alternativas para se manter na região, ou seja, para trabalhar e conquistar sua independência. Nesse caso, além de conferir as ofertas de emprego, é fundamental buscar formas de desenvolver ou de aprimorar as competências que o mercado demanda.

Se você ainda não tem um diploma de graduação, o ideal é procurar instituições que aceitem o ingresso por meio de programas como Prouni, FIES e PEP. Assim, você terá condições de concluir os estudos sem se preocupar tanto com a questão financeira.

Vale lembrar que uma boa pontuação no Enem também facilita o acesso ao ensino superior, portanto, capriche na realização da prova. Depois, é só escolher a modalidade de curso — presencial, semipresencial ou 100%online —, fazer sua inscrição e dar início às aulas.

Assim que estiver na faculdade, invista em um programa de estágio em Macapá para se familiarizar com a rotina de trabalho, conhecer os desafios da área e aumentar suas chances de obter um emprego. A vantagem é que várias instituições mantêm parcerias com empresas para auxiliar seus alunos nesse processo — no caso da FAMA, você encontra as melhores oportunidades no canal Conecta!

Com esses cuidados, você certamente terá uma trajetória tranquila enquanto estiver residindo na capital. Esperamos ter tirado suas principais dúvidas sobre morar em Macapá e, quem sabe, aumentado seu interesse por uma cidade que tem muito a oferecer.

Agora, se ainda não segue a gente nas redes sociais, faça uma visita rápida para curtir nossos perfis no Facebook, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.