O que é a metodologia científica e como é usada na faculdade?

alunos estudando metodologia científica

A produção do conhecimento científico é indispensável para o progresso da humanidade. Nesse sentido, as faculdades de Macapá constituem ambiente propício para o desenvolvimento da pesquisa e para a aplicação de saberes teóricos com o intuito de solucionar desafios enfrentados pela sociedade. Para que essa produção da ciência aconteça, entretanto, é fundamental respeitar um determinado conjunto de procedimentos.

Esse, por sua vez, denomina-se metodologia científica e constitui-se por ferramentas que auxiliam o acadêmico a desenvolver o espírito investigador e ajudam a buscar respostas às perguntas por meio da organização sistemática do estudo. Pensando na importância dela para o aprendizado, elencamos alguns esclarecimentos sobre o seu uso na faculdade. Por meio desse artigo, você vai entender:

  • O que é metodologia científica?
  • Como ela é utilizada durante a faculdade?
  • Qual é a relação entre metodologia científica e TCC?
  • Quais são as principais metodologias utilizadas?

Não deixe de conferir!

O que é metodologia científica?

Para demonstrar de que modo esse conjunto de procedimentos é aplicado na prática, vale esclarecer o que é metodologia científica. Trata-se da disciplina que revela ao estudante os caminhos necessários para investigar, pesquisar e racionalizar o conhecimento que se deseja obter, tanto no ambiente acadêmico quanto na vida profissional.

A matéria, na verdade, tem como objetivo demonstrar quais técnicas é preciso empregar para buscar soluções para qualquer questão proposta. Desse modo, pretende-se que o estudante saiba estruturar e executar trabalhos acadêmicos, que estão presentes em todos os cursos de graduação. A importância da metodologia está no fato de que ela introduz o aluno à maneira mais eficaz de buscar conhecimento.

Além disso, é necessário lembrar que, ao se formar, o acadêmico continuará estudando. Afinal, apesar de formado, os saberes de qualquer área são aprimorados a cada dia. Sendo assim, saber racionalizar o aprendizado e tirar conclusões por si próprio com fundamento em fatos da realidade é também indispensável para a atuação profissional com excelência.

Como ela é utilizada durante a faculdade?

Como visto, o conhecimento em metodologia científica tem inúmeras implicações práticas, inclusive ao profissional já graduado. Na faculdade, na maioria das vezes, a disciplina é aplicada para investigar temas pertinentes ao curso escolhido e para o aprofundamento do aprendizado em matérias que devem ser concluídas ao longo da graduação.

Na faculdade de Agronomia aqui da FAMA, por exemplo, é possível empregar o conhecimento metodológico para organizar informações em estudos genéticos, de modo a tornar os dados mais claros. Um simples resumo ou texto de opinião sobre determinada obra no curso de Letras também deve seguir uma estrutura específica para que o objetivo do tipo textual seja alcançado. Vale reforçar que um dos principais propósitos da disciplina é fornecer os caminhos necessários para ampliar o conhecimento de maneira metódica, objetiva e esclarecedora.

Em um curso de Ciências Contábeis, por exemplo, métodos de pesquisa poderiam auxiliar na disposição correta de gráficos para a análise facilitada de informações matemáticas. Já no de Direito, por outro lado, ajudam a dispor ordenadamente um conjunto de decisões judiciais para uma análise comparada da legislação.

Qual é a relação entre metodologia científica e TCC?

Tendo em vista a importância da metodologia para a investigação científica, ela é amplamente aplicada na realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), texto indispensável para o aluno conseguir diploma na faculdade. Ao finalizar graduação, como se sabe, o acadêmico deve investigar e dissertar, por meio de uma monografia, sobre um tema relacionado à sua área de interesse.

Para tanto, deverá encontrar os melhores caminhos para dispor sobre o assunto, tecendo raciocínio lógico sobre os conteúdos relacionados até a conclusão. O TCC pode ter como objetivo explorar um determinado objeto de estudo, descrevê-lo em detalhes ou explicá-lo, como é o caso da investigação de fenômenos naturais que podem ser feitos por um biólogo.

Para o desenvolvimento da monografia e alcançar os objetivos do trabalho, o aluno deverá empregar determinadas abordagens, como pesquisas de campo ou estudo de caso. Precisará, ainda, utilizar métodos racionais para explorar o tema escolhido e chegar a uma conclusão lógica, como é o caso de um estudante da faculdade de Matemática que opta por analisar fórmulas. Daí a importância de conhecer a fundo a metodologia científica para utilizá-la da maneira correta e obter bons resultados ao final da graduação.

Quais são as principais metodologias utilizadas?

Entre tantos métodos que podem ser empregados para o desenvolvimento da monografia e de outros trabalhos, alguns costumam aparecer com maior frequência. Confira quais são eles!

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa diz respeito à investigação de objetos mensuráveis, seja pela sua natureza, seja pelo resultado a que se pretende chegar. Ela pode ser empregada, por exemplo, para descobrir o número de vezes que um fenômeno se repete ou para descobrir a porcentagem de pessoas que têm a mesma opinião sobre um determinado assunto.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa, diferentemente da quantitativa, não se preocupa apenas com resultados precisos, mas com a sua contribuição para entender o tema tratado no estudo. Uma entrevista com um especialista na área de interesse é um exemplo que contribui para a exploração do conteúdo ao longo do trabalho e ajuda a tecer raciocínios até a conclusão.

Busca bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é bastante utilizada e, inclusive, indispensável para dissertar sobre qualquer assunto. Trata-se da busca por obras e trabalhos que já trataram sobre o objeto de estudo, de modo a entender o que já foi investigado e quais são as descobertas ainda não realizadas.

De nada adiantaria, por exemplo, um futuro profissional do Marketing Digital escrever em sua monografia conclusões sobre as quais outros autores já comentaram, não acha?

O método científico pode auxiliar muito na introdução do aluno à investigação de temas de seu interesse. Trata-se, afinal, da matéria que fornece as ferramentas e técnicas necessárias para aprender a buscar o conhecimento por conta própria, sistematizando conteúdos e desenvolvendo raciocínios lógicos.

Sendo assim, a disciplina é indispensável para a realização de trabalhos acadêmicos, a conclusão da monografia e também para aprender a estudar em Macapá ao longo da vida profissional. Vale lembrar que saber estudar e manter-se atualizado na própria área de formação é fundamental para desenvolver um trabalho de excelência no mercado.

E então? O que achou do nosso conteúdo sobre metodologia científica? Compartilhe e comente conosco a sua experiência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.