Conheça 5 matérias que você vai estudar no curso de Enfermagem

matérias de enfermagem

Conhecer as matérias do curso de Enfermagem é o primeiro passo para ter um contato maior com a profissão. A partir desse conhecimento, é possível saber o que esperar da graduação e quais são os principais desafios durante a faculdade.

Com assuntos variados que vão de Nutrição à Bioquímica, o profissional formado é peça fundamental em sua área de atuação que é, também, uma das mais versáteis da área da saúde.

Continue a leitura para conhecer uma excelente opção de carreira com grande potencial de sucesso!

O que faz um profissional de Enfermagem?

A Enfermagem é a profissão do cuidado e acolhimento ao próximo. Por esse motivo é tão importante que o aluno tenha características como: empatia, respeito e valorização à vida e muita vontade de aprender e se aperfeiçoar.

O profissional de Enfermagem atua em parceria com outros profissionais da área — médicos, nutricionistas, etc. — com foco no cuidado primário do paciente durante o tratamento de doenças e internação hospitalar.

O enfermeiro pode, ainda, atuar na parte administrativa de clínicas e hospitais, em postos de saúde, escolas e até mesmo em consultorias para empresas dos mais variados setores.

Curso técnico ou graduação: como escolher a melhor opção?

O curso técnico em Enfermagem tem duração média de 18 a 24 meses, dependendo da instituição de ensino, e sua certificação é de nível médio, formando profissionais de atuação básica.

Já a graduação na área forma profissionais com conhecimento mais avançado acerca das disciplinas do curso de Enfermagem, além de oferecer os maiores salários.

Profissionais com graduação completa em Enfermagem em Macapá recebem, em média, R$ 3.084,61 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Enquanto que a média salarial de um técnico em Enfermagem fica em R$ 1.379,76 para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais. Uma diferença considerável!

Quais são as principais matérias do curso de Enfermagem?

Além de conhecer a média salarial da profissão, bem como o valor do curso e as modalidades de ensino que é ofertado — aqui na FAMA, o curso de enfermagem pode ser feito nas modalidades presencial e semipresencial —, conhecer as principais matérias do curso é sempre uma boa opção.

Nesse caso, a grade curricular de Enfermagem contém, entre outros, as seguintes disciplinas:

  • Anatomia;
  • Citologia e Histologia;
  • Nutrição Aplicada à Saúde;
  • Introdução as Práticas de Enfermagem;
  • Bioquímica.

Logo abaixo, explicamos cada uma delas. Confira!

1. Anatomia

A Anatomia é a responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como sua correlação com os fatores temporais e genéticos. É uma das principais disciplinas nos cursos da área da saúde.

2. Citologia e Histologia

Também conhecida como Biologia Celular, a Citologia estuda as células de acordo com suas estruturas e funções, enquanto que a Histologia realiza estudos da estrutura dos tecidos e dos sistemas que compõem (digestório, nervoso, urinário etc.).

3. Nutrição Aplicada à Saúde

A Nutrição Aplicada à Saúde apresenta conceitos básicos em alimentação e nutrição, bem como suas recomendações nos diferentes ciclos da vida de acordo com a necessidade energética e o cálculo de dieta balanceada para cada indivíduo.

4. Introdução às Práticas de Enfermagem

A Introdução às Práticas de Enfermagem apresentam o conhecimento das técnicas fundamentais de Enfermagem a serem desenvolvidas na prática diária da profissão, como a identificação e a classificação das rotinas hospitalares, entre outros.

5. Bioquímica

A Bioquímica é uma ciência interdisciplinar que investiga as transformações que ocorrem nas substâncias e nas moléculas dos seres vivos e de seus processos metabólicos. De modo geral, aborda todos os processos químicos ocorridos nos organismos vivos.

É lógico que, por abordar assuntos mais complexos como Bioquímica, precisamos estudar com atenção e sermos consistentes, mas não se assuste! Sempre podemos contar com os professores.

Por esse motivo é tão importante escolher uma faculdade comprometida com os resultados. Aqui na FAMA, por exemplo, o aluno tem suporte total dos professores, além de uma infraestrutura completa para realizar as atividades teóricas e as aulas práticas do seu curso.

O que está esperando para dar início à carreira dos seus sonhos? Faça a sua inscrição para o vestibular ou conheça outras formas de ingresso e seja um aluno FAMA!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.