8 livros de departamento pessoal para quem deseja entrar na área
Toda pessoa que deseja se preparar para o mercado escolhido deve começar antes mesmo de atuar nele. Por isso, se você tem interesse pela área de Recursos Humanos, é uma boa ideia adotar a leitura como prática para entender melhor todo o universo da profissão — com bons livros de departamento pessoal ou livros de RH, por exemplo.
Quem pensa que somente os profissionais formados se atualizam constantemente está enganado. Além disso, esperar para aprender o essencial só na faculdade é outro mito! Muito da sua bagagem pode vir do hábito de ler e, por isso, vale a pena iniciar essa estratégia quanto antes.
Que tal conferir as dicas de obras a seguir e começar hoje mesmo? Aqui na FAMA, separamos mais detalhes dos principais livros de Recursos Humanos:
- Gestão de pessoas: rotinas trabalhistas e dinâmicas do departamento de pessoal;
- Planejamento de Recursos Humanos;
- Administração de Recursos Humanos;
- Gestão de pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações;
- Cultura organizacional e gestão estratégica;
- O novo gerente-minuto;
- Departamento de pessoal modelo;
- Competência.
- 1 1. Gestão de pessoas: rotinas trabalhistas e dinâmicas do departamento de pessoal (Gilson José Fidelis)
- 2 2. Planejamento de Recursos Humanos (Maria Diva da Salete Lucena)
- 3 3. Administração de Recursos Humanos (Alda Carlini e Rita Tarcia)
- 4 4. Gestão de pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações (Idalberto Chiavenato)
- 5 5. Cultura organizacional e gestão estratégica: a cultura como recurso estratégico (Francisco Conejero Perez e Marcos Cobra)
- 6 6. O novo gerente-minuto (Ken Blanchard e Spencer Johnson)
- 7 7. Departamento de pessoal modelo (Milena Sanches Tayano dos Santos e Mariza Abreu Oliveira Machado)
- 8 8. Competência: a chave para o desempenho (Cecilia Whitaker Bergamini)
1. Gestão de pessoas: rotinas trabalhistas e dinâmicas do departamento de pessoal (Gilson José Fidelis)
Para quem deseja ter uma visão mais abrangente de um departamento pessoal, essa obra, que é um clássico da área, oferece um bom panorama do trabalho a ser empreendido. Outro lado positivo é que a nova edição já traz uma revisão do conteúdo de acordo com as novas regras da Reforma Trabalhista — a lei nº13.467/2017.
Assim, você tem contato com o impacto que esse texto legal trouxe para sindicatos, empregadores e colaboradores no mercado de trabalho. Alguns exemplos trazidos no livro são a contribuição sindical facultativa, os novos modelos de contratação, o trabalho temporário, a terceirização e, algo bem polêmico, a perda da habilitação profissional.
2. Planejamento de Recursos Humanos (Maria Diva da Salete Lucena)
Os profissionais da área têm esse livro como base significativa para as suas rotinas de trabalho. Isso porque a autora aborda inúmeros assuntos fundamentais sobre os Recursos Humanos, enfatizando a visão estratégica em relação à gestão de pessoas.
Assim, antes mesmo de entrar para a faculdade, você já pode ter uma ideia das tendências que esperam por você no contexto empresarial. Além disso, você vai aprender mais sobre planejamento organizacional, avaliações de desempenho e até mesmo planos de sucessão e a importância de uma carreira sólida e compatível com a nova realidade do mercado.
3. Administração de Recursos Humanos (Alda Carlini e Rita Tarcia)
Outro livro de RH muito interessante para profissionais e interessados na área é a obra das autoras Alda Carlini e Rita Tarcia. Elas dão um foco especial a algo muito importante, que é o uso das novas tecnologias dentro dos processos organizacionais.
Aliás, você pode usar esse recurso até mesmo para descobrir se, de fato, a Gestão de Pessoas é a sua área de conhecimento ideal. O site Giro de Profissões é um exemplo bacana de como os jogos e as tecnologias auxiliam as pessoas em escolhas e em processos importantes.
Agora, voltando para o livro, ele é uma aula completa sobre como a tecnologia se torna uma forte aliada para o profissional de Recursos Humanos. Você já vai ter uma boa ideia de como é trabalhar com treinamentos online, gamificação, vídeos e podcasts, além de outras ferramentas que as inovações oferecem.
4. Gestão de pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações (Idalberto Chiavenato)
Esse é mais um livro técnico sobre departamento pessoal, que se volta para a Gestão de Pessoas e para a evolução que a área de Recursos Humanos vivencia hoje nas organizações.
Aqui, o autor preocupa-se em apontar o quanto a busca pelo capital humano tem se potencializado nas empresas. Ele mostra tanto as características quanto os desafios desse processo e dá ênfase para seis ações, que são a base da Gestão de Pessoas: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar pessoas.
5. Cultura organizacional e gestão estratégica: a cultura como recurso estratégico (Francisco Conejero Perez e Marcos Cobra)
Uma vez que a cultura organizacional é a alma de uma empresa ou instituição, os autores mostram, nesse livro, ser fundamental compreender esse conceito e aplicá-lo no dia a dia como recurso estratégico de gestão. Para isso, há exemplos de culturas organizacionais, como as de companhias aéreas brasileiras.
Com a leitura, você tem acesso a explicações bastante didáticas e práticas de como a cultura organizacional é hoje uma ferramenta forte do departamento pessoal. Vale ressaltar que é uma leitura recomendada, inclusive, para disciplinas de graduação e pós-graduação em cursos relacionados, como Administração.
6. O novo gerente-minuto (Ken Blanchard e Spencer Johnson)
Essa edição atualizada do best-seller “O gerente-minuto” é bastante interessante, pois o conceito revolucionou a ideia de liderança. Lançado originalmente em 1981, o livro propõe que devemos reservar um minutinho do dia para olharmos a feição das pessoas no trabalho — principalmente quando as gerenciamos, como é o caso do profissional responsável pelo departamento pessoal.
A ideia é valorizar o capital humano, já que ele é considerado um dos bens mais importantes das empresas. Quando a estratégia sugerida na obra é aplicada, os autores acreditam ser possível atravessar por momentos de adversidade com maestria e aumentar, inclusive, os níveis de produtividade das equipes, já que liderança também está associada à agilidade.
7. Departamento de pessoal modelo (Milena Sanches Tayano dos Santos e Mariza Abreu Oliveira Machado)
As autoras dessa obra a apresentam como um material que supre as necessidades dos departamentos pessoais e dos setores de Recursos Humanos das empresas. Os processos rotineiros, mais uma vez, são associados à manutenção do capital humano, e o conteúdo acaba orientando que os profissionais se reciclem constantemente.
Essa atualização necessária da área é exemplificada no livro com a necessidade de se manter informado sobre questões trabalhistas, previdenciárias e até mesmo tributárias e fundiárias.
Além de abordar temas básicos, como admissão e registro de colaboradores, bem como remuneração e rescisão contratual, a novidade para se manter um “departamento modelo” também está nas instruções trazidas sobre o sistema eSocial, que simplifica procedimentos do dia a dia de uma gestão, e as novas determinações instituídas pela Reforma Trabalhista.
8. Competência: a chave para o desempenho (Cecilia Whitaker Bergamini)
As competências são essenciais para qualquer profissional, e é papel do departamento pessoal identificar, selecionar e estimular as melhores hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais) dos candidatos e colaboradores.
Por isso a obra em questão faz tanta diferença, uma vez que analisa as habilidades enquanto valor competitivo, sem que a pessoa perca a sua essência. A autora aborda como essas competências devem ser desenvolvidas e potencializadas, tanto pela via do autoconhecimento quanto pela Gestão de Recursos Humanos e pelos líderes.
A leitura é uma estratégia essencial para qualquer profissional, porém, para o RH, o aprendizado adquirido por meio de livros de departamento pessoal e de outras fontes deve ser constante. Portanto, além das obras aqui indicadas, busque sempre conhecimento relacionado à gestão e liderança, produtividade, motivação, melhores práticas empresariais etc., de forma crítica e sempre atenta.
Assim, quando você entrar para a faculdade, no curso de Gestão em Recursos Humanos aqui da FAMA, já vai ter uma bagagem rica sobre a área que escolher e poderá contribuir positivamente nas discussões com seus professores e colegas!
Se você gostou das dicas que demos aqui sobre livros de RH e de departamento pessoal, não guarde a lista só para você. Compartilhe-a nas redes socais para que seus amigos também descubram boas leituras!