Quero ser professor! Faço Letras ou Pedagogia?
Escolher uma profissão costuma ser uma tarefa difícil, especialmente quando a pessoa se vê diante de opções que parecem ser muito semelhantes, pelo menos à primeira vista. Decidir se deve estudar Letras ou Pedagogia, por exemplo, é uma dúvida comum a quem tem interesse em seguir carreira como professor.
No entanto, apesar de ambos os cursos prepararem para o exercício da docência, a atuação profissional em cada área apresenta particularidades que precisam ser levadas em consideração. Desse modo, é importante conhecê-los melhor para que a decisão certa possa ser tomada.
Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender quais são as diferenças entre essas faculdades e, assim, escolher se vai cursar Letras ou Pedagogia. Acompanhe!
Como funciona a faculdade de Letras?
O curso de Letras tem duração de 4 anos e é focado no estudo aprofundado da Língua Portuguesa, abordando tanto os seus aspectos gramaticais quanto literários. Por esse motivo, é uma graduação que inclui bastante leitura e escrita — hábitos que, se o estudante não tiver no início do curso, certamente vai desenvolver com o passar dos semestres.
A maioria das instituições de ensino, como a Faculdade Macapá, costuma ofertar o curso de Letras como uma Licenciatura, mas ela também pode ser encontrada como Bacharelado. Assim, é importante que você compreenda que bacharéis em Letras não podem atuar como professores.
Isso ocorre porque somente os cursos de Licenciatura proporcionam a capacitação necessária para se tornar um docente. A seguir, listamos algumas das disciplinas voltadas para a formação de professores, e que fazem parte não só do curso de Letras, mas de outras Licenciaturas.
- Didática;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Educação e Tecnologias;
- Educação Inclusiva;
- História da Educação;
- Letramentos e Alfabetização;
- Libras (Língua Brasileira de Sinais);
- Políticas Públicas da Educação Básica;
- Práticas Pedagógicas;
- Psicologia da Educação e da Aprendizagem.
Agora, confira as principais disciplinas que garantem a formação específica em Letras.
- Análise do Discurso;
- Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa;
- História da Língua Portuguesa;
- Linguística;
- Literaturas de Língua Portuguesa;
- Literatura Infantojuvenil;
- Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura;
- Morfossintaxe da Língua Portuguesa;
- Produção de Texto;
- Semântica;
- Sociolinguística;
- Teoria da Literatura.
Por se tratar de uma Licenciatura, cujo objetivo é formar professores, os estágios supervisionados obrigatórios do curso são realizados em escolas da rede de educação básica. Dessa forma, o estudante consegue as melhores oportunidades de lecionar para turmas de ensino fundamental e médio sob a orientação de um profissional experiente, adquirindo um novo olhar sobre o cotidiano de uma sala de aula.
Além dos cursos de Letras voltados para a Língua Portuguesa, existem graduações que habilitam para o ensino de outros idiomas, como Inglês, Espanhol e Francês. Nesse caso, a grade curricular aborda o ensino da gramática e da literatura dessas línguas, incluindo disciplinas como Teoria da Tradução e Práticas Pedagógicas em Língua Estrangeira.
No mercado de trabalho, a principal área de atuação para quem faz a faculdade de Licenciatura em Letras é o ensino da língua e sua literatura para turmas de ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares. Contudo, também é possível exercer outras atividades, como as que citamos aqui:
- aulas em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos;
- crítica literária;
- elaboração de material didático em editoras;
- produção, revisão e organização de textos em empresas da área de comunicação;
- tradução de textos (área de atuação disponível para quem tem habilitação em outros idiomas além do Português).
Quais as características do curso de Pedagogia?
Com duração de 3 a 4 anos, o curso de Pedagogia está disponível apenas como uma Licenciatura. Seu foco é a formação de docentes habilitados a atuar na educação infantil e nos primeiros 5 anos do ensino fundamental, além de também trabalhar na área de gestão escolar.
Como se sabe, turmas desses níveis de ensino costumam ter apenas um professor para várias matérias. Por isso, a grade curricular da faculdade de Pedagogia contempla disciplinas que abordam conteúdos de diversas áreas, como é possível notar na lista a seguir:
- Aprendizagem da Geografia e História;
- Aprendizagem da Língua Portuguesa;
- Aprendizagem da Matemática;
- Aprendizagem de Ciências Naturais;
- Educação e Artes;
- Literatura Infantojuvenil.
Por se tratar de mais uma Licenciatura, o curso inclui várias disciplinas voltadas para a formação de professores que também fazem parte da grade curricular de Letras. No entanto, ainda apresenta conteúdos específicos para a educação infantil.
- Condições de Aprendizagem na Educação Infantil;
- Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental;
- Letramentos e Alfabetização;
- Ludicidade e Educação.
Além disso, a graduação em Pedagogia tem o diferencial de abordar conteúdos que preparam para a atuação no setor administrativo das escolas, tanto para uma administração pública quanto privada. Abaixo, confira algumas dessas disciplinas.
- Avaliação na Educação;
- Gestão Educacional;
- Gestão do Projeto Educativo;
- Legislação Educacional;
- Pedagogia em Espaços Não Escolares;
- Relações Interpessoais e Administração de Conflitos;
- Teorias e Práticas do Currículo.
Com essa formação, o pedagogo conta com um leque de oportunidades mais amplo no mercado de trabalho. Além de atuar como docente no ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, é possível trabalhar realizando atividades como:
- coordenação pedagógica;
- elaboração de materiais didáticos;
- gestão de espaços não escolares para crianças e jovens;
- gestão de instituições formais de ensino;
- gestão de programas de ensino;
- treinamento de professores.
O que considerar na escolha entre as duas carreiras?
Como vimos, tanto a faculdade de Pedagogia quanto a de Letras forma professores que, se assim desejarem, podem explorar outras possibilidades de carreira. Logo, na hora de decidir qual dessas graduações vai fazer, é fundamental que você leve em conta quais são as suas expectativas profissionais. O ambiente de trabalho ideal, as atividades que vai realizar e o tipo de público atendido são alguns pontos a analisar.
Desse modo, se você prefere trabalhar com crianças e buscar oportunidades na área de gestão escolar, o curso mais indicado será o de Pedagogia. Contudo, se você tem interesse específico em lecionar Português ou outros idiomas e gostaria de atuar em turmas dos anos finais do ensino fundamental, além do ensino médio, a melhor opção é a faculdade de Letras.
Quanto ao aspecto financeiro, vale a pena destacar que a remuneração para quem segue a carreira em Letras é bastante similar à de quem opta pela Pedagogia. De acordo com a Catho, a média salarial de um professor de português no Brasil é de R$ 1.739,51, enquanto a do pedagogo é de R$ 1.706,71.
Depois de conhecer as diferenças entre esses dois cursos e suas respectivas carreiras, já deve ter ficado muito mais fácil decidir se o ideal para você é estudar Letras ou Pedagogia. Uma vez que a escolha tenha sido feita, o passo seguinte é selecionar uma boa instituição de ensino — com professores capacitados e infraestrutura adequada — e dar início à sua trajetória acadêmica.
Então, você já sabe qual faculdade vai fazer? Entre em contato conosco e saiba tudo sobre os nossos cursos!