Afinal, por que ser um jovem empreendedor?

afinalporqueserumjovemempreendedor

Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostrou que o Brasil tem 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE). Esse número aponta que mais de 50 milhões de brasileiros têm um negócio próprio — e ele tende a subir nos próximos anos. Os jovens representam uma boa parte desses empreendedores e isso se deve à maior necessidade de ter a sua independência financeira cada vez mais cedo.

Se você está pensando em seguir por esse caminho ou tem algum amigo que está, precisa continuar a leitura deste artigo. Nele, falaremos sobre o empreendedorismo, as vantagens de ser um jovem empreendedor e como tirar as suas ideias do papel!

Entenda o que é o empreendedorismo

A palavra empreendedorismo é um neologismo do vocábulo “empreender” e basicamente pode ser entendida como a disposição ou mesmo a capacidade de idealização, coordenação e realização de projetos. Muitas vezes, ela é empregada como a habilidade de estabelecer mudanças, inovações ou melhorias em um determinado mercado ou empresa.

Para isso é necessário que exista um indivíduo por trás. Segundo o portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedor é “um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação”.

Características essenciais do jovem empreendedor

Existem outras características que um jovem empreendedor precisa ter além da criatividade e da capacidade de analisar estrategicamente uma situação antes de abrir seu próprio negócio. Confira:

  • proatividade: é preciso estar atento às oportunidades e aproveitá-las, ou seja, não esperar que as situações apareçam na sua frente para poder agir;
  • planejamento: como grande parte das áreas em nossa vida, ter um planejamento é essencial para começar a empreender e ter sucesso ao longo dessa jornada;
  • autoconfiança: tal característica é essencial para poder estar em um mercado tão competitivo, entender quais as suas capacidades e usá-las ao seu favor.

Saiba como se tornar um jovem empreendedor

O primeiro passo para esse caminho é conhecer o mercado e saber quais os segmentos estão em alta antes de abrir uma pequena empresa, por exemplo. Setores como serviços pessoais, turismo, tecnologia e alimentação estão em uma curva de crescimento acima da média nos últimos anos.

Em mercados de estados como o Amapá, as empresas e as cooperativas têm buscado melhorar o desenvolvimento do empreendedorismo. Elas têm trabalhado em cima de aspectos como a inovação e o incentivo ao uso de recursos naturais oferecidos pela região de maneira sustentável — o que é feito até mesmo com crianças desde o ensino fundamental, a exemplo do Projeto Escola Verde, incentivado pela Secretaria de Educação do estado.

Além disso, alguns programas têm sido implementados focando especialmente o jovem empreendedor. Em 2019, o Sebrae do Amapá, em parceria com o Governo do Amapá, lançou a 3ª edição do programa Jovem Descolado. A iniciativa tem por objetivo qualificar os jovens, desenvolvendo competências e habilidades que os impulsionem profissionalmente e os ajudem a empreender.

Para isso, são oferecidas aulas divididas em três módulos: marketing pessoal e coach de carreira; relações humanas, atendimento ao cliente e negociações eficazes; oficina de empreendedorismo; novos modelos de negócios. Tais módulos são ministrados por instrutores preparados pelo Sebrae.

Vale lembrar que, para que um jovem empreendedor tenha sucesso nesse caminho, é preciso buscar por uma segmentação para o seu negócio. Além disso, é importante buscar por qualificação profissional ao realizar um curso superior, por exemplo.

Confira 3 passos para tirar ideias do papel e empreender

Dados sobre o desemprego no Brasil mostram que, entre os jovens de 18 a 24 anos, 41,8% deles estão desempregados. Tal número, divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), aponta que a realidade no país ainda desfavorece a inserção dessas pessoas no mercado. É justamente no empreendedorismo que muitos deles têm encontrado uma alternativa para reverter essa situação e conquistar a independência financeira.

Mas para tirar as ideias do papel, o jovem empreendedor precisa estar preparado, afinal, manter um negócio é um processo que exige um conjunto de características!

Tenha foco

O foco o ajudará a direcionar os esforços. Por mais que você tenha várias ideias, é preciso se concentrar naquela que acredita ser a mais promissora. E como descobrir qual delas tem mais futuro? Analisando o mercado.

É fundamental identificar as necessidades do mercado e as oportunidades ainda pouco exploradas — afinal, grandes negócios nascem assim. Logo, quando você sabe aproveitar os diferenciais competitivos, larga na frente da concorrência.

Procure observar o dia a dia dos consumidores ao seu redor: quais os problemas mais comuns eles enfrentam, incluindo aspectos emocionais, funcionais e sociais? A resposta o ajudará a direcionar melhor as suas ideias!

Prepare-se para os desafios

Como já dissemos, o jovem empreendedor precisa estar preparado para entrar no mercado. Investir em um negócio não é uma tarefa simples, e você está exposto a erros pelo caminho. É interessante ter em mente que são essas situações que o preparam para o futuro.

O que vai diferenciá-lo de outros jovens empreendedores é a maneira como você encara os desafios e é resiliente, mesmo diante dos erros. A capacidade de se reinventar em uma área também o ajudará a transformar o seu negócio e embasará o seu crescimento.

Estude o mercado

Para se preparar para os desafios é interessante que você estude o mercado e saiba o que a concorrência está fazendo. E por que isso é importante? Justamente para entender o que outros empreendedores estão fazendo e encontrar diferenciais que o destaquem perante o consumidor.

Vale a pena inclusive acompanhar pesquisas e sites de avaliação. Muitos desses canais abrem espaço para o consumidor deixar sua opinião sobre determinado produto/serviço, a partir disso, é possível alinhar as demandas com o que a sua empresa oferecerá, aumentando as chances de sucesso.

Busque o aprendizado constante

Conhecimento nunca é demais, portanto, buscar novas práticas e qualificações ajudará no seu crescimento contínuo não só no campo profissional, como também pessoal. Hábitos como leitura de bons livros ligados à área de negócios, mas também atualizações por meio dos noticiários, devem ser cultivados em seu dia a dia.

Além disso, como comentamos, fazer um curso superior para aprimorar o conhecimento também é crucial. Uma faculdade de Administração, por exemplo, é um campo fértil para entender as estruturas de uma empresa e do mercado, além de permitir a troca de experiências com profissionais. Aliás, muitos deles também são interessados em ter o próprio negócio e começam a empreender na faculdade.

Mark Zuckerberg é um jovem empreendedor que fundou uma das maiores empresas da atualidade, o Facebook, e ele tem uma frase muito interessante que resume bem a realidade do empreendedorismo: “Num mundo que muda tão rapidamente, a única estratégia que com certeza vai falhar é não correr nenhum risco”.

Falando em aprendizado constante…

Em um mercado tão competitivo, para entrar no mundo do empreendedorismo, é preciso se destacar e ter um pensamento futurista, você sabe não é mesmo? Por isso, nunca é demais lembrar a importância da educação para ser um empreendedor.

Afinal, um curso superior é capaz de abrir a sua mente, ajudando-o a aprimorar e desenvolver conhecimentos e habilidades, como a capacidade de identificar oportunidades no mercado. Assim, é possível ter previsibilidade e sucesso na hora de colocar as ideias em prática.

Além disso, ingressar em uma faculdade, pode tornar mais simples o processo de se tornar um jovem empreendedor. Sabe como? Aqui na FAMA, disponibilizamos o canal Conecta para nossos alunos e, por meio dele, eles têm acesso a oportunidades de trabalhar em grandes empresas, capazes de prepará-los para desenvolver as qualificações necessárias a um jovem empreendedor. Perfeito, não é mesmo? Confira as dicas do Canal Conecta:

Então, se você quer começar no caminho do empreendedorismo, precisa entender que os desafios não são poucos, mas que, ao se preparar com qualidade, por meio de estudo e planejamento, é possível colher bons frutos.

E então, gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e encoraje seus amigos a empreender!

Se você quer começar no caminho do empreendedorismo, precisa entender que os desafios não são poucos, mas que, ao se preparar com qualidade, por meio de estudo e planejamento, é possível colher bons frutos.

E então, gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e encoraje seus amigos a empreender!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.