Jovem aprendiz em Macapá: veja os benefícios e torne-se um

jovemaprendizemmacapavejaosbeneficiosetorneseum

Ser um Jovem Aprendiz em Macapá é uma excelente oportunidade de entrar no mercado de trabalho e aprender os fundamentos de uma profissão. O principal objetivo do projeto é proporcionar a inclusão social por meio da qualificação profissional. Ou seja, é chance de iniciar a carreira mesmo para quem não tem condição de pagar um curso técnico, profissionalizante ou uma faculdade.

Após entrar no programa, é importante fazer o melhor para se destacar e aprender o máximo possível. Afinal, quando uma empresa contrata o jovem, ela espera que ele tenha proatividade e comprometimento para aprender e superar os desafios do ambiente profissional.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer o que é e quais são os benefícios do programa Jovem Aprendiz na região Norte. Boa leitura!

O que é um programa de jovem aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz é uma política governamental que ajuda a inserir adolescentes e jovens adultos no mercado de trabalho, recebendo um salário e fazendo um curso profissionalizante em alguma área determinada. Ou seja, é a união da educação com a realidade no mercado de trabalho.

O programa é uma forma muito bem planejada do jovem aprender uma nova profissão, ter o primeiro emprego e buscar a própria independência financeira. Além disso, ele pode ajudar a pagar as contas em casa e desenvolver essa maturidade desde cedo.

O projeto pertence ao Governo Federal e foi criado a partir da Lei n° 10.097/00 (conhecida também como Lei da Aprendizagem), que tem como objetivo capacitar profissionalmente pessoas de todo o país, com idade entre 14 e 24 anos.

Essa qualificação é feita em parceria com empresas de médio e grande porte, sem gastos para os alunos. O aprendizado pode durar até dois anos, período em que o aprendiz desenvolve atividades teóricas e práticas.

Como funciona

O projeto é dividido em duas partes específicas: a primeira é referente ao estudo em sala de aula, em que o estudante faz um curso técnico em alguma instituição de ensino certificada pelo programa. A segunda é quando ele coloca em prática esse conhecimento, atuando em alguma empresa que o contrate.

Os jovens recebem um salário todos os meses para frequentar as aulas e também para o trabalho. Isso significa que, mesmo quando eles ainda não estão na etapa do estágio, eles recebem um valor para estudar.

Em geral, a remuneração varia de meio a um salário-mínimo. Os estudantes trabalham nos momentos que não atrapalham ou influenciam no rendimento escolar.

Por que ser um jovem aprendiz na cidade de Macapá?

O Estado do Amapá é um dos que oferecem inúmeras vagas no programa Jovem Aprendiz. Por ter diversas empresas de médio e grande porte, a região tem uma grande demanda por pessoas que precisam trabalhar.

A falta de experiência faz com que muitos jovens tenham dificuldade de conseguir o primeiro emprego. Nesses casos, o projeto abre as portas para essas pessoas e permite que elas iniciem e se desenvolvam na carreira.

Confira, a seguir, as principais vantagens de participar do programa Jovem Aprendiz!

Fornece oportunidade única de experienciar o mercado de trabalho

O Jovem Aprendiz é a chance de primeiro emprego de muitas pessoas do país e as permite estudar uma profissão, além de colocá-la em prática. Por ser regulamentado por lei, o programa proporciona salário, vale-refeição, vale-transporte, contribuição para INSS, direito a férias e demais benefícios trabalhistas.

Permite conhecer e desenvolver novas habilidades

No momento do estágio, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu nas aulas. Por isso, esse é o período ideal para conhecer como funciona uma grande empresa e conhecer novas habilidades, como liderança e resiliência, além de desenvolver as que você já tem.

Possibilita fazer networking

Além do contato com professores da formação técnico-profissional e com os colegas de classe, o aprendiz tem a chance de receber instruções e ajuda de profissionais antigos das empresas. Ao desenvolver um bom trabalho, existe a chance de contratação no futuro ou de indicação para trabalhar em outras organizações.

Oferece qualificação profissional

Antes mesmo de iniciar as atividades em uma empresa, o jovem passa por três meses de aprendizado em um curso profissionalizante gratuito que tenha a ver com a área de atuação dele na organização que vai trabalhar.

Não prejudica os estudos

O Jovem Aprendiz trabalha quatro dias por semana durante quatro horas. A carga horária reduzida evita que o estudante se prejudique nos estudos. Além disso, ele pode escolher os melhores momentos para ir ao trabalho, de acordo com a sua disponibilidade e a da empresa. 

Como ser um jovem aprendiz?

Para participar do programa Jovem Aprendiz no Amapá, o candidato deve estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Também é necessário escolher uma empresa que participa do projeto. São diversas oportunidades e, em geral, as vagas são abertas uma vez por ano.

Para isso, você deve estar atento às oportunidades pelas quais tem interesse e se cadastrar conforme as instruções de cada empresa. Para encontrar vagas no programa, você pode procurar tanto em grandes portais de emprego divulgados na internet quanto nos sites das próprias companhias que oferecem chances de trabalho.

As principais dicas para ser um bom Jovem Aprendiz na região Norte são:

  • seja organizado e responsável com as tarefas propostas;
  • não tenha medo de perguntar o que não entendeu;
  • seja criativo e proponha novas maneiras de realizar as obrigações do dia a dia;
  • gerencie o seu tempo para não deixar os estudos de lado;
  • procure ter uma comunicação clara e acertada, mantendo a empatia pelas pessoas;
  • esteja sempre disposto a receber e aceitar críticas que proporcionem aprendizado e desenvolvimento;
  • seja cordial, respeitoso, simpático e otimista;
  • preserve e cuide dos espaços de uso coletivo;
  • demonstre sempre curiosidade e interesse pelas atividades que precisa desempenhar.

Atuar como Jovem Aprendiz em Macapá é uma forma de aprimorar-se constantemente. No trabalho, você vai encontrar adolescentes e jovens que valorizam a educação, buscam crescimento e desenvolvimento profissional dentro de uma área de atuação específica e, principalmente, querem realizar sonhos. Por isso, essa é uma ótima forma de descobrir possibilidades e se inserir no mercado de trabalho.

Gostou do assunto? Não se esqueça de deixar um comentário contando a sua experiência profissional ou aproveite para tirar alguma dúvida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.