IDEB do Amapá: entenda os fatores que contribuem para esse número

sala de aula

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um importante indicador que visa medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país. Até porque a situação da educação interfere significativamente na vida profissional e nas oportunidades, atuando sobretudo no desemprego.

Mesmo diante das dificuldades no estado do Amapá, quem conta com um diploma de ensino superior no currículo tem a chance de sair na frente da concorrência, tendo mais possibilidades de empregabilidade. Por isso, neste artigo, vamos listar algumas informações relevantes, como:

  • o que é IDEB e como o índice é calculado;
  • quais são os problemas de um IDEB baixo;
  • como o profissional formado se destaca nesse cenário.

Continue acompanhando e entenda quais são os fatores que contribuem para o IDEB Amapá. Confira a seguir!

O que é o IDEB?

O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma importante autarquia do Ministério da Educação (MEC). O maior objetivo do indicador é avaliar a qualidade do aprendizado nacional e, a partir disso, definir metas para a melhoria da educação.

Assim, ele é fundamental para monitorar como anda o desempenho do ensino em cada estado brasileiro. Por meio dos dados do IDEB, é possível mobilizar a sociedade para solicitar melhorias no processo educativo como um todo.

O último IDEB calculado para o Amapá ficou em 4.6, de acordo com o portal do Inep. A meta para 2021 é que o estado atinja, no mínimo, a pontuação de 5.4 para todos os estágios educacionais.

Confira como ele é calculado

Atualmente, o IDEB é calculado a partir de dois fatores:

  1. a taxa de rendimento escolar, ou seja, a quantidade de aprovações;
  2. a média de desempenho da instituição nos exames aplicados pelo Inep.

O índice de aprovação é obtido por meio do censo escolar, realizado anualmente. Já as médias de desempenho utilizadas são baseadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para instituições de ensino e municípios, realizado a cada dois anos no país.

Para se ter uma ideia da relevância do indicador, algumas escolas em Macapá foram selecionadas pelo MEC para receber investimentos, principalmente por estarem localizadas em regiões com alta vulnerabilidade social e também por apresentarem um IDEB baixo.

Quais são os problemas de um IDEB baixo?

Um baixo IDEB pode revelar alguns problemas relacionados ao ensino, por exemplo, identificando situação de precarização das escolas em cada região. Sendo assim, o índice permite avaliar se os estudantes estão, de fato, aprendendo o que precisam na idade definida para cada série escolar.

Com as informações, as instituições podem repensar o currículo e o planejamento escolar, a fim de melhorar os indicadores de aprendizagem. Da mesma forma, é possível analisar se a metodologia pedagógica empregada atende às necessidades e, ainda, se é efetiva para a comunidade de ensino.

Como o profissional formado sai na frente nesse cenário?

Cursar o ensino superior é uma maneira de aumentar as possibilidades de trabalho e de melhorar a qualidade vida. Isso porque a graduação é valorizada e reconhecida por grande parte dos processos seletivos, o que garante diferencial e mais oportunidades no mercado.

Aqui na Faculdade de Macapá, disponibilizamos aos nossos alunos o Canal Conecta, um portal exclusivo de empregabilidade que reúne órgãos e empresas parceiras da instituição de ensino. Assim, se você deseja fazer Direito, por exemplo, pode tentar uma vaga diretamente com um dos associados da FAMA, como a Advocacia Carvalho ou Armond Advogados.

Viu só como é importante estar por dentro do IDEB Amapá? Com o indicador, é possível verificar a situação da educação no estado e entender como anda a economia do Amapá. Com isso, facilmente você terá mais chances de acesso às principais oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e, também, de atingir sucesso profissional, independentemente da área de atuação de sua carreira.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e entenda também como está o mercado de trabalho no Amapá e saiba como conquistá-lo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.