Conheça 6 fatos sobre a história do Amapá e oportunidades

bandeira do amapá

O Amapá é um estado no Norte do Brasil e sua capital é Macapá. Essa região é muito bela e rica em oportunidades. Porém, pouca gente conhece a história do Amapá, e é por isso que elaboramos este conteúdo!

Conhecendo os fatos da história do estado, é possível saber mais sobre a região, como é estudar na Faculdade de Macapá e quais são as oportunidades profissionais do mercado. Então, continue conosco!

Como foi o processo de colonização da região

De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o território correspondente ao Amapá era colonizado pelos espanhóis. Porém, a área foi doada ao português Bento Parente em 1637.

Entretanto, ao longo da história do Amapá, o estado sofreu invasões de países que tinham interesse em colonizar a região. Holandeses e ingleses tentaram ocupar o território amapaense no final do século XVII, mas não tiveram sucesso. Em 1697 foi a vez da França tentar ocupar a área, mas os portugueses venceram mais uma vez.

Em 1713 os franceses assinaram o Tratado de Utrecht que reconhecia a soberania portuguesa na região. Porém, mesmo após o tratado, os franceses insistiam em invadir a área. Por isso, somente no ano de 1900 o Amapá foi definitivamente incorporado ao território brasileiro.

Questão do Amapá

A disputa territorial entre o Brasil e a França ficou conhecida como “Questão do Amapá”. Em 1985 tropas francesas invadiram o território brasileiro até o rio Araguari e apropriaram-se de aproximadamente 260 mil km².

Para resolver a situação, foi necessário uma intervenção internacional na Suíça. O Brasil contou com o Barão do Rio Branco para defender a causa e, em 1 de dezembro de 1900, o tribunal suíço determinou o Amapá como parte do território brasileiro.

O povoamento do Amapá

Foi com a descoberta do ouro e a exploração da borracha, a partir do século XIX, que o povoamento da região teve grande impulso.

Em 1950 a população do Amapá era de 37 mil habitantes. Atualmente, o estado ultrapassou os 845 mil residentes, sendo que Macapá tem 503.327 habitantes.

A história mostra como as oportunidades econômicas fizeram com que a região crescesse, sendo uma realidade até os dias atuais. Afinal, Macapá é uma ótima cidade para construir uma carreira e alcançar a estabilidade financeira.

Clima do Amapá

No Amapá o clima predominante é o equatorial superúmido. Por isso, na região ocorre bastante calor e umidade, favorecendo a biodiversidade. Quem for morar em Macapá, a capital do estado, vai contar com um clima quente e belíssimas paisagens.

Economia do Amapá

Foi com o intuito de promover a economia do estado amapaense que, em 1943, o Governo Federal desvinculou o Amapá do estado do Pará. Dessa forma, naquele ano o Amapá tornou-se território federal. Entretanto, foi somente em 1988 que o território foi considerado um estado, sendo Macapá a sua capital.

Atualmente, as principais atividades que movimentam a economia do Amapá são:

  • o extrativismo mineral;
  • o extrativismo vegetal;
  • a pesca;
  • a pecuária;
  • o comércio.

As áreas do mercado de trabalho em alta

O mercado de trabalho no Amapá está bastante aquecido e a região é a segunda com o menor índice de desemprego no país!

A área da saúde se destaca no mercado, com alta empregabilidade para profissionais de Enfermagem, Biomedicina, Odontologia e Radiologia.

Além disso, com a criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) o setor comercial ganhou bastante espaço na região. Portanto, profissionais formados em Empreendedorismo e Administração contam com ótimas oportunidades na capital do Amapá.

Para aproveitar as áreas do mercado de trabalho em alta é necessário ter um diploma de ensino superior, por isso a FAMA oferece diversos cursos em todas as modalidades de ensino.

Portanto, está claro o que é a história do Amapá e como a região oferece ótimas oportunidades para profissionais qualificados e com conhecimento das particularidades da região, concorda?

Quer saber ainda mais motivos para estudar na capital amapaense? Então, confira o nosso artigo Faculdade em Macapá: os motivos para você estudar nessa cidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content