Por que brasileiros vão para a Guiana Francesa buscar empregos?

porquebrasileirosvaoparaaguianafrancesabuscarempregos

A busca por um trabalho quase sempre gera aquele misto de expectativa e inquietação. Ter uma renda e adquirir experiência estão na lista de desejos da maioria dos jovens. Contudo, encontrar boas oportunidades nem sempre é tão simples assim. Dessa forma, procurar por empregos na Guiana Francesa se mostra como uma boa alternativa.

Ainda que a região Norte seja cheia de possibilidades, não podemos negar que a perspectiva de trabalhar no estrangeiro causa um pouco de euforia em alguns. A curta distância com o Amapá, então, deixa tudo ainda mais otimista.

A Guiana Francesa é, na verdade, não um país, mas um departamento ultramarino da França. E a realidade da migração é tão grande, que, finalmente, em 2017, foi inaugurada a ponte que era tema de discussão, há anos, dos governos de ambos os lados. Isso tornou ainda mais concreto o objetivo de trabalhar fora.

Continue a leitura e entenda melhor o que fazer para ter mais chances nessa procura!

Por que procurar emprego na Guiana Francesa?

São várias as vantagens de trabalhar fora do país. Observe alguns pontos!

Melhoria na qualidade de vida

Ao trabalhar na Guiana Francesa, temos acesso a produtos e bens estrangeiros, de grande qualidade. Somado a isso, existe o fato de os salários serem pagos em Euro, moeda bem mais forte que o Real. Tanto é que não são raras as pessoas determinadas a conseguir um emprego por lá, a fim de sustentar a família no Brasil. 

Mas, claro. Também há a possibilidade de não precisar ter toda essa responsabilidade e, então, reservar um dinheiro durante um tempo, a fim de investir em sonhos, como abrir um negócio ou fazer outras viagens. 

Outro ponto relacionado à qualidade de vida é conhecer uma gastronomia tão diferente do nosso país de origem. Sem contar, ainda, os lugares e pontos turísticos a serem desfrutados, por exemplo, as ilhas paradisíacas. 

Mais opções de trabalho

Como mencionamos na introdução, são opções a mais de trabalho, aumentando as oportunidades de quem deseja algo fora do comum. Para quem busca por chances como essa, uma dica é ficar a par das informações relacionadas ao mercado de trabalho por lá, visto que pode mudar, vez ou outra. Ainda que as principais atividades econômicas sejam a agricultura, o turismo e a pesca, não necessariamente são as opções mais disponíveis.

Experiência com outra língua e cultura

Nada melhor que aprender outra língua vivenciando os costumes e se obrigando a usá-la no dia a dia, concorda? O francês costuma ser um dos idiomas mais cobiçados pelos falantes, fazendo parte dos objetivos de estudos de várias pessoas. São muitos os brasileiros na Guiana Francesa que aproveitam para unir o útil ao agradável e enriquecer o vocabulário e o currículo.

Quais os pontos de atenção para brasileiros que trabalham na Guiana Francesa?

Bem, apesar de ser uma opção vantajosa para nós, brasileiros, é importante tomar alguns cuidados, de modo a não se comprometer. Veja os principais!

Tenha todos os documentos legais

Quase toda semana, vemos noticiários de migrantes que tentaram atravessar a fronteira de maneira ilegal. Ainda que alguns consigam, a prática é um tanto arriscada. Primeiro, porque esses turistas estão à mercê de vários perigos, tanto na mata quanto no rio. Não é raro sabermos de tentativas fracassadas.

Por isso, faça tudo dentro da lei, o que significa ter o aval do governo estrangeiro. Uma possibilidade para jovens entre 18 e 30 anos é contar com o “Programa Férias-Trabalho”. Trata-se de uma iniciativa entre Brasil e França, para permitir a estadia de até 1 ano no outro país, vivenciado a cultura e trabalhando. Os vistos são emitidos pelo consulado e válidos para a Guiana Francesa também. Para isso, o país estrangeiro exige, entre outros:

  • comprovar quantia de 2,5 mil euros, para se manter lá;
  • passagem, se for o caso;
  • seguro-saúde internacional;
  • passaporte;
  • carta de motivação;
  • currículo;
  • atestado de antecedentes criminais. 

Contudo, ainda que você decida ir por fora desse programa, saiba que o passaporte com visto é uma exigência legal para atravessar a fronteira.

Certifique-se da legalização na prestação de serviços

Ao buscar por vagas na Guiana Francesa, certifique-se de que elas cumprem os requisitos da lei. Trabalhar ilegalmente é um tanto arriscado, podendo levar você a ser preso ou a ser deportado. Com isso, há a perda do direito de visitar o país e, ainda, a possibilidade de ter de responder à pena de acordo com as leis estrangeiras.

Ainda que você não seja descoberto no começo, isso obriga você a viver com o receio de ser pego a qualquer momento, situação que, em vez de dar a sensação de uma experiência tranquila e cheia de aprendizados, torna-se angustiante.

Pesquise possibilidades antes de sair do país

O ideal é que você acerte alguns detalhes do seu trabalho, antes de sair do Brasil. Esse planejamento evita adversidades que o obriguem a aceitar qualquer coisa. Segundo um estudo realizado por Leone Rocha sobre os imigrantes na Guiana Francesa, brasileiros costumam ser aceitos em setores como construção civil, pequenas empresas, serviços e trabalhos gerais.

Assim, o esperado é que seja mais fácil encontrar algo nessas áreas relacionadas. De qualquer forma, tenha em mente o que cabe à sua realidade e se prepare, com cursos e especializações, ainda no Brasil.

Como se capacitar para trabalhar na Guiana Francesa?

Como você percebeu até aqui, o processo não é tão simples. Além das recomendações já citadas, relativas a documentos, tenha atenção à sua própria capacitação. 

Focar em um curso de qualidade

O Programa Férias-Trabalho costuma ser uma oportunidade para muitos. Mas você se lembra dos documentos necessários, que falamos agora pouco? O currículo e a carta de motivação são dois deles. A partir disso, já é possível notar que, por mais que a Guiana Francesa esteja aberta para receber estrangeiros trabalhadores, ela faz uma seleção de quem entrará.

Para ter mais chances de sucesso nessa hora, é importante focar em uma preparação, com antecedência. Conhecer um pouco da língua francesa fará com que você ultrapasse alguns candidatos. 

Considerando a concorrência e a quantidade de brasileiros que tentam entrar diariamente no território, nada mais sagaz que investir capacitações, ofertadas por instituições reconhecidas e credenciadas, concorda? Afinal, dificilmente outro país terá interesse em dar suporte a um imigrante trabalhador se ele não puder oferecer a mão de obra que precisa.

Dessa forma, tendo em mente as áreas mais acessíveis a imigrantes brasileiros, graduações como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Administração e Engenharia de Produção têm tudo para serem boas opções.

A Fama, Faculdade de Macapá, além de disponibilizar tais formações, conta com profissionais qualificados, para prestar um ensino de qualidade. Com cursos presencias e a distância, é possível optar por modalidades de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. 

Independentemente da escolha, você tem os recursos necessários, para serem aplicados na prática da profissão. Por falar nisso, investir em estágios na área, ainda durante o curso, faz com que você seja mais valorizado, tornando seu currículo um diferencial. Para isso, o canal Conecta também pode ajudar muito, disponibilizando diversas vagas, que podem ajudá-lo a conquistar suas primeiras experiências.

Como você pôde ver, procurar por empregos na Guiana Francesa é uma saída para quem deseja vivenciar práticas diferentes e, ao mesmo tempo, promissoras. No entanto, ter um bom preparo antes de sair do país é fundamental, para evitar frustrações, combinado?

E você já tem ideia do curso no qual você investirá? Já traçou seus planos, para fazer seu desejo dar certo? Conte tudo aqui para a gente, adoraremos saber!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.