Grade curricular de Engenharia Elétrica: conheça as principais matérias

grade curricular engenharia elétrica

O curso de Engenharia Elétrica é um dos mais almejados, não apenas pelas boas oportunidades imediatas, mas por proporcionar uma carreira estável em longo prazo. Além do mercado de trabalho promissor, o diploma traz uma remuneração que possibilita a realização dos sonhos e a vivência de experiências.

Se você pensa em seguir nessa área, saiba que é importante conhecer a grade curricular de Engenharia Elétrica para se familiarizar com as disciplinas. Ela é formada por matérias práticas e teóricas, em conjunto com as tendências do mercado.

Se quer saber o que se estuda em Engenharia Elétrica, não perca o nosso post!

Cálculo Diferencial e Integral

Cálculo é uma das principais matérias de Engenharia Elétrica. Aqui, o foco se dá na área da Química. Assim, o estudante aprende sobre reações químicas, funções inorgânicas, ligações covalentes e propriedades da matéria.

Ao entender a base teórica dos conceitos e colocar o aprendizado em prática, o futuro profissional aplica durante as aulas o que fará parte da sua rotina. A ideia da disciplina é auxiliar o aluno a resolver problemas e formular hipóteses.

Circuitos Elétricos

Uma das disciplinas de Engenharia Elétrica mais comuns e importantes é a de Circuitos Elétricos. Aqui, são abordados a análise e métodos de circuitos, teoremas e grandezas elétricas. Assim como em outras matérias, o estudo desse tema auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico para a solução de problemas.

Algoritmos e Lógica de Programação

Os estudantes da Faculdade de Macapá ainda aprendem sobre algoritmos e lógica de programação. Essa disciplina faz parte do ciclo básico de todas as Engenharias. Isso, porque a tecnologia integra as profissões, seja para solucionar problemas ou otimizar tarefas.

O foco da matéria é proporcionar mais eficiência aos projetos de Engenharia e à rotina dos engenheiros na resolução de problemas complexos. Assim, o aluno aprende sobre aplicações de matrizes e vetores, representação de variáveis e algoritmos, entre outros temas.

Teste Vocacional Rápido

Princípios da Eletricidade e do Magnetismo

Essa matéria tem o objetivo de aplicar os conhecimentos em sistemas de comunicação e redes de transmissão. Ela entra na grade curricular para envolver campos mais específicos e técnicos da profissão. Assim, o aluno estuda temas como resistores, corrente, carga elétrica e Lei de Coulomb.

Além das disciplinas que explicamos acima, a grade curricular contempla outras matérias que são fundamentais para a formação do engenheiro eletricista, como:

  • Administração e Economia para Engenheiros;
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Instalações Elétricas;
  • Automação de Processos Industriais;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Resistência dos Materiais.

Durante o curso da FAMA, o aluno aprende como funciona os sistemas de geração de energia, o que o capacita para atuar em projetos de energia. Ao final da graduação, é necessário fazer um estágio em Engenharia Elétrica e elaborar um Trabalho de Conclusão de curso (TCC).

Quem quer seguir nessa carreira encontrará um mercado de trabalho promissor, podendo atuar nas maiores empresas do Amapá. O salário do formado em Engenharia Elétrica é de R$ 7.936,92* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Para ser um destaque no mercado e encontrar as melhores oportunidades, é fundamental estudar em uma instituição bem-conceituada e de qualidade. Aqui na FAMA, você encontrará diferenciais exclusivos, como:

  • Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares que ajudam no desenvolvimento de habilidades complementares;
  • infraestrutura completa, com salas multimídias e laboratórios de ponta;
  • corpo docente atualizado e preparado;
  • formas de ingresso facilitadas.

Agora é com você!

Agora que você já conhece as principais matérias da grade curricular de Engenharia Elétrica, saiba que estudar em uma instituição de ensino com disciplinas atualizadas faz toda diferença! Sem contar o uso da tecnologia e de laboratórios equipados para a realização de aulas práticas.

Gostou de conhecer as matérias de Engenharia Elétrica e quer estudar em uma faculdade com grade curricular atualizada? Então, inscreva-se no vestibular online da FAMA!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.