Entenda quais são as funções do administrador financeiro

profissionais de administração financeira

Se você tem interesse em trabalhar com gestão de empresas e está ligado nas profissões do futuro, precisa conhecer as funções do administrador financeiro. Ele é um profissional muito estratégico para os negócios, pois participa diretamente de algumas das decisões mais importantes sobre custos e investimentos.

Toda empresa depende de uma boa organização das contas para alcançar sucesso, certo? Com isso, setores e profissionais que cuidam das finanças são essenciais em qualquer lugar. Que tal saber mais sobre o que faz um administrador financeiro e como essa área pode ser interessante para sua carreira?

Neste post, damos detalhes acerca do mercado de trabalho e da atuação de administradores nesse campo. Confira o que você vai ver:

  • quem é o administrador financeiro;
  • quais são as funções desse profissional.

Boa leitura!

Quem é o administrador financeiro?

O administrador financeiro é um profissional que exerce funções relacionadas à gestão das finanças corporativas. Seu grande objetivo é maximizar os lucros de uma empresa ao gerir os recursos, os investimentos e as receitas dela de forma eficiente. Logo, é preciso que ele tenha conhecimentos profundos sobre a realidade financeira.

Apesar de ter o termo “administrador” no conceito, não são apenas pessoas formadas nessa graduação que podem atuar no cargo. Além do curso de Administração, profissionais que ingressaram na faculdade de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis (tanto presencial quanto EAD) também trabalham na gestão financeira das empresas.

De modo geral, essas são as três opções de faculdade que preparam você para ocupar cargos como administrador financeiro e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho. A carreira se mostra promissora, com boas chances de crescimento e valorização profissional.

A faixa salarial para essa área em Macapá pode chegar aos R$ 11.000,00 e campo de atuação é promissor no estado do Amapá. Não é à toa que a Administração pública representa 44% da composição setorial do estado no PIB.

Para aproveitar as vantagens da carreira, é fundamental ter uma formação de qualidade. Com isso em mente, tenha atenção na escolha da instituição em que vai estudar. A Faculdade de Macapá prepara os alunos não apenas em conteúdos atuais e relevantes, mas também prestando suporte na profissionalização.

Além de contar com professores qualificados e com uma infraestrutura que oferece o que você precisa, apresentamos diferenciais como o Canal Conecta. Ele alavanca seus resultados no mercado ao colocar os estudantes em contato com as melhores empresas da região para conseguir vagas de estágio e emprego.

Quais são as funções do administrador financeiro?

Depois de darmos um panorama sobre a profissão, vamos aos detalhes do que faz o administrador financeiro em seu trabalho. Confira as principais funções que ele pode exercer em uma empresa!

Análise de entrada e saída da empresa

Todo negócio movimenta volumes significativos de dinheiro — o que pode ser bem complexo, a depender do porte da empresa. Mesmo companhias menores precisam de um administrador financeiro para analisar as entradas e saídas de forma eficiente, pois é nelas que se encontra o segredo dos resultados da gestão.

Então, se você vê as funções do administrador financeiro no seu futuro profissional, esse tipo de análise é, provavelmente, uma das tarefas que serão realizadas. Em geral, passam pelo setor financeiro as contas a pagar e a receber, assim como a redação de relatórios gerenciais e outras atividades importantes.

Controle financeiro das empresas

Consequentemente, o controle das finanças empresariais também é função do administrador financeiro. Ou seja, o profissional não vai apenas organizar e pagar as contas ou registrar o dinheiro recebido. Ele também exerce controle sobre o orçamento e busca sempre a otimização dele.

Quem trabalha nessa área em empresas pode ajudá-las a crescer bastante e alcançar mais sucesso ao longo do tempo. Afinal, o bom uso dos recursos financeiros permite ter melhores resultados com menos investimentos. Assim, o negócio se destaca da concorrência e cresce.

Análise do mercado

Um dos grandes cuidados que um administrador financeiro deve ter em seu trabalho é analisar constantemente o mercado. A situação de uma empresa não depende apenas das atividades dela, mas de um contexto mais amplo — incluindo a economia nacional e até mesmo internacional.

Por isso, as atividades financeiras devem ser pautadas em estudos eficientes da economia no geral, do setor de atuação da empresa, dos seus concorrentes diretos e do mercado consumidor. A partir de informações como essas, o administrador pode propor mudanças e se antecipar a desafios que estão aparecendo.

Participação na tomada de decisões financeiras

Um profissional tão bem informado sobre a economia e o mercado tem dados relevantes para tomar decisões em uma empresa, não é mesmo? Logo, é de se esperar que essa seja mais uma das funções de quem tem o cargo de administrador financeiro.

Nenhum negócio que deseja sobreviver e crescer no seu setor deve tomar decisões sem ter dados seguros como base. É por isso que o setor financeiro ganha tanta importância na gestão estratégica de uma empresa. Antes de decidir, por exemplo, se investe ou não em determinado produto ou serviço, é preciso considerar os números.

Declarações financeiras

Outro fator central em uma empresa diz respeito às obrigações que ela precisa ter com diversas pessoas e órgãos — como os próprios sócios ou a Receita Federal. A administração de um negócio envolve redigir e manter atualizados uma série de documentos que garantem transparência à gestão financeira.

Se você aprendeu o que é um administrador financeiro, já sabe que fica a cargo dele realizar o acompanhamento dessa demanda. O profissional deve ter conhecimentos dos documentos e relatórios contábeis, garantir o cumprimento das obrigações fiscais e resolver qualquer pendência relacionada a elas.

Auditorias financeiras

Por fim, muitas empresas fazem os processos de auditoria financeira com frequência. Eles consistem em analisar o planejamento e as atividades financeiras do negócio para saber se tudo está caminhando corretamente. A auditoria revisa os documentos importantes e verifica possíveis fraudes ou falhas.

Depois de conhecer as funções do administrador financeiro, você certamente percebeu o quanto ele é indispensável para a gestão de empresas. Quer seguir na área? Escolha um dos cursos que citamos, estude na melhor faculdade de Administração do Amapá e viva experiências para impulsionar seu currículo! Venha para a FAMA!

Este post foi útil para você? Aproveite para conhecer 4 grandes empresas para trabalhar em Macapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.