Descubra quais são as 6 principais formas de ingresso na FAMA

formas de ingresso na faculdade de macapá

Sabia que, de acordo com uma pesquisa do IBGE, comentada no jornal O Globo, um profissional com ensino superior ganha o triplo do salário de quem tem apenas o ensino médio? Não é à toa que entrar na faculdade é o grande sonho de muita gente. A boa notícia é que dá para começar seu curso já nesse próximo semestre!

Mesmo que você não tenha prestado o Enem, não tenha como arcar com as mensalidades no momento ou, ainda, já faz o ensino superior, mas quer mudar para uma instituição de ensino com grandes diferenciais, existem várias formas de ingresso na FAMA! Conheça as 6 principais!

Por que estudar na FAMA?

A FAMA é uma faculdade localizada na cidade de Macapá/AP que já tem 12 anos de experiência no ensino superior amapaense. São vários cursos de graduação — nas modalidades presencial e a distância (EAD), incluindo a opção semipresencial — e todos os nossos estudantes contam com grandes diferenciais, como:

  • apoio personalizado em todas as fases da trajetória acadêmica;
  • um sistema de ensino inovador, que segue as tendências de uma educação mais dinâmica e interativa, totalmente voltada para a prática no mercado de trabalho;
  • avaliação continuada que valoriza todos os passos do estudante e o seu desenvolvimento acadêmico;
  • uma ponte entre os alunos e o mercado de trabalho, por meio do canal Conectaportal exclusivo com vagas de estágio e emprego em milhares de empresas parceiras.

Quais são as formas de ingresso na FAMA?

Existem várias formas de ingresso na FAMA, como:

  • fazendo o vestibular tradicional;
  • usando a nota do Enem;
  • buscando os programas do Governo, a exemplo do Prouni e do FIES;
  • se cadastrando no Financiamento Estudantil Privado (PEP);
  • realizando uma transferência externa.

Quer saber como cada um deles funciona? Confira agora mesmo!

1. Vestibular tradicional

O vestibular aqui da FAMA possibilita que o futuro estudante faça a prova nos dias e nos horários em que tiver disponibilidade. É muito simples: basta acessar o site do Vestibulares, escolher o curso desejado, selecionar a modalidade ideal e clicar no botão “Eu quero”.

Em seguida, vá em “Fazer minha inscrição”, preencha os seus dados e escolha a melhor data e horário para realizar a prova. Você ainda pode remarcar esse agendamento caso surja um imprevisto. Prático, não é mesmo?

2. Nota do Enem

Outra possibilidade é utilizar a nota do Enem, o que dispensa a necessidade de realizar o vestibular tradicional. Para isso, você deve ir à secretaria da FAMA com a sua pontuação no exame. Se você não tem mais seus resultados, dá para emitir o boletim de desempenho nos sites do Inep:

Para fazer sua graduação na FAMA utilizando a nota do Enem, os únicos pré-requisitos são ter feito a prova nos últimos 3 anos e não ter zerado a redação. Se estiver tudo certo, basta escolher o seu curso e começar a estudar.

3. Transferência

Se você já está estudando, mas não quer perder a oportunidade de fazer um curso aqui na FAMA, sem problemas! Você pode realizar a transferência externa, vindo de outras faculdades.

Quando sobram vagas em nossas turmas, abrimos a opção de transferência externa, que dispensa a realização do processo seletivo. É só ir à secretaria portando os seguintes documentos:

  • RG com CPF;
  • histórico escolar da faculdade atual, expedido há no máximo 6 meses;
  • atestado de vínculo com a faculdade atual;
  • ementas das disciplinas já cursadas, desde que você tenha obtido aprovação.

As ementas nada mais são do que os conteúdos programáticos de cada matéria. Você precisa levá-las para que, no ato da transferência, consigamos fazer as adaptações curriculares necessárias no seu novo curso, por exemplo, eliminando matérias muito similares às que você já fez.

Ah, olha só: alunos que fazem transferência externa aqui para a FAMA têm bolsas de estudo de 50% em todas as mensalidades até o final do curso. Já na modalidade EAD, esse desconto é de 20%. Esse abatimento pode ser acumulado com outras bolsas ou financiamentos, inclusive o FIES.

4. Prouni

Uma das formas de ingresso na FAMA é pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Para participar, é preciso ter participado da edição atual do Enem e ter estudado em escolas da rede pública ou como bolsista integral na rede particular. Além disso, o desempenho no Exame é o critério para a concessão das bolsas, então, o programa dispensa a realização do vestibular.

No momento da inscrição no Prouni na Faculdade de Macapá, você precisa escolher um dos cursos e aguardar a divulgação dos resultados. Depois, é só levar os documentos solicitados na secretaria para efetivar a matrícula e garantir o abatimento nas mensalidades.

5. FIES

Também dá para usar o FIES na FAMA! O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo com linhas de crédito estudantil.

As vagas permitem que você pague seu curso somente após o término da graduação e com condições facilitadas, como um longo prazo de acerto do saldo devedor e juros reduzidos, que podem chegar a zero, dependendo das condições socioeconômicas do candidato.

Como o FIES utiliza a participação no Enem como pré-requisito de inscrição, ele também serve como forma de ingresso no ensino superior. Assim, se você é contemplado com a vaga de financiamento, é dispensado do vestibular. Para isso, basta escolher a opção de curso desejado aqui na FAMA no ato da inscrição no programa.

6. PEP

Se você não pode arcar com os custos da graduação atualmente, dá para usar o PEP na FAMA. O programa não é necessariamente uma forma de ingresso, mas sim uma grande facilidade para que você possa concluir seus estudos. Com o PEP, é possível parcelar até 70% do valor total do curso, completamente sem juros.

E o melhor é que você só começa a acertar esse percentual parcelado após a conclusão do curso, renovando o serviço semestralmente. O PEP é pré-aprovado e não exige a nota do Enem, então, para solicitá-lo, é só informar o interesse aqui na FAMA após efetivar a matrícula em algum curso.

Enfim, independentemente do seu perfil, existem formas de ingresso na FAMA para todos os gostos e necessidades. Sem contar que, com facilidades como as bolsas de estudo e o parcelamento, não há impedimento para que você comece hoje mesmo a construir a sua carreira.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato com a gente, tire eventuais dúvidas e realize a sua matrícula!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.