Fies 2020: entre na Fama e comece a sua graduação!

Imagem mostrando estudante com camisa azul

Usando o Fies, você pode conseguir financiar sua mensalidade e começar a pagar somente após a conclusão. Confira!

Quem passou por diferentes empregos já sabe: fazer uma faculdade pode ser o diferencial entre ter uma carreira ou ficar estagnado. Por outro lado, os horários corridos, a locomoção entre diferentes locais e o preço da mensalidade muitas vezes são grandes obstáculos. Mas e se você puder cursar o Ensino Superior financiando as suas mensalidades? Assim, o custo deixa de ser uma dificuldade, não?

Para isso, você pode usar o Fies! Aproveite para estudar em uma das melhores faculdades de Macapá. O curso superior não somente aumenta a sua empregabilidade, mas também permite entrar em concursos públicos desse nível.

O que é o Fies?

Indo direto ao ponto: o Fies é um programa de financiamento estudantil mantido pelo Ministério da Educação. Ele consiste em ajudar o estudante durante a faculdade, financiando desde 50% da mensalidade até seu valor integral.

A grande vantagem: o estudante somente começa a pagar o financiamento após a conclusão do seu curso, ou seja, quando já está graduado e tendo condições muito mais favoráveis para conseguir uma boa posição no mercado.

Atualmente, o financiamento fornecido é dividido em Fies e P-Fies. No Fies, o financiamento das mensalidades tem juros 0 e mantido pela Caixa Econômica Federal. Isso representa uma gigantesca economia! Já o P-Fies é mantido por um banco privado e os juros serão decididos pela instituição.

Como você viu no vídeo, é necessário atender a alguns requisitos para se candidatar. No Fies, a renda familiar bruta não pode ultrapassar 3 salários mínimos. Por outro lado, no P-Fies o limite são cinco salários mínimos.

Como usar o financiamento para entrar na Fama?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você atenda aos seguintes critérios para participar:

  • Ter participado do ENEM a partir de 2010
  • Conseguir média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450
  • Nota superior a 0 na redação

Um ponto muito importante: as inscrições do Fies 2020 estarão abertas entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Dessa forma, vale deixar um lembrete no e-mail ou na agenda para não perder o prazo.

Para começar o processo de inscrição, entre no site de pré-inscrição do Fies. Você deverá fazer o cadastro inicial e então realizar o login. Na sequência, complete as informações e tenha muita atenção na aba Grupo de Preferência. É lá que você escolhe os cursos desejados e também a Fama 😉

Grupo de preferência: atenção aos cursos escolhidos

Acompanhe o vídeo abaixo e veja o passo a passo. Lembre-se que o resultado será divulgado para ambas as modalidades no dia 26 de fevereiro.

O site do novo Fies traz uma seção de perguntas frequentes muito boa para ajudar os estudantes. Dessa forma, caso tenha dúvidas, você pode conferir neste link.

Considerações antes de escolher o seu curso:

Antes de escolher o seu curso de graduação, leve em consideração o mercado de sua região e as carreiras mais promissoras. O mercado de trabalho no Amapá, por exemplo, favorece quem está em um curso da área da saúde, pois a demanda é frequente. Além disso, diplomados em Administração, Direito e similares também têm muitas oportunidades nos concursos públicos.

Também é importante, caso você tenha planos de se mudar após a faculdade, considerar o mercado de trabalho na região de destino.

Por último, mas não menos importante, é possível fazer a inscrição para o vestibular na Fama neste link. Não deixe de agendar o dia da sua prova. Estamos te esperando!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.