Por que as faculdades na área da Saúde estão em alta? Entenda

cursos em alta na área da saúde

Você sabia que existem diversas profissões promissoras na área da Saúde? Os profissionais do setor geralmente encontram um mercado com alto índice de empregabilidade, que oferece bons salários e diversos tipos de oportunidades.

Uma ótima dica para quem deseja aproveitar as demandas de trabalho é se especializar por meio de um curso de ensino superior. A formação é imprescindível para dominar os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à área e, também, para oferecer os serviços de forma segura às pessoas.

Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue acompanhando e descubra quais são as principais opções de faculdades na área da Saúde que estão em alta. Confira a seguir!

Quais fatores influenciam a ascensão da área da Saúde?

De forma geral, praticamente são dois os fatores que mais influenciam para a atual ascensão da área da Saúde: o envelhecimento da população brasileira e as descobertas da importância da prevenção de doenças.

Uma pesquisa do IBGE demonstrou as projeções para a situação na sociedade, apontando que, até 2060, o país terá muito mais idosos do que jovens. Por boa parte da história do Brasil, no entanto, a maioria da população foi formada justamente por jovens.

A mudança do funil etário oferece desafios principalmente para o mercado, que deve saber como manter a capacidade produtiva e a qualidade de vida dos colaboradores para que continuem contribuindo para seus ambientes de trabalho.

Devido a isso, diversas empresas têm redobrado os investimentos e apostado cada vez mais em programas de prevenção de doenças para conseguir frear o aumento nos preços dos planos de saúde.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), apenas em uma década, o número de programas de promoção de saúde alcançou a marca de 1.868 cadastros, beneficiando mais de 2,3 milhões de planos de saúde em todo o país.

Esse movimento ocorre inclusive na região Norte, onde algumas doenças graves, como a malária, avançaram consideravelmente desde 2017, gerando alerta também para os outros estados. De acordo com os dados do Ministério da Saúde obtidos pela Folha, 194 mil registros de casos foram apontados, representando um aumento de 50% em relação aos anos anteriores.

Quais profissões da área da Saúde estão em alta?

Existem diversos segmentos e tipos de faculdades de Saúde; por isso, é imprescindível entender o que faz cada profissional e, ainda, quais são as perspectivas para as ocupações no futuro.

Por isso, veja a seguir mais informações sobre os principais cursos na área da Saúde, além dos setores do mercado que mais oferecem oportunidades de emprego.

Enfermagem

A graduação em Enfermagem é voltada para a preparação técnica e ética de pessoas que queiram atuar no cuidado de pacientes em variados ambientes, como clínicas, postos de saúde, hospitais e consultórios, prestando assistência de maneira humana e eficiente. Também é fundamental saber como trabalhar bem em equipe e estar sempre em busca de atualização e de aprimoramento profissional.

Farmácia

Aqui na FAMA, o curso de Farmácia é indicado para quem deseja se capacitar em processos de pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene. A formação aborda desde as tecnologias mais avançadas da indústria até as habilidades necessárias para planejar e executar programas de promoção e de manutenção da saúde. O enfermeiro encontra oportunidades de emprego em instituições governamentais, clínicas, laboratórios, hospitais, entre outros.

Fisioterapia

A Fisioterapia é uma área que estuda práticas terapêuticas para tratamento, desenvolvimento e regeneração da capacidade funcional de pacientes em reabilitação.

O curso habilita o profissional para diagnosticar, planejar e aplicar terapias físicas adequadas para a recuperação de lesões, sempre com foco na qualidade de vida das pessoas. É possível atuar em empresas públicas e privadas, desempenhando funções variadas, como atendimento, cuidados laborais, consultoria em academias etc.

Odontologia

A graduação em Odontologia habilita indivíduos para cuidar da saúde e da estética bucal, acompanhando a evolução científica e tecnológica que a profissão exige. A formação teórica e técnica permite oferecer bem-estar e qualidade de vida para os pacientes, levando em consideração o contexto social e o cenário da saúde no país e em cada região.

Os ambientes de trabalho geralmente são os consultórios dentários, mas o profissional também pode se especializar e ampliar sua oferta de serviços em outros setores, como o de cirurgia e o de traumatologia.

Radiologia

O curso de Radiologia trata de processos de obtenção de imagens para fins diagnósticos e terapêuticos na área médica, odontológica e veterinária. Na FAMA, o curso é um Tecnólogo, permitindo rápida inserção no mercado de trabalho. O aluno aprende a planejar, a gerir e a executar serviços radiológicos com qualidade, precisão e segurança.

A área é ampla e oferece oportunidades de vagas de gestão e realização de exames em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais e laboratórios, bem como em indústrias, em fabricantes e em distribuidores de equipamentos hospitalares.

Qual a importância de investir em qualificação nessas profissões?

Ter uma carreira na área da Saúde depende de muita qualificação profissional, até porque o indivíduo lida, diretamente, com a qualidade de vida dos pacientes. Assim, caso você esteja considerando seguir uma das profissões citadas, saiba que é preciso investir adequadamente na sua formação.

Aqui na FAMA, oferecemos cursos de graduação ideais para quem quer aproveitar as ótimas oportunidades do mercado de trabalho no Amapá. Nosso maior objetivo é prover um ensino superior de excelência, visando sempre o crescimento humano, social e intelectual da comunidade acadêmica.

Nosso sistema de ensino prepara os graduandos para a profissão de uma maneira dinâmica e interativa, aprendendo na prática com casos reais. Além disso, o apoio personalizado da FAMA é oferecido para cada fase da formação para que os alunos obtenham sempre os melhores desempenhos e resultados.

Sem dúvidas, optar entre uma das faculdades na área da Saúde é o caminho mais indicado para quem deseja se especializar e ser um profissional de destaque. Lembre-se, portanto, que é fundamental investir em uma instituição de ensino superior que tenha uma boa reputação no mercado, pois assim você poderá aproveitar as melhores vagas do setor, inclusive por meio de concursos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e descubra também onde estão as melhores oportunidades de concurso público em Macapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.