Faculdade em Macapá: os motivos para você estudar nessa cidade!

faculdadeemmacapaosmotivosparavoceestudarnessacidade

Que tal fazer faculdade em Macapá? Também conhecida como “capital do meio mundo”, pois, é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a cidade, localizada no estado do Amapá, é um destino muito interessante para os vestibulandos — e explicaremos o porquê ao longo deste post.

Se você reside na região Norte, certamente já ouviu falar sobre o charme de Macapá e suas belíssimas riquezas naturais. Caso more em outras regiões, é provável que ainda não conheça profundamente o que de melhor a capital amapaense tem a oferecer. Independentemente da situação, é importante frisar que a cidade conta com uma infraestrutura preparada para receber bem os estudantes e futuros profissionais.

Isso porque, com o desenvolvimento da economia do estado, foi natural que algumas instituições de ensino superior se estabelecessem no por lá, com o objetivo de formar mão de obra capacitada para lidar com as demandas dos empregadores. No entanto, é fundamental escolher bem a faculdade antes de prestar vestibular. Neste post, preparamos um verdadeiro guia sobre como é estudar em Macapá. Vem acompanhar!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Afinal, fazer faculdade é realmente importante?

Antes de falarmos especificamente sobre faculdade em Macapá, é válido frisar a importância de um diploma de nível superior para a vida e para a carreira. Muitas pessoas, em meio a rotinas cada vez mais atribuladas, acabam se questionando se realmente vale a pena investir em uma graduação para conseguir se colocar profissionalmente no mercado. Nós sabemos que essa é uma dúvida comum, mas a resposta é uma só: sim.

Especialmente nos dias de hoje, com modalidades de ensino mais flexíveis, conforme falaremos ao longo do post, o ingresso na faculdade nunca se tornou tão acessível. Isso abriu portas para que mais pessoas pudessem cumprir com as exigências de um mercado de trabalho competitivo e que requer bastante do profissional. Afinal, as empresas querem trazer para seus times os candidatos mais qualificados e preparados.

Por isso mesmo, cursar uma graduação se tornou até mesmo requisito mínimo para algumas áreas de atuação. Se você não quer ficar sempre um passo atrás da concorrência, é importante procurar por uma formação de qualidade e conquistar um diploma de nível superior. A seguir, listamos outros motivos que reforçam nossa afirmação. Acompanhe!

As oportunidades são mais amplas

Esse primeiro aspecto tem a ver diretamente com aquilo que apontamos logo acima. Hoje, uma graduação deixou de ser apenas um diferencial, tornando-se, até mesmo, indispensável para participar de certos processos seletivos. Quando não se tem essa experiência no currículo, você pode deixar passar excelentes oportunidades de carreira.

Ainda que a graduação, por si só, não seja garantia de uma trajetória de sucesso no mercado, o conhecimento e as habilidades desenvolvidas durante a formação definitivamente são levados em conta pelos empregadores no momento de analisar uma candidatura. Ou seja, cursar uma faculdade abre portas e enriquece o currículo do candidato.

Os salários são maiores

É claro que perspectivas de salário maiores não devem ser os únicos motivos para cursar uma graduação. Afinal, pouco adianta sacrificar a sua saúde física e mental em uma profissão com a qual não se identifica e da qual não gosta, apenas para ganhar um pouco a mais do que receberia em outra área. No entanto, obviamente, esse é um fator de grande peso na vida de qualquer um.

O investimento no nível superior é de grande retorno, pois, o profissional formado tem maiores chances de traçar um plano de carreira efetivo. Sobretudo quando ele opta por dar continuidade aos estudos — por meio de pós-graduações, MBAs etc. Independentemente do caso, segundo pesquisa feita pela OCDE, divulgada pelo Educa Mais, quem investe em uma graduação pode conseguir um aumento de até 156% a mais no salário. Nada mal, não é mesmo?

Você desenvolve habilidades bem-vistas pelo mercado

Além de melhores oportunidades e salários maiores, é por meio da graduação que o aluno adquire o conhecimento necessário para atuar na área de interesse. Por isso mesmo, as empresas valorizam o profissional qualificado, pois sabem que ele recebeu durante a formação toda a carga teórica e prática para cumprir com as funções e desafios da profissão.

Sem falar que, na faculdade, também são desenvolvidas habilidades muito bem-vistas pelos empregadores — e o melhor de tudo: de forma natural. Isso porque o aluno precisa de responsabilidade para cumprir com a carga horária, respeitar os prazos, ter foco para os estudos — sobretudo quando é necessário conciliá-lo com outras tarefas — ser proativo para ir além e se destacar, conseguir trabalhar em grupo e aceitar novas ideias etc.

Por isso mesmo é importante escolher uma faculdade que, de fato, foque nesse aspecto, fornecendo graduações voltadas para a atuação no mercado. A Faculdade Macapá, ou FAMA, é uma instituição de nível superior que se preocupa em formar profissionais capacitados em todos os sentidos. E por falar em Macapá, já sabe por que você deve estudar lá? Veja no próximo tópico!

Por que escolher Macapá para estudar?

Em meio a tantas cidades no Brasil, por que escolher Macapá para estudar? Trata-se de um destino muito interessante, mas pelo fato de o turismo não ser tão forte como em outras capitais brasileiras — já que só é possível chegar até lá em aviões ou barcos — a cidade acaba passando por despercebido aos olhos de muitos. Porém, essa é uma realidade que vem mudando com o passar do tempo.

Macapá já está no radar dos turistas por suas riquezas naturais. Toda sua orla é banhada pelo Rio Amazonas e, entre os meses de março e setembro, há o equinócio — fenômeno que consiste no alinhamento do sol e da lua, fazendo o dia e a noite terem a mesma duração. Milhares de pessoas vão para a capital acompanhar essa ocorrência rara de perto. Já que começamos com algumas curiosidades interessantes, separamos abaixo outros motivos que validam a sua ida à capital amapaense para visitar e estudar!

A cultura é valorizada

O estado do Amapá é o antro perfeito para quem se interessa por cultura. Afinal, vamos combinar que nem só de aulas e projetos acadêmicos vive o estudante, não é mesmo? Em Macapá, você se encantará com o conjunto de tradições, crenças, lendas e costumes típicos de um povo muito acolhedor — que não deixou de lado as suas raízes e as incorpora em aspectos cotidianos como culinária, dança e arte.

Aqui, vale destacar uma expressão cultural unânime e realizada em várias comemorações na capital, o marabaixo. Trata-se de uma dança com música folclórica trazida pelos escravizados. Também é relevante falar que, no seu tempo livre, ou seja, quando não estiver envolvido com a faculdade, alguns passeios interessantes podem ser feitos, como a ida ao Museu Sacaca, com reproduções das habitações indígenas e ribeirinhas.

Existem vários pontos turísticos

Por falar em passeios, não poderíamos deixar de fora os pontos turísticos de Macapá, não é? Mesmo que o seu objetivo ao se mudar para a cidade seja o de cursar uma faculdade, é praticamente impossível não reservar um tempinho de lazer para explorar o que de melhor o local tem a oferecer — até porque, essas experiências acrescentam muito à sua vida acadêmica também. Acredite: a capital reserva atrações curiosas e muito interessantes.

Após uma longa semana de estudos, você pode aproveitar para:

  • conhecer o “Marco Zero”, monumento que demarca a Linha do Equador, e tirar várias fotos interessantes;
  • visitar o “Estádio Zerão”, no qual a linha do meio do campo coincide com a Linha do Equador, ou seja, cada time que joga por lá fica posicionado em um hemisfério;
  • caminhar sobre o Trapiche Elizer Levy, que fica posicionado sob o Rio Amazonas e fornece uma visão diferenciada de Macapá;
  • assistir a um show no Sambódromo, isso mesmo, nem só São Paulo e Rio de Janeiro contam com uma estrutura preparada para receber as escolas de samba no Carnaval.

Há gastronomia para todos os gostos e bolsos

“Se eu me mudar para Macapá para fazer faculdade, vou sentir saudade da comida da minha terra?”. É claro que dá um aperto no coração quando estamos longe de casa, afinal, como ficarão os almoços de fim de semana feitos pelos familiares como ninguém? A boa notícia é que, na capital amapaense, há comida para todos os gostos e bolsos.

Não deixe, no entanto, de experimentar a culinária local, repleta de sabores e tradição. Os peixes do rio Amazonas preparados de diversas formas são protagonistas nos restaurantes de Macapá. Sem falar nos sucos, cremes e doces de frutos e amêndoas típicos do Norte, como o açaí e a castanha.

Os setores que movimentam o Amapá carecem de mão de obra

Com a implantação de indústrias no estado, o Amapá vem se tornando referência em alguns setores específicos — e a demanda por mão de obra qualificada para movimentar essas áreas é uma consequência inevitável. Os pontos altos da economia local são os segmentos de recursos minerais e florestais, agronomia, piscicultura e produção de alimentos oriundos desses insumos.

De acordo com o SEBRAE, as principais atividades econômicas do Macapá incluem:

  • produção de grãos;
  • mineração;
  • siderurgia;
  • bioindústria;
  • importação e exportação
  • manutenção de aeronaves etc.

Existem ótimas faculdades em Macapá

Chegamos à resposta para a pergunta que fizemos lá no início do post: por que escolher uma faculdade em Macapá? Outra consequência da crescente industrialização no Amapá foi justamente a implantação de instituições de ensino superior no local, tendo em vista as amplas oportunidades de mercado que os alunos se depararão ao concluir uma formação.

Ou seja, estudar em Macapá em uma faculdade de credibilidade, o que é o caso da FAMA, é garantia de preparação para o mercado em meio a um cenário com boas perspectivas. Mas, por que escolher a FAMA entre as demais instituições? É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Que motivos levar em consideração para escolher uma faculdade no Macapá?

Como abordamos, o número de instituições de ensino abrindo polos e sedes na região é favorável — e esse já é um bom motivo para considerar a mudança para a cidade, concorda? No entanto, ao escolher uma faculdade, é preciso considerar vários aspectos em conjunto, afinal, o ensino superior é um investimento na vida do estudante, e ele necessita ter a certeza de que está depositando seus recursos financeiros e seu tempo em uma graduação de qualidade.

As instituições públicas são o alvo de vários, no entanto, sabemos que elas não costumam oferecer cursos adaptáveis à rotina do estudante atual, que precisa, muitas vezes, enfrentar uma jornada dupla ou até tripla. Diante disso, optar por uma faculdade particular em Macapá é uma ótima alternativa, unindo o ensino de qualidade à vantagem de poder cursar a graduação da maneira mais alinhada à sua rotina e necessidades.

Mesmo chegando a essa conclusão, aqueles aspectos que precisam ser analisados antes de prestar vestibular não se anulam. É muito importante que o aluno pesquise bastante sobre a faculdade, de modo a checar sua credibilidade, reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos e fornecer diplomas e, é claro, a qualidade das formações. Outros pontos relevantes para analisar são:

  • especialização do corpo docente;
  • oferecimento de cursos em modalidades distintas (presencial, EAD, semipresencial etc);
  • infraestrutura, tanto física quanto online — uma vez que as formações que incluem carga horária não presencial são feitas em um ambiente de ensino virtual, que deve suprir as necessidades do aluno e ter funcionalidades que colaboram com o aprendizado;
  • sistema de ensino e materiais de apoio;
  • avaliações de alunos e ex alunos.

Quais os impactos da faculdade em sua carreira?

Já comentamos o peso de um diploma de nível superior para o seu sucesso profissional, mas sabia que o fato de frequentar uma faculdade — mesmo que de forma não presencial — também agrega muito à carreira? Vamos entender melhor a seguir.

Amadurecimento pessoal e profissional

Ser aluno de faculdade não é apenas um peso para o currículo. Muito embora, conforme comentamos, se qualificar é essencial para sobrevivência no mercado de trabalho, é na instituição de ensino superior que você aprenderá lições úteis para a vida e para a carreira.

Ao cursar uma graduação, independentemente da modalidade, você lidará com a gestão de tempo para conseguir cumprir com os prazos e com a frequência; aprimorará suas habilidades interpessoais, já que existem muitos projetos em grupo; fará amizades; conhecerá pessoas que poderão influenciar, de certa forma, o seu futuro profissional; entre outros benefícios que só a faculdade proporciona. Tudo isso contribui com o amadurecimento do ser humano.

Networking

Você já ouviu falar sobre networking? Do inglês, o termo “network” significa rede de contatos. Fazer networking é construir conexões com outras pessoas, de modo a ajudar e ser ajudado por elas. Não é à toa que essa é uma prática muito executada no meio corporativo. Cursar uma faculdade é a chance perfeita de estar em contato com indivíduos da mesma área de atuação e que têm os mesmos interesses, sem falar no corpo docente.

Em outras palavras, o networking na faculdade pode impulsionar — e muito — a sua trajetória como profissional. Afinal, o que impede aquele colega, que conhece suas habilidades, de indicá-lo para uma oportunidade de estágio alinhada ao seu perfil? Ou mesmo aquele professor que, observando o seu desempenho, não o recomenda para uma vaga de emprego que é a sua cara? Já deu para perceber os benefícios de fazer contatos, não é?

Sendo assim, aproveite as chances e não as deixe passar. Mantenha um bom relacionamento com os colegas de turma e com os professores, procure participar dos eventos promovidos pela instituição ou recomendados por ela, utilize de ferramentas digitais — como o LinkedIn — para adicionar esses contatos e montar o seu currículo e assim por diante.

Conhecimentos atualizados

As inovações não param de chegar no cotidiano e no mercado, e estar a par delas é a melhor forma de conquistar boas oportunidades. Essa é uma das vantagens de fazer uma faculdade para potencializar a carreira. Além do conhecimento necessário para exercer a profissão de interesse, a instituição de qualidade mantém o aluno atualizado quanto às principais novidades da sua área de atuação.

Por isso mesmo a importância de escolher uma boa faculdade. Assim, você tem a chance de se atualizar, colocando em prática esses conhecimentos e habilidades adquiridos, o que é algo muito bem-visto e observado pelos empregadores nos processos de recrutamento e seleção.

Como a FAMA pode ajudar no seu futuro profissional?

Vamos falar mais sobre a FAMA? Até então, vimos que é uma faculdade de excelência em Macapá. Só que, muito mais do que isso, a instituição conta com diferenciais superimportantes e que devem ser considerados por você ao estudar no Amapá.

Para começar, a FAMA preenche todos os requisitos que listamos no tópico “Que motivos levar em consideração para escolher uma faculdade no Macapá?”. Com boa avaliação no MEC, a instituição está devidamente habilitada para ofertar cursos em diferentes modalidades.

Presencial

Modalidade de ensino mais tradicional, ideal para aqueles que têm uma rotina mais flexível e disponibilidade de tempo para frequentar as aulas na faculdade durante a semana. Entre seus benefícios, estão o convívio mais próximo com os colegas de turma e professores e o acesso mais fácil à infraestrutura física (salas multimídia, laboratórios etc).

Nessa modalidade, a FAMA permite que o aluno cumpra parte da graduação por meio de Disciplinas Interativas (DIs), feitas no âmbito virtual. É válido destacar que elas são muito importantes no preparo do estudante para a realidade do mercado, já que grande parte dos empregadores exige domínio de tecnologias em treinamentos e apresentações online.

Semipresencial

A graduação semipresencial é mais indicada para aqueles que necessitam da flexibilidade para dar conta dos estudos e concluir a formação. Nessa metodologia, o aluno comparece à faculdade uma vez por semana e assiste aulas transmitidas ao vivo por um professor, ou seja, aprende via teleconferência.

Essa sala de aula inovadora também permite a interação instantânea com o professor, que estará disponível na transmissão para tirar dúvidas e conversar com os estudantes. Sem falar que, na FAMA, toda classe semipresencial conta com o suporte de tutores especializados para desenvolver e conduzir as atividades com a turma.

Por fim, o restante da grade é cumprida por meio das DIs na plataforma digital, onde estão centralizados todos os conteúdos necessários para a realização do curso: apostilas, aulas gravadas, fóruns de discussão, exercícios, projetos, materiais didáticos complementares etc.

EAD

O EAD chegou para facilitar o acesso do jovem e adulto modernos ao ensino superior, garantido flexibilidade e autonomia para conduzir os estudos de acordo com o tempo disponível. Na FAMA, a metodologia a distância é desenvolvida especialmente para propiciar um ensino dinâmico e autônomo, com aulas e atividades interativas aplicadas 100% no ambiente virtual.

A presença na unidade de ensino é necessária apenas uma vez por mês, para a realização de avaliações e provas.

Com tantas opções de cursar uma graduação, basta escolher por aquela que mais se encaixa em sua rotina. No entanto, se você pensa que essa multiplicidade de escolhas é a única vantagem que a faculdade FAMA tem para oferecer aos alunos, está enganado. Entre os outros diferenciais, podemos listar:

  • apoio personalizado para cada aluno;
  • sistema de ensino dinâmico e interativo, com foco nos requisitos do mercado;
  • canal Conecta, portal de vagas exclusivo para os alunos, colocando-os em contato com empresas de grande renome no Amapá e em outros estados.

Por fim, as avaliações sobre a FAMA são também ótimas para verificar como a faculdade pode contribuir com o seu sucesso profissional.

Agora você já tem todas as informações necessárias sobre estudar em Macapá e entende a importância de optar por uma instituição de ensino como a FAMA. Para ingressar, o aluno conta com diversas opções além do vestibular tradicional — como nota do Enem, transferência e parcelamento estudantil. Além disso, pode optar por cursos em diferentes modalidades, escolhendo aquela que mais se alinha aos seus objetivos e tempo disponível. Tudo isso sem falar no Canal Conecta, que garante a empregabilidade do profissional.

Caso tenha restado quaisquer dúvidas, entre em contato agora mesmo com o nosso time. Aqui na FAMA, temos a solução perfeita para ajudá-lo a conquistar o tão sonhado diploma de nível superior. Converse conosco e faça a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.