Faculdade federal ou particular no Amapá? O que é melhor para mim?
Se você deseja ter uma carreira bem-sucedida e estabilidade financeira, certamente um diploma de ensino superior pode ajudar a conquistar os seus objetivos. Porém, é preciso ter atenção à escolha da instituição de ensino ideal para você. Se você mora no Amapá, a dúvida sobre ingressar numa universidade pública ou optar por uma faculdade particular já deve ter passado pela sua cabeça.
Pensando nisso, a FAMA preparou este conteúdo com os principais pontos, para te ajudar a refletir sobre os dois tipos de instituição: as públicas e as faculdades particulares de Macapá. Confira!
Acesso e concorrência
As faculdades públicas costumam ser mais concorridas por isso, o acesso é mais difícil. Portanto, a dedicação necessária para conseguir uma vaga na Faculdade Federal do Amapá é maior.
Nesse caso, conquistar uma vaga na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) pode ser vantajoso por demonstrar que você passou por um rigoroso processo seletivo, como o Sisu em Amapá. Por outro lado, é necessário dedicar mais tempo aos estudos pré-vestibular.
Dessa forma, a concorrência e a dificuldade de acesso podem ser uma desvantagem para quem tem uma rotina atarefada e precisa conciliar trabalho e estudos. Faculdades particulares, geralmente, possuem mais formas de ingresso além da utilização da nota do Enem, como o vestibular online e vestibular agendado.
Infraestrutura e investimentos
Sabemos que os investimentos em instituições públicas de ensino podem ser um ponto delicado. Porém, um grande ponto de destaque dessas instituições é o incentivo às pesquisas e participações acadêmicas.
As faculdades particulares no Amapá, além de também trabalharem o desenvolvimento científico, costumam dedicar um investimento maior à infraestrutura dos seus centros de estudo, e a manutenção do espaço também é muito cuidadosa.
Pesquisa
Como já comentamos, as instituições públicas valorizam demais o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. No portal de periódicos da UNIFAP é possível acompanhar vários trabalhos relevantes desenvolvidos pela instituição, como a Estação Científica e a Biota Amazônia, que são revistas científicas publicadas e de livre acesso.
Do outro lado, nas faculdades particulares o ambiente também possibilita oportunidades de pesquisa. O campus da FAMA, por exemplo, conta com 44 laboratórios para aulas práticas, disponíveis a alunos de cursos de diversas áreas do conhecimento, proporcionando importante infraestrutura física para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
Clínicas-escola
Faculdades particulares, como a FAMA, possuem iniciativas de Responsabilidade Social que dão oportunidades para o trabalho dos alunos em clínicas-escola da instituição. Podemos citar o Serviço Escola de Psicologia (SEP), criado em 2014, recebe pacientes e promove atendimentos gratuitos à população em geral. A sede é na própria faculdade e é conduzida por docentes e alunos, que têm oportunidade de dar seus primeiros passos profissionais na área. Além do SEP, podemos citar as clínicas-escola de Fisioterapia, Odontologia e um laboratório-escola de Análises Clínicas.
Sendo assim, além de oferecer ao acadêmico uma formação profissional de qualidade, as faculdades particulares contam com uma estrutura física que pensa no bem-estar dos alunos e oportuniza o desenvolvimento de suas habilidades na prática.
Corpo docente
Uma vantagem das instituições públicas é a alta formação acadêmica dos professores, sendo o corpo docente formado por mestres e doutores aprovados por meio de concursos públicos.
Mas muitas faculdades particulares também têm um cuidado especial na seleção de seus professores. Uma vantagem é a contratação de docentes com vasta experiência de mercado — enquanto as instituições públicas, em geral, preferem profissionais voltados para a carreira acadêmica.
Assim, em ambas instituições é possível adquirir um ensino de qualidade que te prepara para ingressar e atuar no mercado de trabalho.
Flexibilidade de horários e modalidades de ensino
Um ponto importante para ser considerado é a flexibilidade de horários. Afinal, em uma faculdade particular, é possível optar por cursos no período da manhã ou da noite, além de escolher entre diferentes modalidades de ensino, como o EAD.
Grade curricular
É importante avaliar as disciplinas oferecidas no curso de seu interesse e comparar com as necessidades do mercado de trabalho atual. Assim como na contratação do corpo docente, a grade curricular das instituições privadas estão em constante atualização para atender às necessidades do mercado e seguir as tendências do cenário econômico.
Recentemente, a FAMA lançou as Trilhas de Carreira e as Habilidades Digitais, que são disciplinas disponíveis e que podem ser acessadas gratuitamente por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Mensalidades
Por fim, a maior vantagem de estudar na UNIFAP é a isenção da mensalidade. Ou seja, os alunos que passam pelo processo seletivo e ganham o direito de estudar na instituição não precisam pagar pelo curso. Sendo assim, a questão econômica certamente atrai muitos estudantes.
Porém, é importante ressaltar que as faculdades particulares também são acessíveis financeiramente por meio de bolsas de estudo e programas de desconto. De forma que é possível estudar e aproveitar todas as vantagens que a instituição oferece para sua formação profissional. A FAMA, por exemplo, possui bolsas de até 100% com iniciativas como o Prouni e Bolsa Enem.
Muitos fatores podem influenciar na escolha da faculdade. Seja qual for sua decisão, lembre-se de avaliar os pontos levantados aqui e fazer a escolha mais adequada para a sua vida e os seus objetivos profissionais.
Ainda não se decidiu? Então conheça mais sobre a FAMA e saiba como é estudar em nosso campus!