6 vantagens de cursar a faculdade de Teologia em Macapá

estudante de faculdade de teologia em macapá

Você sabe quais são as vantagens de optar pelo curso de Teologia na cidade de Macapá? O mercado para o setor engloba não apenas as igrejas, mas também oferece campo de atuação em hospitais, em ONGs, na docência e na elaboração de políticas públicas.

A graduação aborda uma série de questões históricas, éticas e filosóficas, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de identificação e de interpretação de problemas relacionados, sobretudo, às práticas religiosas contemporâneas. Ou seja, o indivíduo sai preparado para atender às demandas sociais da profissão, em diferentes contextos e realidades socioeconômicas e culturais.

Continue acompanhando e conheça 6 vantagens de cursar a faculdade de Teologia em Macapá. Confira a seguir!

1. Melhor entendimento da sociedade

Os teólogos, por se encontrarem em um campo da educação bastante amplo e dinâmico, acabam por ter acesso a diferentes pesquisas que abordam as tradições, as origens e a evolução de cada segmento religioso. O indivíduo, com isso, interpreta uma série de textos sagrados e fenômenos a fim de oferecer contribuições e influenciar grupos sociais.

Ou seja, é possível desenvolver um melhor entendimento da sociedade como um todo, entendendo seus variados ritos e dogmas. Isso é útil para determinadas empresas que desejam oferecer assistência e apoio de teólogos para suas equipes de trabalho, a fim de serem mais eficientes e produtivas.

2. Alto nível de conhecimento histórico

A faculdade de Teologia aqui da FAMA exige um estudo sistemático sobre assuntos, muitas vezes, complexos para grande parte das pessoas. A graduação capacita os alunos a desenvolver um alto nível de conhecimento histórico, contando com disciplinas que abordam as diferentes religiões, seus contextos, textos sagrados, tradições, entre outros fenômenos religiosos que influenciam diversas áreas do saber, como as Ciências Humanas e a Antropologia.

É importante ter em mente que, quanto mais estudo e conhecimento, mais chances o indivíduo tem de destacar-se e adquirir reconhecimento na carreira. Para ter uma ideia, existem vagas específicas em concursos públicos para profissionais de Teologia atuarem como capelães, como é o caso da Polícia Militar e da Marinha.

3. Desenvolvimento da consciência sobre seu lugar no mundo

Os teólogos estudam matérias baseadas, sobretudo, nas Ciências Humanas, como a Sociologia e a Psicologia e, por isso, desenvolvem maior consciência sobre sua responsabilidade no mundo. Por se tratar de uma área que exige aptidão e vocação, o indivíduo tem o perfil ideal para exercer trabalhos sociais e voluntários em ONGs ou instituições filantrópicas, por exemplo.

Inclusive, geralmente, o teólogo é a pessoa responsável por planejar e por executar ações em comunidades carentes e em situação de risco. Assim, muitas vezes, ele é visto também como um representante da comunidade, tornando-se um líder para a população.

4. Campo vasto para publicações editoriais

Se você deseja morar no Amapá para estudar Teologia, saiba que um campo possível de atuação é o de publicações editoriais com temática religiosa. Assim, é possível escrever livros e artigos para revistas, além de também ter a chance de exercer serviços como revisor de textos religiosos.

Por exemplo, o indivíduo pode dar contribuições importantes para o mercado editorial contando a história da região Norte sob a ótica da Teologia. Do mesmo modo, é possível desenvolver e realizar pesquisas como professor dentro de instituições de ensino superior.

5. Permite ajudar o próximo com aconselhamento espiritual

Atualmente, hospitais, asilos, orfanatos, dentre outros espaços de acomodação de pessoas em situação de vulnerabilidade aceitam teólogos para realizar aconselhamento espiritual e oferecer, com isso, maior conforto para os indivíduos e suas famílias.

Geralmente, o trabalho é feito por meio de conversas individuais, nas quais o teólogo deve escutar e entender a história e as angústias de cada um e, com isso, oferecer orientação adequada para cada caso.

Sendo assim, os profissionais da área devem desenvolver determinadas competências, como respeito, humanismo, ética e, também, um olhar crítico diante da realidade e dos diferentes contextos sociais.

6. Quantidade de fiéis crescendo na região

Atualmente, existem mais de 180 mil fiéis protestantes no Amapá, segundo o IBGE. Isso demonstra, portanto, que houve um crescimento significativo nos últimos 10 anos em relação à quantidade de pessoas devotas no estado. Considerando-se o segmento evangélico, por exemplo, igrejas adventistas, luteranas, batistas, entre outras estão espalhadas por diversas cidades do estado, incluindo Macapá.

Sendo assim, percebe-se um aumento do interesse da sociedade com relação às diferentes práticas religiosas. Os teólogos, nesse sentido, podem atuar dando consultorias que sirvam para as diferentes organizações eclesiásticas, formatos de culto e conselhos doutrinários.

Aqui na FAMA, oferecemos o Bacharelado em Teologia que permite aos estudantes se dedicar à pesquisa e prestar consultoria sobre o tema em locais que vão muito além de igrejas e de templos religiosos. Acreditamos que ser um bom teólogo não significa se tornar um pregador, e sim trabalhar com o objetivo de difundir as práticas religiosas em diferentes locais, sempre de maneira respeitosa e consciente.

Portanto, fazer faculdade de Teologia em Macapá em 2020 pode ser a opção ideal para quem sente ter aptidão e quer se aprimorar nessa interessante carreira. Com isso, será possível atuar como líder em igrejas e comunidades, em missões humanitárias e, também, em empresas, em escolas, em bases militares e policiais.

Outra área que oferece boas oportunidades é a que diz respeito ao desenvolvimento e à implementação de políticas públicas, na qual o teólogo presta aconselhamento e fornece seus conhecimentos.

Se você ainda está em dúvida se a opção pela faculdade de Teologia em Macapá realmente vale a pena, saiba que, para atuar na área, não é necessário ter uma religião. No entanto, é essencial ter vocação e interesse para lidar com o tema. Contando com o diploma acadêmico, você poderá trabalhar para difundir as práticas religiosas em variados contextos e ambientes, aumentando as chances de sentir-se realizado na profissão.

Gostou do conteúdo e ficou interessado nessa possibilidade de graduação? Se você deseja saber mais sobre o curso de Teologia da FAMA, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.