Como é a faculdade de Serviço Social?

aluno da faculdade de serviço social

O curso de Serviço Social prepara os alunos para que conheçam mais sobre a realidade econômica, política, social e cultural do Brasil e do mundo. Sendo assim, é possível desenvolver competências ligadas a questões sociais para fazer a diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Portanto, se você tem o perfil para trabalhar na formulação de políticas públicas e programas sociais, que tenham como foco o bem-estar coletivo, essa pode ser uma excelente opção de graduação.

Ficou curioso? Então, continue acompanhando e descubra como é a faculdade de Serviço Social e, ainda, quais são os principais setores de atuação dos profissionais. Confira a seguir!

Quais são as possibilidades de atuação do Serviço Social?

No curso de Serviço Social, os graduandos devem apresentar um forte caráter questionador e ter visão crítica, estando preparados para debater aspectos importantes da sociedade. Até porque, a formação instrui os alunos para que sejam agentes de mudança, lidando diretamente com os desafios de cunho social.

Assim, o perfil profissional do Assistente Social é ideal para quem gosta de ajudar ao próximo, colocando os interesses coletivos acima de interesses pessoais em diversas ocasiões. Graças à crescente evolução das práticas de direitos humanos e políticas de inclusão, o mercado tem oferecido vagas de emprego em várias áreas. Veja, a seguir, quais são as principais:

  • assistência a crianças e adolescentes em entidades de acolhimento, organizações e varas de família;
  • programas laborais educativos, que tenham como objetivo promover o lazer e o bem-estar no trabalho;
  • elaboração de projetos de responsabilidade social em órgãos governamentais;
  • desenvolvimento de campanhas de prevenção de doenças e combate às drogas;
  • assistência a pacientes e familiares que estejam em internação hospitalar;
  • criação e execução de projetos de ressocialização em penitenciárias;
  • criação e execução de ações voluntárias em ONGs.

Portanto, o recém-formado pode desempenhar diversas atividades que necessitam de visão crítica, oferecendo serviços para os setores de Educação, Saúde, Ensino, Pesquisa, dentre outros. Cada área apresenta particularidades e benefícios específicos, mas para realizar o devido exercício da profissão, é fundamental realizar o cadastro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Qual a importância dessa profissão?

O profissional do setor tem como foco a coletividade e a integração dos indivíduos na sociedade. Assim, o Assistente Social contribui positivamente para o combate das desigualdades, analisando os problemas e propondo soluções que possam melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.

O maior objetivo da profissão é atuar em prol da igualdade e do bem-estar social, proporcionando a defesa e a garantia dos direitos básicos humanitários. Para se destacar na carreira e conquistar a média salarial de R$ 2.813,00, é fundamental:

  • estar sempre atualizado em relação à legislação das políticas sociais;
  • ser resiliente para agir da melhor forma em situações de conflito;
  • ser empático para entender as necessidades das outras pessoas e, assim, ter a chance de ajudá-las em suas demandas.

Onde o profissional de Serviço Social pode atuar?

A esfera de trabalho para o Assistente Social é ampla, sendo que o recém-formado, após se registrar no CRESS, pode buscar oportunidades de emprego tanto na iniciativa privada quanto em órgãos públicos, como os municipais, estaduais e federais.

Portanto, é possível prestar assistência em diversos setores, como escolas, hospitais, no poder judiciário, em centros de acolhimento de crianças e adolescentes e no atendimento socioeducativo. Outro campo de atuação possível é o suporte em programas e atividades de reabilitação, realizando a implantação de direitos relativos à previdência social.

No setor privado, por exemplo, os assistentes sociais também são solicitados em empresas da área de Saúde, Engenharia, Mineração ou em instituições que demandam pessoas do setor para realizar pesquisas e levantamentos de impacto social.

As perspectivas, como se vê, são excelentes, especialmente para quem deseja fazer concurso público e alcançar mais estabilidade profissional. Inclusive, em decorrência da desigualdade de renda e de acesso aos direitos no Brasil, nos últimos anos tem ocorrido um aumento na quantidade de políticas de inclusão e a consequente expansão da demanda por capacitação no setor.

Nota-se, portanto, que a empregabilidade é alta para quem cursa Serviço Social. Nesse sentido, a escolha de uma boa faculdade é imprescindível para alcançar sucesso na profissão, aumentando as chances de ocupar boas vagas e conquistar salários vantajosos.

Quais são as principais disciplinas aprendidas no curso?

Basicamente, a grade curricular da graduação em Serviço Social aborda conteúdos básicos que tem como tema as relações sociais, políticas e econômicas e, também, matérias voltadas para o aspecto mais técnico da carreira. As principais disciplinas aprendidas no decorrer do curso são:

  • Economia e Política Social;
  • Direito e Legislação Social;
  • Antropologia;
  • Pesquisa Social;
  • Psicologia Geral e Social;
  • Política Social e Previdência Social;
  • Teoria Política;
  • Sociologia;
  • Família, Gênero, Etnia e Serviço Social;
  • Estatística;
  • Ética Profissional;
  • Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social;
  • Infância, Juventude, Terceira Idade e Serviço Social;
  • Estado, Classes e Movimentos Sociais.

Ao final da faculdade, o aluno deve realizar um estágio obrigatório, geralmente em comunidades, instituições, dentre outros espaços sociais voltados ao curso. Além disso, também é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

Para se destacar no setor e aproveitar as oportunidades de emprego, é imprescindível optar por uma faculdade de qualidade e excelência, que consiga atender a todos os requisitos e necessidades de uma boa formação.

Aqui na FAMA, temos o compromisso com o crescimento humano, social e intelectual da nossa comunidade acadêmica, oferecendo apoio personalizado aos alunos em cada fase da graduação. Além disso, nosso sistema de ensino visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho de uma forma dinâmica e interativa, praticando uma metodologia inovadora, que possibilita o aprendizado por meio de casos reais da profissão.

Fazer faculdade de Serviço Social é, sem dúvidas, uma escolha inteligente, ainda mais se você tem aptidão e perfil para a área. Assim, se você deseja estudar em Macapá e ter acesso às melhores vagas de emprego da região, aproveite ao máximo as possibilidades que uma boa formação acadêmica oferece para o seu futuro profissional!

Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre os diferenciais dos cursos da Faculdade Macapá, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.