Faculdade de Psicologia em Macapá: vale a pena investir?

faculdade de psicologia em macapá

A fase de escolha profissional costuma envolver bastante ansiedade. Afinal, não é fácil decidir hoje a carreira que você deseja seguir no futuro. Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda, certo? Para quem gosta de trabalhar com pessoas e analisar o comportamento humano, o curso de Psicologia pode ser uma ótima opção.

Se esse é o seu caso, que tal saber mais sobre a graduação e a profissão de psicólogo? Reunimos as principais informações neste post, que vai auxiliá-lo no seu processo de decisão. Veja como funciona o curso, como é o mercado de trabalho na área e saiba se a faculdade de Psicologia em Macapá é para você!

Uma das dúvidas mais comuns quando se fala na carreira em Psicologia é, afinal, o que um psicólogo faz? Esse questionamento tem razão de existir, já que os profissionais desse campo podem trabalhar em áreas bastante variadas. Com isso, é comum encontrar pessoas que não conhecem toda a dimensão do curso.

Basicamente, o psicólogo é alguém capacitado para entender a mente e o comportamento humano. Assim, ele pode oferecer intervenções fundamentais no desenvolvimento das pessoas e na saúde mental delas. Em resumo, os profissionais atuam na promoção de qualidade de vida e também no diagnóstico e tratamento de dificuldades emocionais e transtornos.

Ao se qualificar para intervir no crescimento e na saúde do ser humano, o psicólogo consegue atuar nos mais diferentes locais de trabalho. Na prática, os conhecimentos dele podem ser úteis em qualquer local onde exista a convivência de pessoas.

Alguns campos de atuação tradicionais da carreira em Psicologia são a clínica particular, os hospitais e demais instituições de Saúde, as empresas e as escolas. Além disso, o mercado de trabalho está ampliando e existem vários novos contextos de trabalho surgindo.

Por exemplo, psicólogos podem ser muito importantes, compondo equipes de marketing ao compartilhar conhecimentos sobre o comportamento do consumidor. Eles também têm ganhado cada vez mais espaço nas equipes que preparam atletas e times para competições. Afinal, o fator emocional faz toda a diferença.

Quais as possibilidades de atuação em Macapá?

Viu como as possibilidades são amplas para quem se forma em Psicologia? Fazer faculdade de Psicologia em Macapá vai deixar você pronto para aproveitar todas as vantagens de um mercado de trabalho em crescimento em todo o país e, especialmente, na região Norte.

Os psicólogos têm a opção de oferecer seus serviços como autônomos, recebendo pacientes na clínica ou prestando consultorias. E também podem ocupar diversas vagas em empresas e instituições privadas — além de prestar concurso para órgãos do Governo e atuar em organizações não governamentais.

Quem estuda na FAMA está preparado para obter sucesso em qualquer área que deseja, pois conta com infraestrutura de ponta e professores qualificados. Então, conheça as principais áreas de atuação para profissionais de Psicologia em Macapá!

Clínica particular e instituições de Saúde

A participação dos psicólogos em profissões relacionadas à Saúde é uma das mais comuns na carreira em Psicologia. Na clínica, o profissional recebe pacientes para atendimentos individuais, em casal ou em grupo. Ele realiza o processo de psicoterapia para diagnosticar e tratar questões emocionais ou comportamentais.

Além da clínica particular, ele também pode atuar em instituições de Saúde, como hospitais. Nesse caso, o trabalho envolve acompanhar os pacientes e familiares, promovendo mais saúde e qualidade de vida durante os processos de internamento, além de oferecer acolhimento para pessoas que perdem seus entes queridos.

Psicologia Organizacional

Nas empresas, a função do psicólogo é promover saúde entre os funcionários. Ele pode atuar nos processos seletivos para ajudar no encontro dos candidatos ideais para as vagas oferecidas pela organização. Além disso, é realizado um acompanhamento à rotina, promovendo momentos de cuidado.

Os colaboradores podem procurar o psicólogo para compartilhar alguma dificuldade interpessoal ou individual. Eles também participam de campanhas para prevenção de saúde mental, que podem ter temas variados — por exemplo, hábitos saudáveis, orientação de carreira, comunicação no trabalho etc.

Psicologia escolar

Trabalhar em escolas, faculdades e outras instituições de educação são mais algumas possibilidades atrativas para quem faz faculdade de Psicologia em Macapá. Nesses contextos, o trabalho do psicólogo também é muito variado. Ele acompanha alunos, famílias, professores e demais profissionais do local.

Seu objetivo continua sendo o de promover saúde emocional e ajudar as pessoas a lidarem com desafios e dificuldades. Para isso, podem ser realizadas diversas atividades, como orientação profissional, encontros de psicoeducação com a família, formação de professores etc.

Do que é composto o curso de Psicologia?

Talvez você esteja curioso para entender como a faculdade de Psicologia consegue preparar o aluno para tantas oportunidades depois de formado. Isso acontece porque o curso é muito completo e envolve matérias de áreas variadas, como Sociologia, Filosofia, Neurociência etc.

Na FAMA, o curso de Psicologia é da modalidade Bacharelado e fica na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ele dura em média 5 anos e é uma graduação presencial, já que o MEC não autoriza EAD para essa área ainda.

Nosso curso é dividido em dois ciclos: o básico, que inclui as disciplinas teóricas — que dão base à profissão de psicólogo — e o profissionalizante — que tem o objetivo de aplicar a teoria na prática, promovendo a aprendizagem dos alunos em situações e contextos diversos.

Alguns exemplos do que você aprende na faculdade de Psicologia em Macapá são:

  • Bases teóricas da Psicologia;
  • Introdução à filosofia e sociologia;
  • Psicopatologia;
  • Psicologia do desenvolvimento;
  • Processos grupais;
  • Avaliação psicológica.

Por que essa profissão vem crescendo no Norte?

A carreira em Psicologia é uma das que mais cresce não só em Macapá e na região Norte, mas em todo o país. Por que isso acontece? Um dos motivos é este: o Brasil é o país mais ansioso do mundo. A incidência de outros transtornos, como depressão e síndrome do pânico também é significativa por aqui.

Aliás, em todo o mundo, a atenção com a saúde mental vem se tornando cada vez mais necessária. Considerando isso, é natural que a procura por profissionais da Psicologia só aumente. Não é à toa que o mercado de trabalho tem se ampliado tanto, com psicólogos se inserindo em áreas diferentes — como a do esporte.

A tendência é que haja cada vez mais valorização da Psicologia, não só em processos de tratamento, mas principalmente nos preventivos. Na prática, essa realidade significa mais emprego e maiores possibilidades de renda para os profissionais.

Sem dúvida, a Psicologia é uma área na qual vale a pena entrar! Uma média salarial de R$ 2.761,60 para o Psicólogo Clínico não é nada mal, concorda? Mas é claro que nunca é demais lembrar: há muitas outras áreas que podem ser exploradas e o curso é muito abrangente!

E você? Acha que a faculdade de Psicologia em Macapá é a sua opção ideal? Então, não deixe de investir em uma formação de qualidade para garantir que estará pronto para aproveitar o melhor da sua carreira!

Nós, da FAMA, estamos disponíveis para fechar uma parceria pelo seu crescimento. Entre em contato conosco e seja nosso aluno!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.