Faculdade de Marketing em Macapá: vale a pena?

estudantes de faculdade de marketing em macapá

Em um mercado em que a tecnologia aumentou a corrida por uma posição de destaque junto aos consumidores, o profissional de Marketing é essencial. Isso porque ele é quem desenvolve estratégias não apenas para chegar até potenciais clientes, mas também para que eles encontrem a marca por conta própria.

Seja no Marketing tradicional, seja no Digital, a verdade é que essa é uma das profissões em alta na região Norte. Se você tem interesse pela área, é da região do Amapá ou apenas pretende morar em Macapá, pode considerar fazer uma graduação por lá e dar início a uma carreira de sucesso.

Ainda está considerando se vale a pena fazer uma faculdade de Marketing em Macapá? Então, acompanhe este post recheado de informações sobre essa profissão!

Por que fazer faculdade de Marketing em Macapá?

O curso de Marketing pode durar de 2 a 4 anos, a depender da modalidade de graduação escolhida pelo estudante. Na FAMA, você pode se formar em menos tempo, pois ele é oferecido na versão Tecnólogo.

Em outras palavras, a intenção é desenvolver profissionais focados no mercado, com conhecimento das técnicas inovadoras da área e que sejam estratégicos para as empresas.

Gostou desse panorama? Ainda tem mais! Confira, a seguir, alguns motivos para escolher fazer faculdade de Marketing em Macapá!

Vasto campo de atuação

Com um diploma de Marketing nas mãos, você pode trabalhar em diversos setores. São algumas das opções:

  • ser analista de Marketing em empresas de diferentes portes e segmentos, pensando em estratégias para aumentar as vendas e o posicionamento da marca, além de acompanhar os resultados;
  • prestar consultorias para organizações que não tenham uma equipe formada e/ou recursos para contratar funcionários para esse propósito;
  • trabalhar com a comunicação corporativa, fazendo planejamento de Marketing;
  • desenvolver pesquisas na área, para mapear as tendências e desafios que se seguirão.

Entendimento de questões contemporâneas

Estudar sozinho é bom. Mas já reparou que nem sempre conseguimos fazer reflexões acuradas sobre as tendências da nossa área de interesse? Isso acontece, geralmente, por falta de vivência de mercado. É por isso que fazer uma faculdade de Marketing faz toda a diferença — não só no seu currículo.

Você terá contato com professores que já foram profissionais de Marketing em Macapá e que possam compartilhar essa experiência com os estudantes. Eles podem contar quais são os desafios de trabalhar na área e, quem sabe, até alguns atalhos para criar boas campanhas e impactar clientes.

Muitas oportunidades de estágio e emprego

Vimos que o Marketing está entre as profissões de destaque em Macapá, pela alta demanda do mercado. Sabe o que isso significa, não é mesmo? As vagas de estágio serão muitas e uma delas pode ser sua. O melhor é que nem precisa terminar a faculdade para ter acesso a essas oportunidades!

Se achou o cenário positivo, espere até saber que, quando se trata de emprego, a região de Macapá oferece inúmeras possibilidades! Para se ter uma ideia, a falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas é tanta que, na área de Marketing e Vendas, representa 82%.

E se quer ir além da faculdade para aprender e se tornar um profissional de destaque, prepare-se: o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá realizam alguns eventos para esse setor. No carnaval de 2020, por exemplo, empreendedores puderam participar de palestras com o tema “Boas Práticas e Marketing do Empreendedor”.

Carreira dinâmica e com pouca rotina

Se o seu pior pesadelo sempre foi ter uma rotina maçante, pode ter a tranquilidade de que o Marketing não é assim. O profissional está o tempo todo desenvolvendo tarefas diferentes, embora o propósito seja o mesmo: buscar a satisfação dos consumidores.

Dificilmente, a rotina se resume a chegar ao escritório, ter reuniões em horários comuns, almoçar, preparar relatórios e assim por diante. Você terá dias repletos de brainstormings com os colegas, enquanto outros precisarão de um empenho maior para colocar a mão na massa, a fim de que as campanhas sejam lançadas.

Bons salários

Quando você tem uma bagagem de aprendizados forte e sabe se posicionar no mercado, o céu é o limite para sua carreira. Se está em busca de boas remunerações, tenha em mente que, no Marketing, há profissionais ganhando até 25 mil reais. Para alcançar essas vagas, basta investir na aquisição de conhecimentos e experiências profissionais — você consegue!

Vagas no setor da indústria e agropecuária

Como vimos, ao se formar em Marketing no Macapá, você tem possibilidades de trabalhar com diversos segmentos. Mesmo assim, muitas pessoas ainda pensam que esses profissionais só conseguem emprego em agências de comunicação e grandes corporações que desenvolvem seu branding.

Mas a realidade não é assim. Já ouviu falar em Marketing Rural? Pois bem, esse setor também enxerga a importância dessas ações para o crescimento de vendas e negócios. Existe até mesmo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) — desde 1979, inclusive — para fortalecer a categoria. Isso significa boas oportunidades, concorda?

Mercado propício para empreender

Mesmo depois que você estiver com seu emprego garantido e pensar que a sua carreira não trará desafios, existe a opção de empreender. Um jovem empreendedor, principalmente quando é formado em Marketing, pode ter muito sucesso com seus negócios, porque conhece a fundo as melhores técnicas.

Como conquistar o diferencial para a carreira em Marketing?

Já se decidiu por fazer uma faculdade de Marketing em Macapá? Então, agora chegou o momento de saber como potencializar ainda mais o período que passará estudando. Seguindo estas dicas, em pouco tempo, você será um profissional de destaque no mercado. Veja só!

Desenvolva o perfil do profissional de Marketing

Para desenvolver campanhas e otimizar as vendas, quem trabalha com Marketing deve ser, acima de tudo, criativo. Ele precisa levantar a imagem da empresa e garantir uma vantagem competitiva a ela. Mas não é só isso: também é preciso ser comunicativo para trabalhar em equipe, atualizado em relação às tendências da área e estratégico para estudar o mercado, sugerindo melhorias para a empresa.

Procure a faculdade ideal

Até o momento, você entendeu que fazer o curso de Marketing já o coloca muitas posições à frente da concorrência, certo? Porém, existe uma escolha que potencializa ainda mais a sua carreira: escolher uma faculdade que ofereça excelência de ensino, de infraestrutura, de qualificação do corpo docente e, de quebra, tenha conteúdos programáticos atualizados.

Aqui na FAMA temos tudo isso e mais: você pode ingressar na graduação sem se preocupar com altas mensalidades. Com o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), consegue parcelar até 70%* do curso sem juros. Isso sem falar que você ainda pode alcançar o emprego ou estágio em Macapá perfeito com ajuda do canal Conecta.

Faça estágios antes de se formar

Mesmo com uma teoria muito bem explicada e as experiências que os professores compartilham, nada como aprender a partir da própria vivência. A boa notícia é que os estudantes podem ter isso ainda na faculdade, como vimos. Com uma carga de trabalho reduzida, eles conseguem conciliar trabalho e estudo, ampliando suas competências.

Com as informações deste post, sente-se mais preparado para fazer uma faculdade de Marketing em Macapá? Então, já sabe: escolha a instituição de ensino certa e não pare de investir em educação para fugir de vez do desemprego na região Norte, combinado?

Mas essa busca não vai ser tão difícil — ainda mais agora que você conhece alguns dos benefícios que a FAMA tem a oferecer. Então, não perca tempo! Entre em contato com nossos consultores!

*Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.