6 passos para escolher a melhor faculdade de Macapá

estudante conferindo faculdade em macapá

Não é só a escolha pelo curso ideal que gera uma porção de dúvidas e ansiedades nos estudantes. Quando o assunto é buscar a melhor faculdade de Macapá, as preocupações também surgem. Afinal, você sabe que a qualidade da formação escolhida fará toda a diferença no momento de correr atrás das oportunidades que sempre desejou.

Sabemos que essa decisão pode ser um tanto complicada e causar apreensão em diversas pessoas. Por esse motivo, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a optar por uma faculdade em Macapá de qualidade e capaz de facilitar a construção da carreira dos seus sonhos.

Por isso, nós da FAMA elaboramos este conteúdo para explicar os seguintes passos:

  • avaliar a estrutura;
  • pesquisar sobre os professores;
  • ver sua relação com o mercado de trabalho;
  • conferir as formas de ingresso;
  • considerar o custo-benefício da mensalidade;
  • verificar a nota do MEC.

Boa leitura! 

1. Avalie a estrutura

O primeiro passo para encontrar a melhor faculdade de Macapá é avaliar a estrutura física da instituição em que pretende estudar, mesmo se a escolha for por um curso de EAD. Para isso, recomendamos uma visita às instalações do local para verificar o estado de conservação dos prédios, a iluminação e ventilação das salas, a biblioteca e seu respectivo acervo, os espaços de estudos e convivência etc.

Se você tem interesse em se matricular em um curso de Saúde, por exemplo, esse primeiro passo é indispensável. Além de verificar os espaços mencionados acima, será importe conferir se a faculdade conta com laboratórios e equipamentos necessários para a realização das aulas práticas.

2. Pesquise sobre os professores

Não dá para escolher a melhor faculdade de Macapá sem considerar o corpo docente da instituição de ensino pretendida, não é mesmo? Saiba que a qualidade do ensino depende demais dessa questão. Por isso, sugerimos que pesquise a fundo sobre o currículo dos professores, suas titulações e atuações no mercado de trabalho e mundo acadêmico.

Para isso, basta verificar o perfil deles na Plataforma Lattes, um ambiente virtual criado especialmente para consulta do registro da vida acadêmica e profissional de pesquisadores, professores e estudantes brasileiros. As redes sociais, como o LinkedIn, também são boas fontes de pesquisa.

3. Veja sua relação com o mercado de trabalho 

Para ser considerada realmente boa, a faculdade escolhida precisa estar atenta às demandas e necessidades do mercado de trabalho. Além disso, deve viabilizar aos seus estudantes a oportunidade de inserção nesse mercado cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo.

Aqui na FAMA, estamos preocupados em proporcionar experiências profissionais memoráveis aos nossos alunos. Por essa razão, eles contam com o Canal Conecta, um portal exclusivo e inovador que facilita a vida de recrutadores e candidatos. Por lá, é possível buscar as melhores oportunidades de emprego sem custos e de maneira intuitiva. Bom, não é verdade?

4. Confira todas as formas de ingresso

Você sabia que existem diferentes formas de ingresso na FAMA para cursos de graduação? Aqui, oferecemos as melhores oportunidades para você estudar o curso dos seus sonhos! Confira:

  • vestibular tradicional: basta acessar o site do Vestibulares, escolher a graduação desejada e fazer a sua inscrição;
  • pela nota do Enem: compareça à secretaria da FAMA e apresente sua pontuação no exame, que pode ter sido realizado nos últimos três anos. Essa forma de ingresso dispensa a necessidade de realização do Vestibular Tradicional;
  • Prouni: é possível conquistar bolsas de estudo parciais ou integrais. Essa forma de ingresso também dispensa a necessidade de realização do Vestibular Tradicional, mas é preciso apresentar a nota do Enem; 
  • FIES: a sua nota no Enem pode ajudar você a conseguir um financiamento e ainda ser dispensado do Vestibular Tradicional;
  • Financiamento Estudantil Privado (PEP): ao utilizar o PEP na FAMA, existe a possibilidade de parcelar até 70%* do valor total do curso sem juros;
  • transferência externa: essa opção é especial para quem está em outra faculdade, mas deseja terminar os estudos na FAMA. 

5. Considere o custo-benefício da mensalidade

Outro ponto que deve ser considerado no momento de escolha da melhor faculdade de Macapá é o valor do curso desejado. É claro que é preciso buscar preços que caibam no seu bolso e levar em conta também os custos de alimentação e deslocamento. Porém, lembre-se de priorizar o seu futuro e escolher uma instituição de ensino de qualidade.

Enquanto pesquisa sobre as formas de ingresso na instituição e avalia cuidadosamente a alternativa que mais faz sentido para você, aproveite para saber também de bolsas e créditos estudantis. Cada modalidade tem sua particularidade!

Quem procura mensalidades mais acessíveis pode apostar no EAD! A educação a distância tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Afinal, traz inúmeras vantagens para alunos, especialmente aqueles que precisam conciliar tarefas do trabalho e compromissos com os estudos.

Confira, a seguir, as principais vantagens do ensino a distância:

  • flexibilidade e comodidade: o estudante acessa conteúdos do curso de onde estiver e na hora que for mais conveniente para ele;
  • autonomia: no EAD, tem total liberdade para criar o cronograma de estudos, podendo aprender no próprio ritmo e sem pressões;
  • diploma reconhecido: tem tanta validade no mercado de trabalho quanto a certificação presencial;
  • custos reduzidos: o ensino online oferece mensalidades acessíveis, e os custos com alimentação e transporte não são um problema.

6. Verifique a nota do MEC

Essa é uma dica bem valiosa! Antes de se matricular em uma instituição de ensino, faça uma pesquisa rápida no site do Ministério da Educação, a fim de consultar não só a nota do curso pretendido, mas a avaliação da faculdade de modo geral.

Enquanto acessa o site do MEC, recomendamos verificar três essenciais indicadores de qualidade:

  • Conceito Enade: avalia o desempenho dos estudantes;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): avalia a qualidade dos cursos oferecidos;
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC): avalia a qualidade de modo geral da instituição de ensino.

Depois de entender como é possível escolher um ensino superior em Macapá de qualidade, chegou o momento de conhecer a faculdade que tem os requisitos necessários para ajudar você a brilhar no mercado profissional: a FAMA.

Há mais de 12 anos, proporcionamos as melhores experiências no ensino superior, oferecendo cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância. Nossa maior preocupação é o desenvolvimento completo de nossos alunos. Por isso, temos um sistema de ensino inovador, atento às tendências da educação e às exigências do atual mercado de trabalho. 

Essas foram as nossas dicas para ajudar na escolha da melhor faculdade particular de Macapá! Agora que você tem mais informações sobre o assunto, pode tomar a decisão mais acertada para o seu futuro profissional e, assim, ter a oportunidade de seguir a carreira que sempre sonhou.

Se está considerando faculdades particulares em Macapá, a FAMA é a melhor opção. Conheça nossa história e venha fazer parte dela!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.