Como é o curso e a carreira de Farmácia em Macapá?

Quando é preciso escolher um curso superior, quem está em busca de uma profissão promissora e gosta da área da Saúde se depara com uma série de opções. Uma delas é a graduação em Farmácia, que oferece um campo de trabalho muito amplo devido às diversas áreas de atuação que existem para os farmacêuticos.

No entanto, a hora de entrar no ensino superior também é marcada por muitas dúvidas, não é mesmo? Pensando nisso, vamos contar tudo que você precisa saber caso esteja considerando entrar na faculdade de Farmácia em Macapá, desde a grade curricular dessa graduação até as oportunidades para quem se forma na área. Confira!

O que é aprendido no curso de Farmácia?

Antes de correr para fazer o vestibular, nada melhor do que saber como é o curso que pretende fazer, concorda? E, se você sempre gostou das aulas de Biologia e Química na escola, certamente vai gostar de saber que essas duas disciplinas são fundamentais para quem pretende se formar na área.

O curso de Farmácia aqui da FAMA tem duração de quatro anos e, ao longo desse período, os estudantes aprendem desde tópicos básicos dos cursos de Saúde até matérias mais avançadas específicas para essa formação. Aliás, muitos desses conteúdos são ensinados fora da sala de aula!

Isso acontece porque o curso mescla aulas teóricas, que servem para que os estudantes conheçam os principais conceitos e processos realizados nessa carreira, e aulas práticas, que normalmente acontecem dentro dos laboratórios do campus e permitem que os futuros farmacêuticos façam experimentos, testes e coloquem o conhecimento em prática.

Quer saber quais são alguns desses aprendizados aos quais você vai ter acesso quando estiver cursando Farmácia? Ótimo, porque nós trouxemos um spoiler da matriz curricular dessa graduação. Veja logo abaixo algumas das matérias que costumam ser ensinadas durante a faculdade de Farmácia:

  • Ciências Fisiológicas;
  • Química aplicada às Ciências Farmacêuticas;
  • Química Analítica;
  • Farmácia Hospitalar;
  • Farmacologia;
  • Química Farmacêutica;
  • Microbiologia;
  • Farmácia Homeopática;
  • Bases da Assistência Farmacêutica;
  • Parasitologia;
  • Patologia;
  • Toxicologia Geral e Clínica;
  • Biologia Celular.

Qual a relevância da faculdade de Farmácia em Macapá?

Um ponto importante na hora de escolher a sua futura profissão é saber se o mercado de trabalho está aquecido na região onde você vive, afinal, é preciso que existam empresas interessadas em profissionais da área na qual você deseja estudar. Quer uma boa notícia? Para quem mora e estuda em Macapá, a carreira em Farmácia é uma excelente alternativa!

Graças ao crescimento do PIB do estado do Amapá, muitos setores têm se desenvolvido, principalmente na capital, onde há melhores possibilidades para cursar o ensino superior e conseguir uma vaga de emprego. Além disso, um dos segmentos do mercado farmacêutico teve um forte crescimento no Brasil ao longo dos últimos anos: o das farmácias de rede.

Nesse cenário, é comum que exista um aumento da empregabilidade dos farmacêuticos, já que toda farmácia precisa de um profissional responsável pelo estabelecimento.

Outro fator que torna a cidade de Macapá um bom lugar para seguir carreira em Farmácia é que, graças aos hospitais e às unidades de saúde públicos, existem concursos para quem tem diploma na área. Ou seja: oportunidade é o que não falta!

Quais as principais áreas de atuação do farmacêutico?

Decidiu que estudar Farmácia é o que você realmente quer? Então, pode ser que esteja se perguntando quais são os principais caminhos que surgem após a formação!

Apesar de não ter que decidir um ramo de atuação logo ao entrar na faculdade, você pode se identificar com algum setor específico, afinal, as opções são diversas. Por isso, separamos algumas áreas que podem ser do seu interesse!

Farmácias

A primeira área de atuação que vem em mente para a maioria dos estudantes que querem se tornar farmacêuticos é exatamente esta: trabalhar em uma farmácia, seja ela de uma rede específica, seja em farmácia veterinária, seja em uma farmácia de manipulação.

Esse setor tende a ser uma das maiores portas de entrada para o mercado de trabalho, pois não exige especializações nem muitos anos de experiência profissional. Inclusive, estagiar nessa área é uma boa forma de adquirir mais conhecimento prático e aprender a lidar com o público!

Desenvolvimento de cosméticos

Pode acreditar: a Cosmetologia e a Farmácia são profissões que caminham de mãos dadas! Por esse motivo, o desenvolvimento de produtos de higiene e de beleza, como protetores solares, dermocosméticos e até o sabonete que você usa todos os dias depende do trabalho de farmacêuticos. Eles são responsáveis pelas pesquisas, pelos testes e pelas análises que precisam ser feitos antes da comercialização.

Hospitais

Se seu sonho sempre foi fazer um curso da área da Saúde para trabalhar em um hospital, seja ele público, seja ele particular, não se preocupe, pois a faculdade de Farmácia permite que você faça isso!

Gestão de medicamentos, coordenação da farmácia hospitalar, administração de medicações específicas: os farmacêuticos sempre fazem parte do quadro de funcionários dos hospitais.

Análises clínicas

Analisar amostras biológicas é uma atividade importante por uma série de motivos: são essas análises que permitem a descoberta de doenças graves, possibilitam o desenvolvimento de tratamentos avançados e servem inclusive para identificar as causas de intoxicações, de alergias e de outros problemas que afetam a saúde da população.

Por isso, quem gosta da ideia de trabalhar em laboratórios e tem facilidade com atividades analíticas provavelmente vai ter sucesso no setor de análises clínicas!

Carreira acadêmica

Se você não se identifica muito com as áreas mais tradicionais da carreira em Farmácia, mas gosta dessa área, fazer uma pós-graduação e seguir carreira acadêmica pode ser o caminho ideal. Além de poder ser um pesquisador, essa opção também permite que você trabalhe como professor universitário, podendo, assim, levar seu conhecimento para outras pessoas e ser bem remunerado.

Quais as habilidades de um bom profissional da área?

Gostar de ajudar pessoas e ter interesse pela área da Saúde são características importantes para se tornar um bom farmacêutico, porém, existem mais algumas habilidades e qualidades que fazem parte do perfil de um profissional dessa área. Um dos principais pré-requisitos é ser responsável e ético, visto que essa é uma carreira que envolve o contato direto com a saúde de outras pessoas.

Além disso, dominar a Química e saber fazer alguns cálculos específicos da profissão são fatores fundamentais para atuar em qualquer um dos ramos do mercado de trabalho em Farmácia. Afinal, muitas vezes, o farmacêutico é quem deve formular medicamentos, calcular dosagens de determinado remédio ou entender sobre as interações existentes entre as substâncias químicas que fazem parte de cada fármaco.

Caso pareça muito difícil atender a todos esses pré-requisitos, não se preocupe: escolher uma boa faculdade de Farmácia em Macapá é o primeiro passo para desenvolver todas as competências necessárias e tornar-se um farmacêutico de sucesso. A instituição de ensino aonde vai estudar é que define os conhecimentos que você terá, como serão suas experiências em aulas práticas e até mesmo as oportunidades de estágio!

Portanto, pesquise as faculdades que oferecem o curso e escolha aquela que tenha a infraestrutura ideal para a sua formação, além de um corpo docente especializado e bom reconhecimento pelo MEC.

Inclusive, vale lembrar que a Faculdade de Macapá (FAMA) une ensino de excelência a um preço acessível! Por isso, entre em contato conosco, agende o seu vestibular e comece hoje mesmo a trilhar sua jornada rumo à carreira em Farmácia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos fama

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.